Sechseläuten é o nome do maior evento das Confrarias de Zurique. É o evento mais importante da cidade, que acontece todos os anos, sempre em Abril! Eu nunca tinha ouvido falar desta festa antes de morar na Suíça. Mas depois que comecei a trabalhar por aqui, percebi que as confrarias e este evento são muito respeitados pelos moradores locais e eles esperam todos os anos pelo Sechseläuten com muita ansiedade! Acompanhe aqui mais informações sobre esta tradição suíça.

História rápida das Confrarias de Zurique

As confrarias são conhecidas em toda a cidade como as Zunfthaus. São organizações privadas que estão funcionando desde a idade média! Antigamente, as famílias que produziam roupas, sapatos, chapéus, ferramentas, enfim, coisas(!), começaram a se organizar nas suas casas e a pensar no futuro da sua profissão, e posteriormente, no futuro político da sua cidade.

Conforme se passavam os anos, eles se deram conta de que o poder político da cidade deveria pertencer a eles. Ou seja, a quem realmente produzia alguma riqueza para Zurique. Não apenas a um nobre membro de uma família rica que tinha o poder só por causa do seu nome. Então eles fizeram uma revolução em Zurique, A Revolução das Confrarias!

As confrarias nos anos seguintes

No anos posteriores, estas organizações, além de discutir os problemas diários de sua profissão, começaram a organizar-se de uma forma restrita e metódica. Sendo assim, visando manter sempre a tradição de seus antepassados, os membros das confrarias se tornaram cada vez mais exclusivos. E aos poucos as tradições das confrarias começaram a marcar a história da nova burguesia da cidade.

Zunfthaus Zurique
Zunfthaus Zurique | Imagem: Christian Beutler | © Zürich Tourism

As confrarias de Zurique hoje em dia

Se você estiver caminhando pelo centro histórico de Zurique, certamente verá muitas das confrarias, ou Zunfthaus pela cidade. Hoje em dia, os membros destas casas continuam se reunindo de tempos em tempos. No entanto, os seus objetivos mudaram. Muitas destas confrarias atuam em função filantrópica, ajuda comunitária ou de negócios aos empreendedores locais. E como o prestígio e a tradição se mantiveram, os membros das confrarias sentem muito orgulho de hoje fazer parte daquilo que seus tataravós fizeram no passado.

Para ser membro de uma confraria, é preciso ser o filho mais velho de um membro. Somente homens são membros das confrarias, e não se pode “comprar” o direito de participar de uma confraria. Ou seja, a coisa é exclusiva, MESMO!

Leia também: Guia de Zurique | O que fazer em Zurique?

O evento Sechseläuten

Bom, a parte do evento Sechseläuten é a mais divertida! Sechseläuten siginifica algo como “Seis da tarde”, em uma tradução vulgar. A história é que os relógios sempre marcavam a hora dos trabalhadores deixarem seus postos de trabalho e irem para casa. No inverno, era sempre às 5 da tarde, já que anoitecia sempre perto dessa hora. Conforme os dias ficavam mais longos, e o anoitecer acontecia mais tarde, a hora de ir para casa mudava para 6 da tarde. Então a comemoração é basicamente para celebrar o fim do horário de inverno (e também, mais horas de trabalho). Sério, só sendo suíço para comemorar mais horas de trabalho! 😛

Durante o evento do Sechseläuten, os membros das confrarias desfilam com suas roupas típicas de época pelo centro da cidade, carregando suas bandeiras e cavalos pelo trajeto determinado. Além disso, as crianças distribuem doces, músicos se apresentam com suas bandas! Há recitais, Teatro, Corais, enfim, a cidade realmente pára tudo em função do evento. É interessante observar as roupas impecáveis e a super organização suíça para realizar o evento.

O momento em que os Suíços explodem o inverno

Para fechar a festa, no fim do dia, sempre às 6 da tarde, todos os membros que participam do desfile param em frente à ópera de Zurique, diante do famoso Böogg. Este é um boneco gigante que simboliza o inverno. É uma escultura altamente inflamável, na forma de um boneco de neve. Além disso, a cabeça do Böögg está cheia de explosivos!

Às 6 em ponto começam a tacar fogo no boneco e eles contam os minutos para ver quanto tempo leva para a cabeça explodir. Caso a cabeça exploda rápido, o verão daquele ano será ótimo! Se ao contrário, levar muito tempo para explodir, então o verão não será muito agradável. Ou seja, eu espero sempre que este boneco exploda o quanto antes! 😉

Se você estiver em Zurique na época deste evento, recomendo tirar o dia só para observar a tradição. Será uma experiência inesquecível e muito divertida para todo o grupo!

Leia também:
Como chegar do aeroporto ao centro de Zurique?
Chinagarten de Zurique | Parques para conhecer em Zurique
Roteiro de 8 dias na Suíça: Rota dos trens panorâmicos

Onde ficar em Zurique?

A melhor zona para se hospedar em Zurique é no centro histórico, porque você terá acesso fácil a praticamente todas as atrações a pé. Recomendo qualquer hotel dentro do Kreis 1. Aqui vai um mapa para entender melhor os hotéis da região:

Booking.com

Os hotéis que eu sempre recomendo para meus amigos são hotéis com melhor custo X benefício. Aqui abaixo tem uma relação com lugares mais econômicos, e com uma ótima avaliação dos turistas.

Sorell Hotel Rutli
Hotel 3 estrelas próximo ao rio Limmat e estação central de Zurique. Reservar

Leoneck Swiss Hotel
Hotel 3 estrelas próximo à universidade e zona central, ótima relação custo X benefício. Reservar