Uma das montanhas mais procuradas pelos turistas na Suíça é a Titlis. Afinal, é uma montanha majestosa de 3020 metros de altitude e com neve o ano inteiro.
Por estar próxima a Zurique, a montanha Titlis é uma das melhores opções para bate e volta na região. É uma boa pedida esteja você em Zurique como em Lucerna. Quer saber mais? Então dá uma olhada neste post agora com as dicas sobre a Montanha Titlis.
Leia também:
Como planejar uma viagem pela Suíça?
Guia de Zurique
Guia de Lucerna
Dicas sobre a montanha Titlis
A montanha Titlis possui mais de 3 mil metros de altitude, o que a assegura ter neve mesmo durante o verão! Lá em cima também é um glacier, ou geleira, sendo a única geleira da região central da Suíça. É possível praticar esportes radicais, fazer aquelas fotos de tirar o fôlego e ainda realizar algumas atividades turísticas interessantes, como a Cliff Walk e a Glacier Cave.

Como chegar em Titlis?
A forma mais conveniente de ir até a montanha Titlis é de trem. Isso se você estiver pensando em fazer o trajeto de forma independente. Mas é bom saber que dá pra chegar lá de carro ou via excursão de alguma outra cidade maior. A seguir eu explico mais detalhes.
Como chegar em Titlis de trem
Para chegar de trem, você precisará fazer várias baldeações. A primeira conexão será um trem até Lucerna, via Luzern Bahnhof. Uma vez em Lucerna, pegue o segundo trem até a cidade de Engelberg (40 minutos). Chegando lá, você precisará fazer uma caminhada de uns 10 minutinhos até o lugar de onde saem os bondinhos que levam a Titlis. Há várias placas indicando o trajeto a pé.

Ingressos do bondinho e trajeto de trem
O ingresso para o bondinho do Titlis custa CHF104. À parte estão os trens até Lucerna e Engelberg, ida e volta. Compensa comprar o ingresso individual se você não estiver interessado em fazer outra montanha durante a sua viagem pela Suíça, ou estiver viajando por menos de 3 dias na Suíça.
Se você estiver rodando a Suíça por pelo menos 3 dias, então eu recomendo comprar o passe Swiss Travel Pass. Este passe dá direito a usar os trens na Suíça de forma ilimitada por um determinado período de tempo. O bom deste passe é que você ainda terá 50% de desconto no bondinho da Titlis. Somando tudo, dá uma economia boa! Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Clique aqui para comprar o passe Swiss Travel Pass direto com a Rail Europe.
Como chegar em Titlis usando uma excursão
A outra forma de fazer o trajeto até Titlis é contratando os serviços de uma empresa de turismo saindo de Zurique ou Lucerna. Eles te levam de ônibus até o bondinho da Titlis, e você não precisa fazer nenhuma baldeação de trem. Além disso, eles ainda oferecem um tour por Lucerna neste passeio, tudo por aproximadamente CHF156.
Esta opção sai mais em conta porque é um passeio em grupo. Porém, trata-se daquelas excursões com grupos maiores, é bom saber disso.
Chegando em Titlis de carro
Finalmente, você pode ir de carro alugado até a vila de Engelberg. Daí pode estacionar o carro bem no estacionamento da montanha e de lá pegar o bondinho até o topo da Titlis.
O que fazer na montanha Titlis?
Bondinho Giratório
Titlis tem um bondinho que gira! Isso mesmo, você leu bem, bondinho giratório! Só isso já é motivo de sobra para visitar a montanha, mas chegando ao topo, a vista lá de cima é algo difícil de descrever em palavras… Sério, você vai se sentir num lugar mágico, completamente rodeado por montanhas branquinhas e picos majestosos. Uma experiência inesquecível, para adultos e crianças.

Titlis Cliff Walk
Lá em cima tem uma ponte suspensa e vazada, que permite um panorama ainda mais fantástico da região. É a ponte suspensa mais alta de toda a Europa e uma das mais assustadoras! Claro que é hiper segura, afinal, os engenheiros daqui cuidam da segurança ao extremo, mas dá um medinho cruzar a ponte de um lado a outro!

Ice Flyer
É uma cadeirinha daquelas que os esquiadores tomam para subir até a montanha, mas esta passa por cima do glacier. É interessante ver a geleira de tão perto e do alto, sentadinhos numa cadeirinha flutuante. Leve bons agasalhos, porque o frio nesta parte é intenso!

Glacier Cave
Acho que toda montanha que se preze na Suíça tem uma Glacier Cave ou melhor, um iglu, para você andar e observar esculturas feitas de gelo. Faz frio, leve boas roupas por aqui também!

Glacier Park
Uma espécie de parque de diversões no topo da montanha, onde as pessoas podem escorregar em trenós e boias na neve e brincar como crianças lá em cima! Eu adoro, super recomendo, mesmo a quem pensa que já passou da idade, a diversão é imensa para todo mundo.

Hiking
Principalmente se você for no verão, é possível parar nas paradas intermediárias do bondinho e fazer uma caminhada na montanha. Eu fiz a rota ao redor do Trübsee, mas quem tiver mais tempo pode fazer a rota dos 4 lagos na região, passando por outros lagos mais afastados.
Almoço típico suíço
É bom saber que há algumas opções de comida no topo da montanha Titlis. O meu preferido é o Titlis Panorama Restaurant, um restaurante a la carte, onde você pode comer tranquilamente um belo prato típico como por exemplo a batata rösti com salsichão. Há também o Titlis Self-Service Restaurant, com opções mais variadas estilo buffet. Há ainda o Titlis Snack Bar, com lanchinhos mais simples e o Movenpick Ice Cream Bar, para comer um sorvetinho de sobremesa!

Chocolates Lindt
Finalmente, há uma loja oficial da Lindt lá no topo da montanha Titlis. É mais uma opção para comer e comprar chocolate Suíço! Eu aproveito toda lojinha da Lindt para dar uma passadinha e provar algum sabor diferente! Afinal, chocolate Lindt não dá pra negar né?

Leia também:
Montanhas na Suíça | Melhores opções para conhecer
Montanha Rigi | Montanhas na Suíça
Como visitar a fábrica da Lindt em Zurique?
Comentários Recentes