Uma das montanhas mais procuradas pelos turistas na Suíça é a Titlis. Afinal, é uma montanha majestosa de 3020 metros de altitude e com neve o ano inteiro.

Por estar próxima a Zurique, a montanha Titlis é uma das melhores opções para bate e volta na região. É uma boa pedida esteja você em Zurique como em Lucerna. Quer saber mais? Então dá uma olhada neste post agora com as dicas sobre a Montanha Titlis.

Leia também:
Como planejar uma viagem pela Suíça?
Guia de Zurique
Guia de Lucerna

Dicas sobre a montanha Titlis

A montanha Titlis possui mais de 3 mil metros de altitude, o que a assegura ter neve mesmo durante o verão! Lá em cima também é um glacier, ou geleira, sendo a única geleira da região central da Suíça. É possível praticar esportes radicais, fazer aquelas fotos de tirar o fôlego e ainda realizar algumas atividades turísticas interessantes, como a Cliff Walk e a Glacier Cave.

Titlis
Titlis | Imagem: Anna | Adobe Stock

Como chegar em Titlis?

A forma mais conveniente de ir até a montanha Titlis é de trem. Isso se você estiver pensando em fazer o trajeto de forma independente. Mas é bom saber que dá pra chegar lá de carro ou via excursão de alguma outra cidade maior. A seguir eu explico mais detalhes.

Como chegar em Titlis de trem

Para chegar de trem, você precisará fazer várias baldeações. A primeira conexão será um trem até Lucerna, via Luzern Bahnhof. Uma vez em Lucerna, pegue o segundo trem até a cidade de Engelberg (40 minutos). Chegando lá, você precisará fazer uma caminhada de uns 10 minutinhos até o lugar de onde saem os bondinhos que levam a Titlis. Há várias placas indicando o trajeto a pé.

Engelberg, Titlis
Engelberg | Imagem: polarbearstudio | Adobe Stock

Ingressos do bondinho e trajeto de trem

O ingresso para o bondinho do Titlis custa CHF104. À parte estão os trens até Lucerna e Engelberg, ida e volta. Compensa comprar o ingresso individual se você não estiver interessado em fazer outra montanha durante a sua viagem pela Suíça, ou estiver viajando por menos de 3 dias na Suíça.

Aqui neste link você pode comprar o bilhete para o bondinho do Titlis, que dá direito a todas as atrações no topo da montanha.

Se você estiver rodando a Suíça por pelo menos 3 dias, então eu recomendo comprar o passe Swiss Travel Pass. Este passe dá direito a usar os trens na Suíça de forma ilimitada por um determinado período de tempo. O bom deste passe é que você ainda terá 50% de desconto no bondinho da Titlis. Somando tudo, dá uma economia boa! Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Clique aqui para comprar o passe Swiss Travel Pass direto com a Rail Europe.

Como chegar em Titlis usando uma excursão

A outra forma de fazer o trajeto até Titlis é contratando os serviços de uma empresa de turismo saindo de Zurique ou Lucerna. Eles te levam de ônibus até o bondinho da Titlis, e você não precisa fazer nenhuma baldeação de trem. Além disso, eles ainda oferecem um tour por Lucerna neste passeio, tudo por aproximadamente CHF156.

Esta opção sai mais em conta porque é um passeio em grupo. Porém, trata-se daquelas excursões com grupos maiores, é bom saber disso.

Chegando em Titlis de carro

Finalmente, você pode ir de carro alugado até a vila de Engelberg. Daí pode estacionar o carro bem no estacionamento da montanha e de lá pegar o bondinho até o topo da Titlis.

Engelberg vista do bondinho Titlis
Engelberg vista do bondinho Titlis | Imagem: Juliana Guimarães

O que fazer na montanha Titlis?

Bondinho Giratório

Titlis tem um bondinho que gira! Isso mesmo, você leu bem, bondinho giratório! Só isso já é motivo de sobra para visitar a montanha, mas chegando ao topo, a vista lá de cima é algo difícil de descrever em palavras… Sério, você vai se sentir num lugar mágico, completamente rodeado por montanhas branquinhas e picos majestosos. Uma experiência inesquecível, para adultos e crianças.

Bondinho giratório
Bondinho giratório Titlis | Imagem: oscity | Adobe Stock

Titlis Cliff Walk

Lá em cima tem uma ponte suspensa e vazada, que permite um panorama ainda mais fantástico da região. É a ponte suspensa mais alta de toda a Europa e uma das mais assustadoras! Claro que é hiper segura, afinal, os engenheiros daqui cuidam da segurança ao extremo, mas dá um medinho cruzar a ponte de um lado a outro!

Cliff Walk
Titlis Cliff Walk | Imagem: Juliana Guimarães

Ice Flyer

É uma cadeirinha daquelas que os esquiadores tomam para subir até a montanha, mas esta passa por cima do glacier. É interessante ver a geleira de tão perto e do alto, sentadinhos numa cadeirinha flutuante. Leve bons agasalhos, porque o frio nesta parte é intenso!

Ice Flyer
Titlis Ice Flyer | Imagem: fotoember | Adobe Stock

Glacier Cave

Acho que toda montanha que se preze na Suíça tem uma Glacier Cave ou melhor, um iglu, para você andar e observar esculturas feitas de gelo. Faz frio, leve boas roupas por aqui também!

Glacier Cave
Glacier Cave | Imagem: tonefotografia | Adobe Stock

Glacier Park

Uma espécie de parque de diversões no topo da montanha, onde as pessoas podem escorregar em trenós e boias na neve e brincar como crianças lá em cima! Eu adoro, super recomendo, mesmo a quem pensa que já passou da idade, a diversão é imensa para todo mundo.

Glacier Park
Glacier Park | Imagem: warasit | Adobe Stock

Hiking

Principalmente se você for no verão, é possível parar nas paradas intermediárias do bondinho e fazer uma caminhada na montanha. Eu fiz a rota ao redor do Trübsee, mas quem tiver mais tempo pode fazer a rota dos 4 lagos na região, passando por outros lagos mais afastados.

Almoço típico suíço

É bom saber que há algumas opções de comida no topo da montanha Titlis. O meu preferido é o Titlis Panorama Restaurant, um restaurante a la carte, onde você pode comer tranquilamente um belo prato típico como por exemplo a batata rösti com salsichão. Há também o Titlis Self-Service Restaurant, com opções mais variadas estilo buffet. Há ainda o Titlis Snack Bar, com lanchinhos mais simples e o Movenpick Ice Cream Bar, para comer um sorvetinho de sobremesa!

Titlis Panorama Restaurant | Imagem: Juliana Guimarães

Chocolates Lindt

Finalmente, há uma loja oficial da Lindt lá no topo da montanha Titlis. É mais uma opção para comer e comprar chocolate Suíço! Eu aproveito toda lojinha da Lindt para dar uma passadinha e provar algum sabor diferente! Afinal, chocolate Lindt não dá pra negar né?