Se você está pelo norte da Suíça, tipo Zurique ou Lucerna, e quer fazer um passeio assim inusitado, fora da rota comercial e tipicamente suíço, uma bela sugestão é o vilarejo de Rapperswil, no cantão de St. Gallen.
A cidade, com quase 8 mil moradores, tem uma beleza singular, uma fortaleza medieval, além de muralhas em ruínas, muita história, arquitetura e o lindíssimo Lago de Zurique, que começa ali. Fora isso, é conhecida como a cidade das rosas, porque lá existem três maravilhosos jardins de rosas simplesmente incríveis, coisa que eu já vou contar agora no post para vocês!
Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?
Vista de Rapperswil | Imagem: @Andreas Köng | Adobe Stock Fachadas de Rapperswil | Imagem: @Volgariver | Adobe Stock Rapperswil | Imagem: Juliana Guimarães
Aproveite e conheça também sobre Lucerna, clicando aqui no nosso post guia de Lucerna.
Onde fica Rapperswil no mapa?
Fica na pontinha do Lago de Zurique, perto de Zurique, Lucerna e Zug, os pontos mais conhecidos desta região. Rapperswil fica no cantão de St. Gallen, cuja capital é St. Gallen, que está um pouco mais longe, porém facilmente acessível pela imensa infraestrutura que a Suíça possui.
Apesar de ser uma cidade pequena, com somente 8 mil habitantes, possui estação de trem, de barco, ônibus, agência de informação turística, e tudo o que se possa imaginar de uma cidade maior. Você nem nota que a cidade é pequena, de tanto cuidado que os suíços tem com cada cantinho do país.
O melhor jeito de chegar em Rapperswil é de trem, pois são vários trajetos diários chegando até a cidade. Só de Zurique, existem trens a cada 20 minutos. A coisa não é muito diferente se você está em Lucerna, Zug ou St. Gallen.
Uma excelente opção é usar o Swiss Travel Pass na Suíça, que dá direito a rotas de trem ilimitadas por toda a Suíça. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Para comprar o bilhete pela internet e recebê-lo em casa, clique aqui.
Outra opção é ir de barco, saindo de Zurique. O passeio até lá dura 2 horas é feito num barco super confortável, aquecido no inverno e com opção de sentar-se ao ar livre no verão! Igualmente, o preço é praticamente o mesmo do trem. Se você tiver o Swiss Travel Pass, este passeio sai grátis.
A minha rota em Rapperswil
Estive algumas vezes em Rapperswil, sempre em um bate e volta saindo de Zurique. Aliás, recomendo que você faça o mesmo, a cidade é tão pequenucha que 1 dia é mais que suficiente para conhecer tudo e ainda ter tempo de aproveitar a paisagem e o visual.
Centro Histórico de Rapperswil | Imagem: @Fabio Seda | Adobe Stock
Durante a primavera, as flores estarão divinamente abertas e enfeitando cada esquina da cidade. Os jardins de rosas com suas mais de 600mil rosas coloridas são especialmente lindos em junho, época perfeita para apreciar todos os detalhes sem sofrer com o frio. Se você for entre outubro e março, vai ver os picos nevados das montanhas, mas é bom levar bons agasalhos com você!
O que fazer em Rapperswil?
1. Castelo de Rapperswil
É uma fortaleza medieval, que foi construída originalmente no século 12, destruída por Rudolf Brun (este cara mudou a história de Zurique) e reconstruída novamente no século 14. Era a casa dos nobres da região, por isso a destruição e reconstrução: a nobreza austríaca não era bem vinda neste lugar. Bom, dentro do castelo há um museu dedicado à imigração polonesa na Suíça, e você pode conhecer mais sobre a história do castelo por lá.
Castelo de Rapperswil | Imagem: @volgariver | adobe stock
Castelo de Rapperswil | Imagem: @Luis | Adobe Stock
2. Jardins das Rosas
Rapperswill possui três jardins ao total, cada um com diferentes espécies de rosas emoldurando os pequenos caminhos. De fato são lindos, todos os três. Dois destes jardins estão bem próximos entre si, localizados ao lado do mosteiro.
O terceiro jardim está um pouco mais afastado, mais perto da parte nova da cidade. Este terceiro jardim é muito especial porque foi construído para deficientes visuais. As flores tem um perfume muito mais forte e há explicações em braille sobre todas as espécies plantadas ali.
Jardim das Rosas de Rapperswil | Imagem: @Christian Bieri | Adobe Stock Jardim das Rosas de Rapperswil | Imagem: @Schlierner | Adobe Stock
3. Parque dos Veados
O parque dos Veados não é exatamente um parque assim grandão, é quase que um quintal onde há cerca de 10 veados muito bem cuidados, morando ali. Eles ficam protegidos por uma grade e se divertem com as pessoas que passam pelo lugar. Nem devo lembrar que está proibido alimentar os animais, né! É também o lugar com a vista mais bonita da cidade, do lago e dos Alpes!
Parque dos Veados | Imagem: Juliana Guimarães

4. Ponte de Madeira
A Ponte de Madeira é um ponto turístico porque é a maior ponte de madeira da Europa, com 841 metros de extensão. Ela fica do outro lado da estação de trens, longe da maior parte dos pontos turísticas. É bem fácil de esquecer de passar por ela! (meu caso na primeira vez que estive em Rapperswil) Essa ponte é parte do trajeto de peregrinação de devotos do Caminho de Santiago.
Vista de Rapperswil | Imagem: @Andreas Köng | Adobe Stock
5. Badi e Pier
Badi, em alemão é banho, e se você for no verão ou na primavera (recomendo), aproveite para encarar um mergulho no lago, mesmo que por alguns instantes. Se a temperatura fora estiver ao redor dos 30 graus, o choque térmico com a água ao redor dos 15 graus é no mínimo relaxante. Logo o corpo se acostuma com o frio da água e você sai do mergulho renovado! Perto do parque dos veados está o lugar ideal para se jogar no lago, passando por um portal medieval lindo! Se você não for de mergulhar, há um lindo píer para caminhadas perto da estação de trens, a caminhada vai render fotos maravilhosas!

6. Knies Zoo
Além disso, Rapperswil também é famosa pelo zoológico do circo. Isso porque a cidade é a sede do circo Knie, o circo nacional suíço, e os animais ficam neste zoológico muito bem avaliado pelos visitantes. Eu não tenho muita paciência para Zoológico… Mas se você está com crianças, a experiência deve ser bem divertida para os pequenos.
Rapperswil fora da rota turística convencional
Rapperswil por si mesma já uma cidade fora da rota turística convencional. Este é um lugar frequentado em sua maioria por suíços e moradores dos vilarejos locais. Mas se você quer ser ainda mais autêntico, programe a sua viagem para o evento mais esperado da primavera na cidade, a competição IronMan que acontece bem ali.
Só para exemplificar, a versão de Rapperswil é o que se conhece por Ironman 70.3, que é um percurso “mais leve”. Por “leve” leia-se 2 km de natação, 90km de bike e 21,1km de corrida. Cansei só de olhar!
Onde dormir em Rapperswil?
Sem dúvida em Zurique! Pegue um trem e vá para Zurique! Rapperswil é muito pequetica, tem apenas 5 hotéis na cidade e um hostel. Este, para você ter uma idéia, custa 90 francos a diária! Melhor achar outras opções em Zurique, cidade com mais ofertas e preços menos doloridos.
Se você quer muito se hospedar em Rapperswil, indico o Jakob Hotel am Hauptplatz. É um hotel bem no centro da cidade, com ótima estrutura e excelente recomendação no booking.com.
Jakob Hotel am Hauptplatz
Endereço: Hauptplatz 11, Rapperswil
Reserve pelo Booking.com
Onde dormir em Zurique?
Em Zurique, recomendo os hotéis localizados no centro histórico, para que você consiga visitar tudo a pé. Os hotéis Marta ou Rütli são boas opções a preços mais acessíveis em Zurique. Ambos estão localizados perto da rua Niederdofstrasse, o coração do centro histórico, e a uma distância acessível das principais atrações turísticas e da estação principal de Zurique.
Comentários Recentes