Zurique é um dos destinos-conexão mais ativos da Europa. Muitos vôos fazem uma parada em Zurique antes de partir para algum outro lugar, é bem comum as pessoas terem que ficar 7, 8 horas na cidade enquanto esperam o embarque para outro destino acontecer. Nessas horas, o que fazer? Será que rola aproveitar para conhecer algo da cidade? O que ver em Zurique, quando se tem poucas horas na conexão?

Fique tranquilo, dá pra fazer várias coisas durante o seu tempo de conexão em Zurique, principalmente porque esta é uma cidade pequena e com excelente infra-estrutura, ou seja, você não vai ficar à mercê do transporte público, você não vai precisar calcular horas até chegar ao centro e principalmente, você não vai se perder! Vai lendo que eu te conto como aproveitar a sua conexão em Zurique!!! 😀

Conexão em Zurique, o que fazer?

Quando você tem uma conexão em Zurique, precisa ser eficiente para conseguir aproveitar estas poucas horas na cidade. Eu diria que Zurique é uma das melhores cidades para conhecer enquanto você espera o seu vôo, já que a cidade é pequena e o aeroporto está a apenas 15 minutos de trem do centro da cidade.

Se quiser saber os detalhes de como ir do aeroporto até o centro de Zurique, acesse este post.

Mas para evitar perrengue (porque né, ninguém quer ter que passar por perrengue nessas horas) aqui vai um guia detalhado para quem vai fazer uma conexão rapidinha em Zurique! Ieeeei!

1. Compre o day pass de 24h

Compre o bilhete de 24h, mesmo que você só use este bilhete por poucas horas em Zurique. É a melhor forma de sair lucrando com estas horas, porque você vai garantir a sua passagem de trem até o centro, do centro até os pontos turísticos e a volta para o aeroporto, tudo isso por cerca de 14 francos. O bilhete 24 horas dá acesso a todos os trens, trams, ônibus e até barcos no lago. Mantenha-o guardado com você, e se aparecer algum fiscal, mostre o bilhete para ele.

Para comprar o bilhete, dentro do próprio aeroporto de Zurique há umas máquinas que vendem o bilhete 24 horas, ou você pode ir diretamente na bilheteria. Entretanto, lembre-se que nas máquinas só aceitam moedas ou cartão de crédito.

Com o bilhete em mãos, dirija-se à plataforma de trem que faz o trajeto do aeroporto até a sua parada final, Zurich HB (ou hauptbahnhof). As plataformas do trem ficam dentro do próprio aeroporto.

Atenção: Um outro bilhete mais completo para quem tem mais tempo é o Zurich Card. Ele abrange alguns passeios como a subida na Montanha Uetliberg e o passeio de barco pelo Lago de Zurique (para ir até a Fábrica da Lindt, por exemplo). Neste caso, aqui tem mais informações sobre o Zurich Card que tem duração de 24h ou 72h.

Zurique Suíça
Zurique | Imagem: @Juliana Guimarães

2. Conheça a rua Banhofstrasse

Quando você chegar na estação HB, já estará bem pertinho das principais atrações turísticas de Zurique. Procure pela saída “Banhhofstrasse“, a maior avenida da região. Sugiro que você caminhe por bahnhofstrasse e faça algumas paradas estratégias nas chocolaterias Läderach (bem no começo) e na Sprüngli (um pouco em seguida, na Paradeplatz). Caminhar pela bahnhofstrasse é parte do passeio em Zurique. Além disso, fazer algum turismo de vitrines também faz parte da experiência. 😉

Imagem: Sprüngli

3. Lago de Zurique

Depois de fazer algumas pausas e olhar a tão famosa Bahnhofstrasse, hora de ver o lago de Zurique. Sem dúvida, o lago é a principal atração para quem gosta de natureza. Mas não gaste suas pernas para chegar até lá, pegue o tram número 11 (direção rehalp) e desça na estação Bellevue. Ali já é possível ver o começo do lago e se animar, faça uma caminhada em direção à margem esquerda, onde está a Ópera de Zurique. O passeio é lindo e mega romântico.

4. Centro histórico | Poucas horas em Zurique

Se fizer a caminhada pelo Lago de Zurique, é a hora de conhecer um pouco do centro histórico. O jeito mais fácil é pegar um tram em Bellevue (número 4 em direção à Bahnhof Altstetten Nord ou número 15 em direção à Bucheggplatz) e descer na estação Central (atenção que não é a HB, é uma estação cujo nome é Central). Lá você pode caminhar às margens do Limmat e entrar no coração do centro histórico, na rua Niederdorfstrasse.

Zurich Suíça
Fachadas coloridas de Zurique | Imagem: @Olena Z | Adobe Stock

5. Aprecie a vista de Zurique!

Se ainda der tempo (acho que dá, hein!), cruze uma das pontes do rio e faça o passeio até chegar na Lindenhofplatz. É simplesmente a praça principal, com uma vista MARAVILHOSA da cidade. Seria uma pena perder esta vista, portanto, aperte o passo para ir até lá.

Inverno em Zurique
Inverno em Zurique | Imagem: Juliana Guimarães

6. Augustinergasse

Bom, não esqueça que são poucas horas em Zurique. Você já curtiu a paisagem, já fez várias fotos, e agora é hora de voltar. Vá caminhando desde a Lindenhofplatz até a rua principal, a Bahnhofstrasse, por onde você começou o passeio. Faça a rota pela Augustinergasse, que é lindinha! Essa rua vai cair na Bahnhofstrasse. Em seguida você pode ou caminhar até a HB ou pegar qualquer um dos trams que vão para lá (6, 7, 11,13,17, descer na Bahnhofstrasse HB). Você já estará na frente da estação e por fim poderá pegar o trem até o aeroporto.

7. Fim da conexão em Zurique

São vários trens que fazem o trajeto de volta, e eles passam a cada 10, 15 minutos. Você precisa olhar nas telas enormes o que aponta para Flughafen (aeroporto em alemão). Achou? Pronto, é só ir até a plataforma e pegar o trem para Flughafen, a sua parada final. Se pintar dúvida, vá até o gichê de informações e pronto, resolvido!

Fácil né? Aqui um mapinha para facilitar ainda mais a sua vida!

Leia também:
Restaurantes típicos em Zurique
Cafés em Zurique | Cinco lugares para conhecer