Zurich West é o bairro mais descolado e alternativo de Zurique. O bairro fica na antiga zona industrial da cidade, ou seja, muito concreto, metal e fábricas desativadas que deram espaço aos grafites, lojas-conceito e restaurantes moderníssimos. Também é a cena dos artistas independentes e muita gente estilosa. Sem dúvida, é o meu bairro favorito de Zurique.
Leia também: O que fazer em Zurique?
Informações sobre o bairro Zurich West
ZüriWest, como é carinhosamente chamado Zurich West pelos moradores locais, era o local onde havia fábricas de motores, aço, e até produtos alimentícios. Porém, quando os custos da Suíça começaram a aumentar e as fábricas se mudaram para a China, o bairro passou por um estado triste de abandono. Por fim, aos poucos a cidade conseguiu trazer vida ao bairro e o resultado é uma explosão de cores, arte e contemporaneidade em Zurique.
Só para exemplificar, uma antiga fábrica de iogurtes é hoje a casa da Escola Superior de Artes. A antiga fábrica de sabão hoje abriga um cinema, lofts e escritórios moderninhos. E assim por diante! Eles praticamente reciclaram um bairro inteiro, em vez de botar tudo abaixo e construir do zero. Essa foi a diferença fundamental do bairro Zürich West desde o princípio. Com base em temas de planejamento de desenvolvimento colaborativo e princípios de design urbano, nasceu o bairro que une o presente com o passado de uma forma inigualável. Com isso em mente, aqui vão alguns pontos chaves para visitar em Zurich West.
Onde fica Zurich West no mapa?
Como o próprio nome diz, fica na parte oeste de Zurique. O bairro também é conhecido como Industriequartier ou Kreis 5. Há vários lugares para conhecer no bairro e eu fiz um mapinha com os meus cantinhos favoritos. Espero que te ajude a entender o que fazer em Zurich West!
O que fazer em Zurich West?
1. Löwenbräu
Esta é a antiga cervejaria que ainda mantém parte da estrutura original junto ao edifício moderno. O lugar virou estudo de caso para arquitetos em todo o mundo. Projetado pelo escritório WW, a nova Löwenbräu hoje abriga galerias de arte, editoras, museus e alguns apartamentos residenciais. É bem legal dar um voltinha por aqui e ver como o novo e o antigo podem ser tão complementares! Sem dúvida, vale a visita.

2. Im Viadukt
Em seguida, caminhe pelo Im Viadukt, um viaduto reformado que hoje é a casa de lojas alternativas, estilistas locais e artistas independentes. Também há bons restaurantes e cafés ali do lado. Pra completar ainda há um parque, o Josefwiese, que está sempre cheio seja no verão ou no inverno!
O Im Viadukt foi construído originalmente entre 1891 e 1894 substituindo uma antiga barragem de terra e depois foi completamente remodelado para receber os novos trens. Em 2005 passou pela última reforma que o deixou com a carinha atual. Possui uma ponte para pedestres, outra para os trens e com as lojas abaixo de cada arco, idéia do escritório de arquitetura EM2N.
3. Freitag Tower
No final do Im Viadukt, a caminhada vai seguir até a torre de containers da marca Freitag, uma loja-conceito que vende bolsas recicladas (adoro!) e ultra-resistentes – tipo qualidade suíça pro resto da vida, sabe né? A loja foi toda criada com antigos containers de navio, e formou uma torre que hoje é ponto turístico. Se estiver aberta, entre na loja e comece a subir as escadas. Sem dó, sobe até o topo! No último container você terá a vista panorâmica completa do bairro Zurich West.
Freitag | Imagem: Roland Tännler Freitag | Imagem: Roland Tännler
4. Frau Gerolds Garten
Ali do lado da torre de containers da Freitag está o lugar onde os zuriquenses se arrebatam nos finais de semana (e dias de semana também) de verão. É um bar ao ar livre que promove festas, encontros, marcas independentes, feira, horta comunitária e o que a criatividade deles permitir. Na temporada quente, o espaço é alegre e cheio de vida. Durante o frio, o espaço tem horários bem mais restritos e ali funciona um restaurante coberto dentro de uma lona de circo. Eles conseguem deixar o espaço aconchegante e super delicinha para apreciar um típico fondue de queijo.
Frau Gerolds Verão | Imagem: Mischa Dieterich Frau Gerolds Verão| Imagem: Mischa Dieterich Frau Gerolds Inverno | Imagem: Mischa Dieterich Frau Gerolds Inverno | Imagem: Mischa Dieterich
5. Maag Hall e Prime Tower
Ali nesta praça há uma antiga fábrica de cimento e peças para navios, que hoje é o Maag Music Hall, onde acontecem sempre shows de artistas locais e internacionais. O espaço lota aos finais de semana das estações mais frias, já que é quando a agenda cultural em espaços fechados começa a ferver. Ao lado você vai notar uma torre gigante de um vidro espelhado verde, a Prime Tower. É a segunda maior torre da Suíça e lá no alto há um restaurante com a vista panorâmica da cidade. Um café no topo da torre pode ser uma ótima pausa para a sua vista ao bairro Zurich West.
Imagem: MAAG ZURICH | Site Oficial Prime Tower | Imagem: Philipp Heer | Zürich Tourismus
6. Schiffbau
Uma antiga fábrica de navios, de 1891, onde hoje há apartamentos privados. Além disso, também há um excelente restaurante, um teatro e o Moods Jazzclub. Sem dúvida um espaço para apreciar a vida noturna ou comemorar alguma ocasião especial no incrível restaurante La Salle.
Schiffbau | Imagem: Elisabeth Real | Zürich Tourismus Schiffbau | Imagem: Alex Buschor | Zürich Tourismus
7. Steinfels
Steinfels é uma cervejaria de Zurique localizada em plena ZüriWest. Ela está localizada numa antiga fábrica de sabão que foi construída em 1830, onde há várias outras atrações ao redor. Há cinema multiplex, muitos restaurantes, bares e pubs no local. Vale a pena explorar com calma!
8. Turbinenplatz
É a segunda maior praça da cidade, e como o nome indica, era o lugar onde se produziam turbinas. Esta praça se ilumina pela noite em tons de laranja, azul e violeta, uma doce lembrança às antigas estruturas industriais da praça. Ali em frente está o technopark, incubadora de startups de tecnologia e o puls 5, um pequeno centro comercial onde acontecem vários eventos anualmente. Há poucas lojas no local que ainda está por descobrir o seu grande potencial comercial em Zurich west.

9. Toni Areal
Antigo centro de distribuição de varejistas locais que se tornou um centro de educação e cultura. É no Toni Areal que está localizada a Universidade de Artes, dois departamentos da escola de Ciências Aplicadas da Universidade de Zurich, salas de concertos, balé, cinema e o Museu do Design.
Leia também:
Cafés em Zurique | Cinco lugares para conhecer
Como visitar a fábrica da Lindt em Zurique?
Como chegar do aeroporto ao centro de Zurique?
Excelente, fiquei hospedada em um hotel no bairro e é incrível! ✨