O Trem Panorâmico Golden Pass Line é a rota de trens panorâmicos que liga Lucerna a Montreux, passando por Interlaken. O primeiro pedaço da rota é chamado de Luzern – Interlaken Express, detalhado neste por aqui. O pedaço seguinte une Interlaken com Zweisimmen e em seguida até Montreux.
O Golden Pass Line faz o trajeto mais bonito dos Alpes Centrais até o Lago Léman, passando por montanhas, vinhedos e castelos medievais. Além disso, o pedaço entre Zweisimmen e Montreux pode ser feito num trem estilo Belle Époque, com acabamento em madeira e poltronas de veludo. O estilo recria o ambiente dos trens de 1930, o que dá um charme extra à viagem no meio dos Alpes. O bacana desta linha é que ela não é tão disputada quando as linhas Bernina Express ou Glacier Express, e por isso mesmo, não é necessário reservar assento.
Mapa do Golden Pass Line
Aqui no mapa está as principais cidades da região e a linha entre Zweisimmen e Montreux. Esta é a rota original do Trem Panorâmico Golden Pass Line, onde roda o trem Belle Époque. No entanto, ao longo dos anos, o pedaço desde Interlaken e Lucerna acabou entrando no percurso porque as paisagens merecem um destaque no meio das linhas de trens da Suíça. Por isso, chamam de Golden Pass Line o trajeto completo desde Lucerna.

Na prática você precisará fazer as baldeações de (1) Lucerna a Interlaken, de (2) Interlaken a Zweisimmen e finalmente, de (3) Zweisimmen a Montreux. Mas há boas notícias a caminho! O projeto Golden Pass Express está na sua etapa final e espera-se que em dezembro de 2022 a MOB (Montreux Oberland Bernois) lance os bilhetes que farão a rota completa de Interlaken a Montreux, sem precisar fazer conexões. Enquanto isso, o jeito é esperar!
Minha Rota no Golden Pass Line
Eu fiz esta rota em agosto, o que valeu muito a pena porque no verão os dias são mais longos e o sol costuma brilhar forte nesta região. Eu saí de Interlaken depois do almoço e cheguei em Zweisimmen às 14h20. De lá, às 15h02 passou o Golden Pass Belle Epoque.
É importante lembrar que nem todos os trens que fazem de Zweisimmen a Montreux possuem estilo retrô. De fato, o trem especial passa somente duas vezes ao dia, portanto, é importante se planejar bem se você tiver interesse neste trem. Porém, como os demais trens passam exatamente pela mesma linha, a diferença está somente no interior do trem.
Atrações do Trem Panorâmico Golden Pass Line
Ao longo do trajeto há vários pontos interessantes para observação, entre as quais, o Glacier 3000. Trata-se de uma montanha espetacular localizada na região de Gstaad. A montanha é uma das atrações de inverno mais disputadas de Gstaad, que por sua vez é um vilarejo onde bilionários como Madonna e Valentino costumam passar o natal!
Por outro lado, o trem também passa em Chateau D’Oex, outro vilarejo de montanha, só que disputado por aventureiros do mundo todo. Chateau D’oex é famosa pelo Festival Internacional de Balões, que acontece todos os anos em Janeiro. Se você estiver na região durante o inverno, vale a pena dar uma passadinha por lá também.

Horários, Preços e Reservas
O Trem Panorâmico Golden Pass Line está 100% incluso no preço do Swiss Travel Pass. E como não é obrigatório fazer a reserva de assento, o valor do passe compensa bastante. Mas se você não possui o passe, aqui vão os valores do Golden Pass Line.
Golden Pass Line 1a Classe | 58 CHF |
Golden Pass Line 2a Classe | 33 CHF |
Portadores do Swiss Travel Pass | Grátis |
Crianças de 6 a 16 anos (com Family Card) | Grátis |
Half Fare Card 1a Classe | 29 CHF |
Half Fare Card 2a Classe | 16.50 CHF |

Leia também:
Melhores trens panorâmicos da Suíça
Trem Panorâmico Luzern Interlaken Express
Guia de Montreux | Tudo sobre a Cidade
Guia de Interlaken | O que fazer na cidade?
Juliana, estou planejando em ir em Dez/21. Lendo seu post fiquei interessada em Pegar o Golden Pass Line mas navegando no site da MOB não estou conseguindo ter muitas informações sobre o tamanho da mala que é possivel levar dentro do trem. Consegue me ajudar?
Obrigada
Oi Valeria! De forma geral, você pode levar malas médias ou grandes para colocar entre os assentos ou nos bagageiros de entrada dos vagões. Malas pequenas (como as que embarcamos conosco no avião) costumam caber nos bagageiros superiores de cada assento. Pela minha experiência, eu recomendo trazer 1 mala média por pessoa, no máximo. Se o grupo for muito grande, há serviços de transporte de malas, a serem negociados com antecedência na própria estação de trens.
Oi Juliana, pode me dar uma ajuda? to muito perdido…
pretendo fazer a parte de interlaken até montreux no golden line e li que o ideal é comprar o ticket e tambem reservar o lugar no trem panoramico, mas parece que isso tem que fazer em um outro site, mas não consigo encontrar…
tem algum lugar que eu consigo comprar tudo e ficar tudo certo ? pode me mandar o link?
só mais uma coisa, pretendemos fazer esse roteiro e chegar em montreux as 13 horas mas temos que voltar pra interlaken no mesmo dia, sabe me dizer qual forma é mais simples? se tem alguma forma mais rápida pra voltar??
muito obrigado!!!