Se você está visitando o norte da Suíça, como por exemplo, Zurique ou Lucerna, dá pra fazer um bate e volta até a cidade de Stein am Rhein, um dos vilarejos medievais mais bonitos e bem preservados do norte suíço.
É uma das vilas mais interessantes que eu já conheci aqui na Suíça. Possui somente 3200 habitantes e um centro histórico que este ano completa 1010 anos de existência. Com um turismo modesto, este é um destino que ainda não está na lista dos lugares mais procurados na Suíça. De fato, isso garante fotos lindas e com poucos turistas para disputar o espaço com você.
Leia também: Como planejar uma viagem para a Suíça?

Onde fica Stein am Rhein no mapa?
Fica no norte da Suíça, na fronteira com a Alemanha e nas margens do rio Reno. Zurique está a aproximadamente 1 hora de distância. Por outro lado, Lucerna está a 2 horas. Além disso, também estão perto as famosas cataratas do Reno, na cidade de Schaffhausen. Dessa maneira, dá pra encaixar ela na rota de Stein am Rhein no mesmo dia, aqui neste post tem mais informações sobre as cataratas do rio Reno.
Leia também: Cataratas do rio Reno, um guia completo.
Como chegar em Stein am Rhein?
Você pode chegar na cidade tanto de carro como de trem. De carro é bem mais fácil, já que não há trens direto das cidades principais até Stein am Rhein.
Para alugar um carro na Suíça, recomendamos o site da RentCars. Eles possuem um acervo com as melhores locadoras de carro da Europa e oferecem tarifas bem competitivas. Para reservar um carro com eles, clique aqui.
Para chegar em Stein am Rhein de trem, você primeiro precisa chegar numa cidade chamada Winterthur. De lá, faça a baldeação até Stein am Rhein. Para saber os horários e conexões saindo de outra cidade, acesse o site oficial da companhia de trens da Suíça. Se for rodar pelo menos 3 dias de trem na Suíça, compensa adquirir o Swiss Travel Pass. Nele você economiza com viagens ilimitadas pelo transporte público durante o tempo de validade do passe.
Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass. E aqui tem o link para comprar o bilhete pela internet com a Rail Europe.
O que fazer em Stein am Rhein?
Bom, a cidade é bem pequena e se você só quiser tirar fotos e caminhar à toa, 2 horas serão mais que suficientes. Se quiser entrar com calma nos museus e casas históricas, daí vale a pena dedicar uma manhã inteira à cidade (acorde mais cedo e saia de Zurique ao redor das 9h). Há tours em inglês pelo centro histórico de Stein am Rhein.
Entretanto, como nós estávamos mais de boa na cidade, resolvemos só caminhar pela rua principal. Demos a volta pela rua paralela, comemos um salsichão na esquina e fomos embora para conhecer as cataratas do Reno. A cidade em si é bem pequena, mas tem algumas coisinhas legais, veja só:

1. Prefeitura de Stein am Rhein e praça da prefeitura
Um edifício do século XVI, fundado em 1542 que hoje é sede da prefeitura da cidade. Apresenta algumas pinturas com histórias da cidade, além de gárgulas em forma de dragão, impressionantes. Na frente da praça ocorrem mercados (feiras) de alimentos semanalmente. Acontecem alguns eventos interessantes por ali também ao longo do ano.
Ali do lado há vários edifícios históricos que formam parte das atrações para se visitar na cidade. Entre eles, estão o Weisser Adler, cujas paredes abrigam a pintura renascentista mais antiga da Suíça; o Bürgerasyl, que já foi um hospital e hoje é uma mistura de residências, centros administrativos e sala de conferências; e do outro lado as casas Vordere Krone, Rother Ochsen, Steinerner Trauben e Sonne, propriedades privadas que serviam como tavernas, hotéis, vendas ou simplesmente residência dos proprietários. Sem dúvida, vale a pena admirar cada uma delas!
2. Brodlaube
Caminhando pela rua principal você irá chegar a outro edifício importante, o Brodlaube, que já foi uma Guilda no seu tempo.
3. Untertor
Um dos portões medievais da cidade, que fazia a guarda da cidade. Construído em 1367 e reformado em 1520. Inesperadamente, em 1945 ele foi destruído por causa do bombardeio americano durante o final da segunda guerra mundial. É verdade, por mais absurda que pareça essa história! Dizem eles que, por um erro do equipamento e das condições do tempo, eles acertaram a Suíça por acidente, quando na verdade queriam bombardear cidades vizinhas na Alemanha.
Untertor | Imagem: @Waldteufel | Adobe Stock Untertor | Imagem: @Fotolyse | Adobe Stock
4. Igreja Stadtkirche
A igreja da cidade, que foi construída como uma igreja católica no século 12 e foi convertida em Protestante, em 1583. Como quase todas as igrejas da região, durante a reforma Protestante ela sofreu com o chamado Iconoclasmo da época, quando foram destruídas inúmeras imagens religiosas. Ou seja, ela é bem simples por dentro!
5. Kloster St. Georgen
O antigo mosteiro beneditino construído em homenagem a São Jorge (aquele do dragão) e hoje é um museu. Foi construído no século 10 e pertencia à dinastia de Swabian. O museu oferece tours guiados em inglês passando pelas instalações mais interessantes, como os refeitórios de verão e inverno e o jardim. Afrescos renascentistas estão no hall principal, ponto alto da visita. A entrada custa 5CHF e só funciona no período de Abril a Outubro.
Pátio do Monastério | Imagem: @gdefilip | Adobe Stock Pátio do Monastério | Imagem: @gdefilip | Adobe Stock Stein am Rhein | Imagem: @Manuel Schönfeld | Adobe Stock
6. Ponte
Sim, há uma ponte principal, é a ponte que você vai cruzar o Reno para chegar da estação ao centro histórico e vice-versa. Em princípio, foi construída no período romano, em seguida virou uma ponte de madeira em 1250 e foi queimada em 1799 pelas tropas francesas. Por fim, a ponte atual foi reconstruída em 1974.
Últimas dicas sobre Stein am Rhein
Uma dica legal é baixar o aplicativo da SBB no seu celular para conferir sempre os trens e ônibus de cada cidade. Como esta é uma rota que requer o uso de transportes públicos, vale a pena ter o aplicativo para consultas.
Se você estiver em busca de internet 3G, aqui o ideal é comprar um chip pré pago. Recomendo a empresa Salt na Suíça. De resto, leve sempre uma garrafinha de água para encher nas fontes públicas (de água potável!).

Stein am Rhein | Imagens: Juliana Guimarães
Comentários Recentes