A montanha Stanserhorn, também conhecida como a montanha do bondinho conversível, é um destes lugares que irão te deixar meio perplexo com a engenharia suíça. Localizada nos arredores de Lucerna, este é um passeio que vale muito a pena fazer se você estiver visitando o país durante o verão. Isso porque você precisará pegar um bondinho que possui uma parte aberta, o que é bem mais agradável nos dias de calor.

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

Stanserhorn
Cume de Stanserhorn | Imagem: @buehli9 | Adobe Stock

Onde fica Stanserhorn no mapa?

Fica em Stans, cidadezinha pequenucha localizada nos arredores de Lucerna, a cerca de 1h30 de Zurique. Por azar do destino, quando eu resolvi ir até lá, a rota que ligava Zurique a Lucerna estava em obras. OMG, e daí, o que eles fazem? Eles mudam um pedaço da rota para que você chegue ao seu destino, mas o trajeto pode durar um pouco mais… Fuéeeen…

Bom, o nosso trajeto durou 2h entre Zurique e Stans, a cidade de onde saem os trens e bondinhos até o topo da montanha! Mas normalmente em 1h30 você chega lá, beleza?!

Stanserhorn
Vista a partir de Stanserhorn | Imagem: @Juliana Guimarães

Como chegar em Stanserhorn?

Eu vou dar a rota para quem está em Zurique, mas daí se você estiver em outra cidade, basta substituir Zurique por esta outra cidade! 😛 Bom, saindo de Zurique, a primeira etapa do trajeto deve ser até Lucerna. A partir de Lucerna você se deslocar até a cidade de Stans, o seu destino final. Dá pra chegar em Stans de trem ou de ônibus.

Leia também o guia sobre Lucerna.

Eu realmente recomendo o uso do trem, por ser o meio de transporte mais rápido e mais confortável. Dica: se for usar o trem para ir até Stans, há alguns vagões que possuem ar condicionado na 2a classe, procure por eles.

Bom, chegando em Stans, você terá que sair da estação de trens e caminhar uns 5 minutos até chegar no ponto de partida inicial entre a base e o topo da montanha Stanserhorn. É um caminho bem fácil, há placas indicando com o desenho de um bondinho, mas na dúvida você procura por “Cabrio” que fica sempre à direita de quem está saindo da estação. Dica: chegue cedo e evite filas!

Como é o passeio na Stanserhorn?

Este passeio é especial porque você vai subir numa montanha de 1900 metros de altura usando o bondinho conversível! Esta foi a primeira montanha do mundo a adotar uma tecnologia que permitisse que os bondinhos tivessem 2 andares, e o andar de cima fosse além de tudo aberto.

Esse bondinho conversível é um sistema que foi inventado na Suíça. Dessa forma, deu muito trabalho para todos os engenheiros, arquitetos e construtores do projeto! Ou seja, você chega lá, sobre no piso aberto e tem uma vista 360 de tudo o que está rolando ao seu redor! É uma experiência brutalmente radical, porque além do bondinho ser ao ar livre, ele vai numa velocidade de 8 metros por segundo, um tempo bastante rápido para este tipo de transporte!

Stanserhorn
Bondinho conversível | Imagem: @Juliana Guimarães

Bondinho e Funicular

Antes de chegar neste bondinho, você precisará primeiro subir um pedaço da montanha usando um trenzinho funicular que foi construído em 1893! Ou seja, você começa a sua viagem num transporte histórico e centenário e termina a subida num espetacular e ultra moderno transporte, que foi inaugurado em 2012!

Stanserhorn
Stanserhorn | Imagem: @Juliana Guimarães

Subida por trilha

Para quem quiser se exercitar, também dá pra subir a montanha usando as trilhas para caminhadas. Isso se você tiver pernas e coração pra isso! A subida é bem íngreme e tem um nível de dificuldade médio para amadores. Trilheiros vão falar que é fácil, mas fácil pra mim é tomar sorvete no sol. Subir uma montanha com mochila nas costas não será fácil nunca! Eu fiz somente a primeira etapa da trilha, que vai de Stans a Kälti e o trajeto durou 45 minutos.

Para saber tudo sobre as trilhas da Suíça, recomendo a leitura deste post aqui.

Foi suficiente para terminar a trilha por ali mesmo e pegar o bondinho (no andar de cima pra refrescar) para chegar mais rápido ao topo da montanha! Curiosamente, Kälti é a parada de encontro entre o funicular e o bondinho, ou seja, se você fizer como eu, talvez economize a fila lá debaixo para pegar o bondinho.

Para quem gosta de caminhar, essa montanha possui também outras trilhas, inclusive lá no topo tem um circuito curto para caminhar também. Nós fizemos e adoramos! Ah e dá pra subir a montanha de bike também, (se você fizer isso, eu já sou sua fã número 1!) o percurso é bem sinalizado e asfaltado.

Stanserhorn
Vista a partir da trilha de Stanserhorn | Imagem: @Luthi | Adobe Stock

O que fazer no topo da Stanserhorn?

Uma vez lá em cima, você encontrou um mini paraíso! Tem restaurante (no verão funciona ao ar livre mas também tem um pedaço fechado e aquecido), tem lojinha de souvenir e para os mais românticos, tem jantar à luz de velas! Sim, a montanha opera de noite, entre maio e novembro até às 11h da noite! Se quiser um passeio mais intimista e super romântico, esta pode ser uma opção sensacional.

Stanserhorn
Stanserhorn | Imagem: @Juliana Guimarães
Stanserhorn
Restaurante e terraço na Montanha Stanserhorn | Imagem: @Simona | Adobe Stock
Stanserhorn
Plataforma em Stanserhorn | Imagem: @buehli9 | Adobe Stock

Informações importantes

Essa montanha custa um pouco caro, como quase todas as montanhas da Suíça. O valor da tarifa cheia é de CHF 74 por pessoa, mas se você tiver o Swiss Travel Pass, há descontos que rendem uma boa economia.

Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Para mais informações sobre acessibilidade, tarifas e horários de funcionamento da montanha, acesse o site oficial da Stanserhorn.

Leia também:
Montanhas na Suíça | Guia com as melhores montanhas para conhecer no país
Tudo sobre trilhas na Suíça | Guia Completo
Valle Verzasca | Uma das trilhas mais pitorescas da Suíça