A montanha Schilthorn, também conhecida como a montanha do 007, é uma das minhas montanhas favoritas na Suíça! Trata-se de uma montanha localizada no coração da Suíça, bem na região de Interlaken.

É uma das minhas montanhas favoritas na Suíça porque possui uma infraestrutura incomparável, como por exemplo, um restaurante giratório e um parque de aventuras como nunca vi antes.

Leia também: Como planejar uma viagem para a Suíça?

Schilthorn Thrill Walk
Thrill Walk em Schilthorn | Imagem: Puripat | Adobe Stock

Onde fica a montanha Schilthorn no mapa?

Antes de mais nada, é bom dar uma olhadinha no mapa para entender onde fica esta montanha. Basicamente, Schilthorn, a montanha do 007, está perto de Interlaken. Especificamente, está localizada mais pros lados de Lauterbrunnen, bem no meio dos Alpes Suíços.

Leia também nossos outros posts relacionados a esta região da Suíça:
Guia de Interlaken
Guia de Lauterbrunnen

Ela é uma opção de passeio bem interessante quer seja no inverno, quer seja no verão. Além disso, portadores do Swiss Travel Pass possuem desconto para subir a montanha.

Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Como chegar na Schilthorn?

Em primeiro lugar, a melhor forma de chegar até Schilthorn é via Lauterbrunnen. Se você estiver usando o transporte público, basicamente terá que pegar um trem até Lauterbrunnen. De lá, você irá pegar um ônibus que leva até o vilarejo de Stechelberg. Este é o ponto de partida dos bondinhos até o topo da montanha do 007. É tudo muito bem sinalizado, e você já sai do ônibus praticamente na entrada dos bondinhos.

Lauterbrunnen Suíça
Lauterbrunnen | Imagem: @Eva Bocek | Adobe Stock

Bondinhos da Schilthorn Piz Gloria

Bom, o trajeto da base até o topo da montanha passa por vários os bondinhos. Você terá que fazer a baldeação no meio do caminho, e cada parada é uma atração turística à parte.

A montanha se divide em 3 paradas de bondinhos, nesta ordem: “3 Chill“, “2 Thrill” e “1 View“.

Note que você também pode fazer outro trajeto saindo da base da montanha. Por exemplo, dá pra pegar o bondinho até Gimmelwald, outro vilarejo de montanha. Porém, lembre-se que fazer tudo num único dia pode ser cansativo e bem caro.

Compre aqui antecipadamente o bilhete para os bondinhos do Schilthorn, a montanha do 007.

Schilthorn: Parada 3 | Chill | Mürren

Neste ponto estaremos próximo a Mürren, a 1638m de altitude. Este é o ponto de partida para a Children’s Adventure Trail, a Flower Trail (inaugurada em 2016), a Northface Trail e a Mountain View Trail. Estas são trilhas de montanha com diferentes níveis de dificuldade, passeios interessantes se você gosta de caminhar. As duas primeiras trilhas são adequadas para ir com crianças.

Murren
Murren Imagem: Michal Adobe Stock

Se você quer ter somente uma experiência de trilha, pode pagar o bondinho até este ponto e fazer as caminhadas ali. Para voltar, pegue o mesmo bondinho no sentido contrátio até Stechelberg e de lá, o ônibus até Lauterbrunnen.

Em Mürren e em Allmendhubel há restaurantes, lugar para fazer churrasco e ponto de observação do panorama das montanhas. E se você não gosta de caminhar, ainda tem a opção de andar de funicular ou aquelas cadeirinhas de esqui a partir deste ponto.

Durante o inverno, toda essa região vira estação de esqui.

Schilthorn: Parada 2 Thrill | Birg

Neste ponto, você já estará em Birg, a 2677 metros de altitude. Lá, você vai notar um panorama bem diferente, pois já estará perto das montanhas com seus picos nevados e paisagens de tirar o fôlego.

Schilthorn
Thrill Walk em Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães

Em 2016 foi inaugurada nesta montanha a Thrill Walk. Trata-se de uma plataforma de caminhos ultra emocionantes construídos em cima do penhasco. De lá você poderá olhar para baixo no piso vazado ou na plataforma de vidro e sentir a adrenalina correndo na veia. Se for ainda mais corajoso, poderá atravessar o túnel de metal ou andar na corda bamba bem em cima do desfiladeiro. Esses engenheiros suíços…

Thrill Walk em Schilthorn
Thrill Walk em Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães

Também há várias trilhas saindo deste ponto, porém, são todas com dificuldade avançada e exigem equipamentos de montanha. No inverno, pistas de esqui de dificuldade azul, vermelha e preta estão neste ponto.

Schilthorn: Parada 3 View | Piz Gloria

Este é o ponto do Piz Gloria, o topo da montanha do 007, a 2971 metros de altitude. Neste lugar, você poderá apreciar uma vista perfeita dos Alpes Suíços. No topo da montanha há uma plataforma enorme por onde você pode caminhar com segurança e observar todo o panorama dos Alpes com a ajuda de binóculos instalados ao redor.

Topo da montanha Schilthorn
Topo da montanha Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães

Além disso, você se sentirá no filme do 007 – a Serviço Secreto de sua Majestade – isso porque o lugar foi cenário do filme e está cheio de referências a James Bond lá em cima.

Schilthorn
Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães

Falando nisso, lá está o Bond World, uma exposição permanente e interativa sobre o filme e o set de filmagem.

Finalmente, lá no topo está o Restaurante 360 graus, um restaurante giratório que oferece a vista 360 graus das montanhas. Há a opção de fazer um brunch lá no topo, com um menu delicioso à vontade! Se for mais tarde, você pode pedir no menu a la carte. Eu pedi o hambúrguer do James Bond e aproveitei muito o momento lá no topo, super recomendo esta experiência!

Durante o inverno, corajosos podem esquiar na pista preta! Mas lembre-se de só ir se você realmente tem experiência!

Leia também: Trilhas na Suíça, o que você deve saber antes de praticar o esporte.

Perguntas frequentes sobre a montanha Schilthorn

Como muita gente me procura para tirar dúvidas sobre este passeio, achei legal escrever as perguntas mais frequentes aqui. Se você tem alguma dúvida que não está listada, só comentar mais abaixo que eu respondo!

Dá pra fazer a Schilthorn no mesmo dia que a Jungfrau?

Não, não dá. Cada montanha exige um dia inteiro de passeio, para ler o guia da Jungfrau, clique aqui.

Dá pra fazer a Schilthorn num bate-volta saindo de Zurique ou Lucerna?

Se você acordar bem cedo e sair antes das 7 da manhã, dá. Mas será um dia puxado e bem cansativo, recomendo fazer este bate-volta entre os meses de Abril a Outubro.

Dá pra fazer a Schilthorn no inverno?

Sim, dá pra fazer. Entretanto, como no inverno os dias são mais curtos, você correrá o risco de perder a visibilidade muito cedo. Dependendo das condições climáticas, a atração Thrill Walk pode estar fechada por motivos de segurança.

Compre aqui antecipadamente o bilhete para os bondinhos do Schilthorn, a montanha do 007.

Posso deixar para comprar a Schilthorn na hora ou precisa reservar com antecedência?

Pode comprar na hora, não precisa fazer a reserva neste passeio. Porém se comprar com antecedência pela internet você pode dividir no cartão. Se você possui o Swiss Travel Pass a montanha oferece desconto de 50%.

Compre aqui o seu Swiss Travel Pass antecipadamente pela internet direto no site da Rail Europe.

Sugestão de hotéis em Interlaken

Eu sugiro que você faça a base em Interlaken, que é a cidade mais estruturada e mais próxima às atrações de montanha como a Jungfrau e a Schilthorn. Neste caso, há vários hotéis interessantes e um que me chama muito a atenção é o Hotel Derby.

Este é um hotel familiar, padrão 3 estrelas, localizado próximo ao centro e as zonas mais importantes de Interlaken, adorei quando estive por lá.

Hotel Derby
Endereço: Jungfraustrasse 70, Interlaken
Reserve direto pelo Booking.com

Faça a reserva deste hotel agora pelo Booking.com e pague somente na chegada