Há montanha em Zurique sim! A Uetliberg é a montanha da cidade, mas claro, tem proporções bem menores que as montanhas dos Alpes. Porém, se você tem pouco tempo em Zurique e ainda assim pensa em visitar uma montanha Suíça, Uetliberg pode ser uma ótima opção!

Leia também:
Como planejar uma viagem pela Suíça?
Guia de Zurique

Trilha em Uetliberg
Trilha em Uetliberg | Imagem: Y. W | Adobe Stock

Durante o verão, Uetliberg é a montanha para fazer algumas trilhas, entre elas a trilha dos planetas. Trata-se de uma trilha bem fácil e excelente para ir com crianças pequenas. Por outro lado, durante o inverno, pode ser que haja neve no topo da montanha. Neste caso, Uetliberg oferece uma pista de trenó para que adultos e crianças se divirtam na estação.

Uetliberg no inverno | Imagem: Juliana Guimarães

O que fazer em Uetliberg?

Bom, tudo depende da estação do ano. Se for verão, vale a pena subir a montanha para fazer a trilha dos planetas e admirar a vista. Se for inverno, a dica é brincar de neve e trenó! Lá no alto da montanha há uma torre de TV com um mirante e um hotel/ restaurante que funciona o ano inteiro, independente das condições do tempo.

Verão em Uetliberg

No verão, fazer trilhas em Uetliberg é a melhor dica! Uma das opções é a trilha dos planetas, excelente até mesmo para principiantes.

Trilha em Uetliberg até Felsenegg
Trilha em Uetliberg até Felsenegg | Imagem: hachri | Adobe Stock

A trilha dos Planetas de Uetliberg

Estra trilha se chama assim porque há vários planetas em miniaturas instalados ao longo dela. Todas as miniaturas foram instaladas na mesma escala de proporção e mesma distância proporcional ao sol. A trilha começa no Sol e em seguida podemos percorrer vários planetas enquanto observamos a paisagem que varia entre campos de trigo, milharais e vista panorâmica do Lago de Zurique.

Com exceção do começo do trajeto, que leva da estação de trens de Üetliberg até o princípio da trilha, o percurso é quase inteiro plano. Há pouquíssimas elevações no caminho, e é comum encontrar crianças e idosos fazendo a trilha. No dia que eu fui, tinha até uma mulher de salto alto na montanha, mas eu acho que ela não sabia para onde ia… (ou sabia, e resolveu fazer a trilha de salto, vai saber!)

Se quiser fazer esta trilha, a sua rota será Üetliberg-Folenweid-Balderen-Felsenegg. O trajeto completo, se você for devagar quase parando como eu, deve durar entre 2h30 e 3h. Eu fiz em 3h porque lá em cima parei várias vezes para fazer fotos. Além disso fiz pausa para lanchinho e piquenique em diferentes etapas! Depois é só seguir as placas que sempre indicam o destino final da sua trilha: Felsenegg. Quando chegar lá, você pode tomar o bondinho que desce até Adliswil. Depois disso, caminhar até a Adliswil Bahnhof (estação de trens), onde poderá pegar o trem de volta até Zurich HB.

Adliswil
Adliswil | Imagem: hachri | Adobe Stock

Inverno em Uetliberg

É bom saber que por ser uma montanha mais baixa, nem sempre há neve em Uetliberg. Quando há neve confirmada, é preciso confirmar as condições da montanha antes de subir, pois nem sempre há neve suficiente para praticar o trenó.

Se você estiver visitando Zurique no auge do inverno, entre Janeiro e Fevereiro, é bem provável que haja neve em Uetliberg. Neste caso, vista-se bem e prepare-se para se divertir com os trenós lá no alto. Você pode levar o seu próprio trenó ou alugar um na estação de trens de Uetliberg.

Como chegar à Uetliberg?

Para chegar até Üetliberg, a montanha de Zurique, saia da estação de trens Zürich HB e pegue o trem cuja parada final é a Üetliberg. A cada 30 min passa um trem até lá, e o trajeto dura aproximadamente 20 minutos.

Chegando no topo da montanha, busque o mirante e a torre de TV. Aproveite para fazer algumas fotos lindas! Em seguida, busque as trilhas ou a pista do trenó.

Zurich Suíça
Üetliberg, a montanha de Zurique | Imagem: @tarnrit | Adobe Stock

Bilhetes de trem para Uetliberg

Se fizer o passeio até Uetliberg, você vai gastar no total 2 zonas de trem que Zurique, o que custa aproximadamente CHF 14 por pessoa, ida e volta. Se quiser fazer a trilha que termina em Adliswil, precisará adicionar uma zona extra de trem, mais uns 6CHF por pessoa. Em ambos os casos, o passeio é grátis com o Swiss Travel Pass.

Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.