Se você está querendo dicas de um roteiro de 5 dias na Suíça, caiu no lugar certo! Aqui vou passar uma das minhas rotas favoritas pelo país, cortando a Suíça de Norte a Sul. Nesta rota, você vai conhecer a região do Jura, do Planalto Central e dos Alpes Suíços. Ou seja, você vai conhecer a riqueza e os detalhes mais interessantes do país das vaquinhas e dos chocolates e do fondue e da salsicha. Em outras palavras, aqui vai o roteiro com o melhor da Suíça em 5 dias! Vem comigo!

Informações importantes sobre a Suíça

Em primeiro lugar, é bom saber que a Suíça é um país bem pequeno, de pouco mais 8 milhões de pessoas e 4 idiomas oficiais! Na prática existe a Suíça Francesa (que é a região que faz fronteira com a França e, por certo, se fala francês), a Suíça Alemã e a Suíça Italiana (ambas com a mesma lógica da parte francesa). Observe que também tem a região dos Grisões, onde se fala o Romance (Romansh no mapa). Mas como apenas 1% da população fala esta língua, muitos mapas e guias sobre a Suíça nem sequer a mencionam. Aqui no mapa dá pra se ter uma ideia melhor da divisão cultural do país.

Se você entender estas divisões culturais, vai entender melhor funciona a Suíça. Mas se precisar de mais informações, aqui tem um link com todas as minhas dicas sobre como planejar uma viagem pela Suíça.

Roteiro 5 dias na Suíça
Regiões Culturais da Suíça | Imagem: Victoria Fernandez

Além da divisão cultural, tem a divisão geográfica da Suíça. Geograficamente, a Suíça se divide nas regiões do Jura (montanhas sub-alpinas), do Planalto Central (Plateau) e dos Alpes. Na minha visão, uma viagem redondinha para a Suíça deveria ser composta por cidades em diferentes regiões culturais e geográficas ao mesmo tempo. Assim consegue fazer uma viagem mais rica e ter uma ideia mais ampla do que é a Suíça. Mas como 5 dias é bem pouco tempo para visitar tudo, eu deixaria de fora a região italiana, concentrando o passeio pela Suíça Francesa e Alemã, passando pelos Alpes, Jura e Planalto Central.

Além disso, confira também outros guias completos que já publicamos de cidades como Interlaken, Berna e Zurique.

Roteiro de 5 dias na Suíça

A cidades chave para este roteiro de 5 dias pela Suíça são Basel, Lucerna, Montreux e Zermatt. Assim, você verá um pouco dos Alpes (Zermatt), Lagos (Lucerna), Suíça Francesa (Montreux) e vales (Basel). É uma rota perfeita tanto para quem viaja de trem, como para quem viaja de carro, porque você irá cortar a Suíça de Norte a Sul.

No entanto, é bom saber que na Suíça eu sempre recomendo usar o trem como meio de transporte. Primeiro, porque dá pra apreciar melhor a paisagem se você andar de trem. Em segundo lugar, de trem não tem aquele perrengue de onde estacionar (e pagar estacionamento). E por fim, você não corre o risco de ter que se entender com placas e sinalização diferentes, de ter que brigar com o GPS, essas coisas. Para quem vai passar mais de 3 dias pela Suíça, eu recomendo comprar o Swiss Travel Pass, porque ele dá o direito a usar o transporte público de forma ilimitada. Aqui tem a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

1. BASEL

Basel é a cidade da Suíça que faz fronteira com a França e a Alemanha ao mesmo tempo. É lá que acontecem grandes exposições de arte, concertos, onde estão boa parte das referências arquitetônicas e históricas do país. Sugiro começar a rota por ali. Fique 1 dia em Basel e absorva o máximo de referências culturais da cidade. No dia seguinte, bem cedo, pegue o trem para Lucerna.

Minhas sugestões de hotéis em Basel:

Baratinho: Ibis Budget Basel City
Bacana: Hotel Wettstein
TOP: Spalentor Hotel

Basel Suíça
Natal em Basel | Imagem: @cge2010 | Adobe Stock

2. LUCERNA

Lucerna é a queridinha suíça devido ao lago de Lucerna e à vista fantástica dos Alpes ao fundo. Sem dúvida, vale a pena fazer um passeio de barco pelo lago e claro, caminhada no centro histórico e pela ponte coberta (dá uma olhada no meu post completo sobre Lucerna). Para visitar Lucerna, 1 dia é suficiente, passe uma noite na beira do lago e no outro dia vá a Montreux.

Minha lista de hotéis em Lucerna:

Baratinho: B&B Bettstatt
Bacana: Hotel Des Alpes
Top: National Luzern

Lucerna Suíça
Igreja Jesuíta de Lucerna | Imagem: @Rastislav Sedlak SK | Adobe Stock

3. MONTREUX

Montreux é uma das cidades mais românticas da Suíça e lugar de referência frequentado por grandes artistas e intelectuais de fama internacional. Entre eles estão Lord Byron, Mary Shelley, Ernest Hemingway, Charlie Chaplin, Freddie Mercury, David Bowie, e outros. A cidade de Montreux é um dos cartões postais da Suíça, porque ela é rodeada pelo Lago Léman e suas montanhas. Aqui tem um post com todas as minhas dicas sobre o que visitar em Montreux.

Passe 1 dia e meio em Montreux e pegue o trem para visitar a última parada da sua viagem, Zermatt.

Minha lista de hotéis em Montreux:
Baratinho: Ermitage
Bacana: Golf Hotel René Capt
Top: Fairmont Le Montreux Palace

Lago Léman Montreux
Lago Léman. Imagem: Michal Ludwiczak | Adobe Stock

4. ZERMATT

Zermatt é a vila alpina mais famosa pela montanha Matterhorn, o grande cartão postal da Suíça. Chegue pela manhã mas não suba a montanha ainda. De fato, para subir a montanha precisa madrugar! Passe a tarde no vilarejo e de noite saboreie um fondue no pé da montanha. No dia seguinte suba a Matterhorn, bem cedo! Com toda a certeza, você vai se surpreender com a vista, com o frio, com a neve e os esquiadores fanáticos procurando um lugar na neve – leve roupas especiais para suportar o frio, ok? Mesmo que você não esquie, a montanha é ótima para passear e tem muitas coisas para fazer em cada parada dos teleféricos. Conselho: suba direto a montanha até a parte mais alta e vá descendo aos poucos, fazendo as paradas de cada estação. Veja meu post completo sobre Zermatt.

Minha lista de hotéis em Zermatt:
Baratinho
: Weisshorn
Bacana: Couronne
Top: National Zermatt

Zermatt
Zermatt. Imagem: jojjik | Adobe Stock

Últimas informações para seu roteiro de 5 dias na Suíça

Se você puder escolher a melhor época para ir, vá na primavera (maio e junho, na minha opinião, são os melhores meses!). Mesmo assim, leve roupas para friozinho, porque as temperaturas estarão ao redor dos 15 graus, talvez até mais frio em Zermatt.

Na Suíça você não precisa se preocupar com a água, já que a água da torneira é extremamente limpa e adequada para consumo. Nos restaurantes, se quiser economizar, peça “tap water” em vez de “water”, que é grátis. E viaje de trem! Aqui vai um link sobre as viagens de trem na Suíça e dicas sobre o Swiss Pass.

Aproveite para saborear fondue de queijo (o de chocolate não existe…) e coma muitos chocolates! Qualquer um, até os chocolates do supermercado são muito bons! 🙂

Leia também:
Como planejar uma viagem para a Suíça?
Roteiro de 8 dias na Suíça: Rota dos trens panorâmicos