Precisando de uma rota de 8 dias na Suíça? Eu sei, eu sei, são muitos lugares lindos e a gente tem vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, mas nem sempre é possível! Pensando em ajudar aqueles que buscam uma rota perfeita de 8 dias na Suíça, aqui vai um post com uma sugestão de rota priorizando os melhores trajetos de trens panorâmicos! Espero que gostem!

Roteiro de 8 dias na Suíça

Bom, eu montei este roteiro com base na minha experiência depois de alguns anos vivendo na Suíça. Para esta rota, eu incluí os trens panorâmicos mais bonitos do país e algumas montanhas famosas, além de paisagens de cinema.

É uma rota linda, passando pela Suíça Alemã, Suíça Italiana e o cantão de Graubünden (em português, Grisões), um dos mais tradicionais do país. Para fazer este roteiro de 8 dias na Suíça, o ideal seria adquirir o Swiss Travel Pass de 8 dias (tanto faz se primeira ou segunda classe), bilhete que dá direito a usar quase 100% das ferrovias e transportes públicos do país.  Assim você consegue se deslocar sem stress pela Suíça durante todo o roteiro!

Dia 1: Zurique

Comece a sua viagem de 8 dias na Suíça por Zurique, a cidade mais cosmopolita da Suíça, a grande megalópole do país. Calma, calma não se assuste, Zurique possui 380mil habitantes e, mesmo sendo a maior cidade da Suíça, ela é bem pequena para os nossos padrões de megalópole. Faça o “check in” no hotel e siga para conhecer as principais ruas e pontos turísticos do Centro Histórico de Zurique. É tudo muito charmoso e lindo em qualquer época do ano! Leia aqui o nosso Guia de Zurique para saber o que fazer na cidade.

Onde ficar em Zurique?

Hotel em Zurique é muito caro. Na verdade tudo é caro em Zurique mas hotel será provavelmente o seu maior investimento na cidade. O ideal é ficar perto do Centro Histórico e da estação principal de Zurique, assim você não precisa de táxi (e economiza os francos!). Aqui vão duas dicas de hotéis com bom custo X benefício em Zurique, lembre-se de que quanto antes fizer a reserva, melhores serão os preços.

Sorell Hotel Rutli
Hotel 3 estrelas próximo ao rio Limmat e estação central de Zurique. Reservar

Leoneck Swiss Hotel
Hotel 3 estrelas próximo à universidade e zona central, ótima relação custo X benefício. Reservar

Dias 2 e 3: Zermatt

No dia seguinte, siga para Zermatt e fique de olho nos trajetos de trem até lá. Você obrigatoriamente terá que ir até Visp, que é último vilarejo antes de chegar em Zermatt. Em Visp, todo mundo é obrigado a seguir a viagem de trem até Zermatt, mesmo aqueles viajantes que estejam de carro.

Há trens diretos de Zurique até Visp e outros trens que param em Berna também, antes de seguir até Visp. Verifique as conexões de trem com antecedência. Em Visp, troque de trem para chegar em Zermatt. O trecho entre Visp e Zermatt é panorâmico, ou seja, uma viagem de tirar o fôlego. Além disso, todo o trajeto é liberado para portadores do Swiss Travel Pass, basta entrar no trem e aproveitar a paisagem!

Chegando em Zermatt, faça o “check in” no hotel e visite o centrinho da cidade, que é bem pequeno. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes da rua principal, afinal, todos eles são muito bons. Aqui vai o nosso Guia de Zermatt para saber o que fazer na cidade.

Leia também: Guia de Zermatt | O que Fazer?

Na parte da tarde, você pode ficar pela cidade ou então, subir para Gornergrat, a montanha com a vista mais bonita da famosa montanha Matterhorn. Para subir em Gornergrat é necessário comprar um bilhete extra, mesmo portando o Swiss Travel Pass (que oferece desconto). Depois da montanha, volte para relaxar no seu hotel!

No dia seguinte, conheça uma das montanhas de Zermatt: Matterhorn ou Sunnegga, ambas lindíssimas e com desconto para portadores do Swiss Travel Pass. Matterhorn é a montanha mais cara, porém, é também a mais famosa, com neve o ano inteiro por causa da geleira. Já Sunnegga se recomenda visitar entre maio e outubro, para fazer a trilha dos 5 lagos, que é um espetáculo da natureza. Passe mais uma noite em Zermatt antes de seguir para o próximo destino da sua viagem de 8 dias na Suíça.

Clique aqui para ler o nosso guia sobre Zermatt.

Onde ficar em Zermatt?

O melhor lugar para ficar em Zermatt é próximo à estação de trens da cidade. Como Zermatt é uma cidade pequena, o acesso é fácil para a maior parte dos hotéis. Se você estiver com muitas malas, a solução pode ser pedir um dos táxis elétricos que circulam a cidade. São os únicos veículos permitidos em Zermatt, que é uma cidade car-free.

Best Western Alpen Resort
Hotel 4 estrelas em Zermatt, hotel com ótima relação de custo X benefício. Reserve.

Hotel Excelsior
Hotel 3 estrelas charmoso, próximo às zonas principais, com vista para as montanhas. Reserve.

Elite Hotel
Charmoso hotel 3 estrelas próximo ao centro, com ótima localização e preço acessível. Reserve.

Annex Antika
Pousada bem centralizada, de gestão familiar e com ótimo café da manhã. Reserve.

Dia 4: Trem Panorâmico Glacier Express até St. Moritz

Chegou na metade da sua viagem de 8 dias na Suíça! Deixe o dia 4 para ir até St. Moritz, usando o trem panorâmico Glacier Express, um dos trens panorâmicos mais lindos e mais famosos da Suíça. Este trem exige a reserva antecipada de assentos, faça o quanto antes.

Leia também: Melhores Trens Panorâmicos da Suíça

O Glacier Express é um trem absolutamente fantástico, passando do sul da Suíça até a região de Graubünden! A rota é tão perfeita que o trecho entre Chur e St. Moritz entrou para a lista de patrimônios da Unesco por sua excelente infraestrutura combinada com a natureza majestosa.

A chegada em St. Moritz está prevista para o meio da tarde. Portanto, almoce dentro do trem (a experiência é incrível!) quando passar o serviço de bordo. Chegando na cidade, faça o “check in” no hotel e conheça a região do Lago de St. Moritz, uma das grandes atrações na cidade, que no inverno fica completamente congelado!

Onde ficar em St. Moritz?

A maior parte das lojas, hotéis e pontos de interesse de St Moritz encontram-se em St Moritz Dorf, ou ao longo de St Moritz Bad, à beira do rio Inn. O ideal é ficar nesta região, assim você evita grandes deslocamentos. Veja nossas sugestões de hotel:

Boutique Hotel Eden Superior
Hotel de 3 estrelas com excelentes serviços e fantástico café da manhã. Reserve

Hotel Nolda
Hotel 3 estrelas próximo ao rio Inn com exclente custo X benefício, com boas conexões de transporte. Reserve.

Dia 5: Trem panorâmico Bernina Express até Lugano

No dia 5, pegue o também famosíssimo trem panorâmico Bernina Express até Tirano e aprecie a paisagem entre o cantão de Graubünden e a Itália. Este trem exige reserva antecipada de assentos.

Em Tirano, almoce uma típica massa italiana em algum dos restaurantes da cidade antes de seguir de ônibus Bernina até a cidade de Lugano, no cantão de Ticino, o cantão italiano da Suíça. Este ônibus só funciona na alta estação, entre abril e outubro. Nos demais meses do ano, verifique as demais conexões de trem até Lugano.

Em Lugano, aproveite para conhecer o Lago de Lugano e o centro histórico da cidade, muito charmoso e romântico em qualquer época do ano. Passe a noite em Lugano.

Onde ficar em Lugano?

O melhor é ficar num hotel próximo ao Lago de Lugano, assim você garante uma vista excelente e fácil acesso para todas as atrações turísticas da cidade!

Albergo Stella
Hotel 3 estrelas próximo à estação principal e ao Lago de Lugano, excelente custo X benefício. Reserve.

Acquarello Swiss Quality Hotel
Hotel 3 estrelas bem localizado com bom custo X benefício. Reserve.

Hotel Nassa Garni
Hotel 3 estrelas de frente para o Lago de Lugano, excelente localização. Reserve.

Walter au Lac
Excelente hotel 3 estrelas, bem localizado com ótimo custo X benefício, vista para o Lago de Lugano. Reserve.

Dia 6: Lugano de dia e Lucerna de noite

Conheça a cidade de Lugano pela manhã, e aprecie a excelente culinária local, de influência italiana, além das belas paisagens, arquitetura e modo de viver dos ticineses. Sim, é uma Itália com um quê de organização suíça, ou seja, tudo perfeito! 

No fim do dia, siga de trem até Lucerna em qualquer um dos trens disponíveis. Os trajetos convencionais de trens entre Lugano e Lucerna não demandam reserva antecipada de assentos.

Quando chegar em Lucerna, aproveite o anoitecer na cidade e conheça a região do Lago de Lucerna e suas famosas fachadas decoradas, aproveite para fazer muitas fotos porque essa cidade merece! Clique aqui para ler o nosso Guia de Lucerna com todas as dicas sobre o fazer na cidade.

Leia também: Guia de Lucerna | O que Fazer?

Dia 7: Monte Titlis

Deixe o penúltimo dia da sua viagem de 8 dias na Suíça para conhecer o Monte Titlis! Titlis é a montanha mais alta da região, com neve o ano inteiro. É um dos destinos turísticos mais cobiçados da Suíça e possui uma infraestrutura muito interessante, entre elas um bondinho giratório que permite ter a vista panorâmica dos Alpes durante a subida. Para chegar em Titlis é necessário pegar um trem de Lucerna até a cidade de Engelberg e de lá, subir vários bondinhos até o topo da montanha. Este passeio não está incluído no Swiss Travel Pass, porém portadores do passe terão 50% de desconto para subir esta montanha! Aqui neste link tem as dicas sobre como chegar no Monte Titlis.

No fim do passeio, volte para Lucerna para a sua última noite na cidade!

Onde ficar em Lucerna?

O ideal é um hotel próximo ao Lago de Lucerna e centro histórico, privilegiando a vista e o romantismo na cidade de uma só vez! 

Hotel Renaissance
Hotel da rede Renaissance 4 estrelas, com ótima localização no centro de Lucerna. Reserve.

Hotel Waldstätterhof
Hotel 3 estrelas próximo a estação principal de Lucerna, com ótima relação de custo X benefício. Reserve.

Hotel Des Alpes
Hotel três estrelas bem localizado, de frente ao rio e com vista também para o centro histórico. Reserve.

Boutique Hotel Weisses Kreuz
Hotel boutique no centro histórico, charmoso e com fácil acesso a pé saindo da estação de Lucerna. Reserve.

Dia 8: Rigi pela manhã e volta a Zurique

Este será seu último dia da viagem de 8 dias na Suíça, e o último dia de validade do seu Swiss Travel Pass. Se você tiver tempo antes do seu vôo de volta, passe a manhã em Rigi, montanha 100% incluída no Swiss Travel Pass. É uma montanha menor que todas as montanhas anteriores, porém, um dos passeios mais charmosos da Suíça. Saia cedo de Lucerna para conseguir visitar a montanha antes do almoço. O tempo deste passeio é de aproximadamente 4 horas.

Leia também: Tudo sobre Rigi, a Rainha das Montanhas

Em seguida, volte a Lucerna e prepare as suas malas para voltar a Zurique e finalizar a sua rota completa de 8 dias na Suíça. Há trens diretos entre a estação de Lucerna e o aeroporto de Zurique, se esta for a sua rota.

Com este roteiro de 8 dias na Suíça, você terá conhecido muitas paisagens espetaculares e os trens panorâmicos mais famosos , além de ter aproveitado algumas montanhas maravilhosas como a Matterhorn, Sunnegga ou Titlis! Boa Viagem!