Entre as experiências mais incríveis que você pode se programar para fazer na Suíça, um vôo de Parapente estará sem dúvida no topo da lista. Principalmente para viagens que acontecem durante o verão, que é a época perfeita para vôos de parapente pelos Alpes Suíços.

Imagina você, num dia ensolarado no meio dos Alpes, adrenalina subindo e você observa as montanhas do alto de uma encosta. Daí chega a hora de correr alguns passos junto ao seu piloto e de repente, você começa a flutuar sobre as árvores, montanhas e lagos da Suíça. Sensação de que o mundo inteiro é seu!

Pois bem, foi exatamente assim que eu me senti ao voar de parapente na Suíça. Aqui vou passar as dicas mais legais para quem também pensa em ter uma experiência como esta. Claro, é importante lembrar que esta é uma atividade para quem gosta de fortes emoções e adrenalina! Dito isso, vamos às dicas para voar de parapente na Suíça:

Como é voar de Parapente na Suíça?

Bom, quase tudo na Suíça está minimamente regulamentado e há muita fiscalização acontecendo. Com as empresas de parapente na Suíça não podia ser diferente. Praticamente todas as empresas que operam no país possuem certificação e permissão para realizar tais serviços. Mesmo assim, como se trata de uma atividade que envolve certos riscos, é importante checar sempre qual a reputação da empresa e conhecer a experiência dos pilotos neste tipo de vôos.

Normalmente, os vôos de parapente na Suíça acontecem em dias claros de verão, com saídas das encostas das montanhas alpinas. É uma atividade praticada em todo o país e os vôos acontecem tanto de forma recreativa como comercial. Os vôos comerciais são do tipo tandem, que significa vôos duplos. Basicamente você se lança acoplado ao seu piloto, que controla o parapente e a velocidade do vôo até o momento do pouso.

Eu realizei o meu vôo de parapente na cidade de Interlaken, que fica bem no meio dos Alpes centrais e possui um panorama único de algumas das montanhas mais famosas do país, como a Jungfraujoch. Mas dá pra fazer o vôo de Parapente em diversas outras cidades suíças também.

Leia aqui o nosso Guia de Interlaken.

Dicas para os vôos de parapente na Suíça

Voar de parapente é uma experiência relativamente tranquila, porque não há queda livre em nenhum momento do vôo. Digo relativamente porque no fim das contas você estará sobrevoando os Alpes, a vários metros de altitude, preso na cadeirinha do seu piloto! Eu tentava só curtir a paisagem e não pensar muito nisso durante a minha experiência! 😛

É bom saber que você estará todo o tempo junto do seu piloto. Ele irá orientá-lo sobre todos os procedimentos de segurança para o momento do salto e irá assegurar todo o equipamento. Você usará um capacete, e também será orientado a usar sapatos apropriados. A equipe em solo irá verificar os seus sapatos e caso seja necessário, irão providenciar sapatos para que você use no seu vôo.

Os sapatos ideais para o vôo de parapente na Suíça são tênis com bom solado de borracha ou botas de hiking. É aconselhável vestir algum casaco tipo corta-vento para evitar sentir frio no alto da montanha. Eu estava somente de shorts, porque o dia estava muito quente. Mas em dias mais frescos, calça ou leggings que permitam movimentos são as melhores.

voar de parapente na Suíça
Vôo de Parapente na Suíça | Interlaken | Imagem: Juliana Guimarães

Parapente na Suíça, qual empresa contratar?

Eu fiz o vôo com a empresa Paragliding Interlaken. Eles são os líderes em Parapente na região de Interlaken. Desde o começo da experiência, sempre recebemos muita atenção da equipe de solo. Eles nos orientavam sobre como proceder com nossos pertences, câmeras, objetos, roupas e nossas emoções!

Na hora do vôo, uma van veio nos buscar no ponto de encontro. Este ponto pode ser o seu hotel na região de Interlaken ou uma das estações de trem da cidade (a Interlaken Ost ou Interlaken West). Daí levaram a gente até o local dos saltos, com direito a paisagens estonteantes pelo caminho!

A experiência com a empresa foi tão legal que eu fechei uma promoção exclusiva para leitores do blog com eles. Se você quiser agendar um vôo de parapentes com eles, use o código promocional EAPM2017 para ganhar 6% de desconto no seu vôo.

Aproveite o vôo e a sua viagem e depois me conta como foi!

Leia também:
Como planejar uma viagem para a Suíça?