A montanha Schilthorn, também conhecida como a montanha do 007, é uma das minhas montanhas favoritas na Suíça! Trata-se de uma montanha localizada no coração da Suíça, bem na região de Interlaken.
É uma das minhas montanhas favoritas na Suíça porque possui uma infraestrutura incomparável, como por exemplo, um restaurante giratório e um parque de aventuras como nunca vi antes.
Leia também: Como planejar uma viagem para a Suíça?
Onde fica a montanha Schilthorn no mapa?
Antes de mais nada, é bom dar uma olhadinha no mapa para entender onde fica esta montanha. Basicamente, Schilthorn, a montanha do 007, está perto de Interlaken. Especificamente, está localizada mais pros lados de Lauterbrunnen, bem no meio dos Alpes Suíços.
Leia também nossos outros posts relacionados a esta região da Suíça:
Guia de Interlaken
Guia de Lauterbrunnen
Ela é uma opção de passeio bem interessante quer seja no inverno, quer seja no verão. Além disso, portadores do Swiss Travel Pass possuem desconto para subir a montanha.
Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Como chegar na Schilthorn?
A melhor forma de chegar até Schilthorn é via Lauterbrunnen. Se você estiver usando o transporte público, basicamente terá que pegar um trem até Lauterbrunnen. De lá, a melhor forma, na minha opinão é usar o ônibus 141 que sai da estação Lauterbrunnen Bahnhof e leva até o vilarejo de Stechelberg. Desça na estação Stechelberg, Post. Este ônibus sai a cada 30 minutos e o trajeto dura cerca de 20 minutos.
Stechelberg é o ponto de partida dos bondinhos até o topo da montanha do 007. É tudo muito bem sinalizado, e você já sai do ônibus praticamente na entrada dos bondinhos.

Bondinhos da Schilthorn Piz Gloria
Bom, o trajeto da base até o topo da montanha passa por vários bondinhos. Você terá que fazer as baldeações no meio do caminho, e cada parada é uma atração turística à parte. São 3 bondinhos até chegar ao topo da Montanha do 007. A primeira é Gimmelwald, que é um dos vilarejos no alto da montanha.
Em seguida, você irá seguir até Mürren (Chill), considerada a primeira atração da Schilthorn. A seguir você descerá em Birg (Thrill) e finalmente terá acesso ao Piz Gloria (View), ou seja, o topo!
A montanha dividiu cada uma das paradas principais de acordo com as atrações que ela oferece. A seguir vou explicar o que ver em cada uma destas paradas, o que faz parte da experiência na montanha Schilthorn e está incluso no valor do bilhete.
1. Mürren (Chill)
Neste ponto estaremos próximo a Mürren, a 1638m de altitude. Este é o ponto de partida para a Children’s Adventure Trail, a Flower Trail (inaugurada em 2016), a Northface Trail e a Mountain View Trail. Estas são trilhas de montanha com diferentes níveis de dificuldade, passeios interessantes se você gosta de caminhar. As duas primeiras trilhas são adequadas para ir com crianças.

Se você quer ter somente uma experiência de trilha, pode pagar o bondinho até este ponto e fazer as caminhadas ali. Para voltar, pegue o mesmo bondinho no sentido contrátio até Stechelberg e de lá, o ônibus até Lauterbrunnen.
Em Mürren e em Allmendhubel há restaurantes, lugar para fazer churrasco e ponto de observação do panorama das montanhas. E se você não gosta de caminhar, ainda tem a opção de andar de funicular ou aquelas cadeirinhas de esqui a partir deste ponto.
Durante o inverno, toda essa região vira estação de esqui.
2. Birg (Thrill)
Neste ponto, você já estará em Birg, a 2677 metros de altitude. Lá, você vai notar um panorama bem diferente, pois já estará perto das montanhas com seus picos nevados e paisagens de tirar o fôlego.

Em 2016 foi inaugurada nesta montanha a Thrill Walk. Trata-se de uma plataforma de caminhos ultra emocionantes construídos em cima do penhasco. De lá você poderá olhar para baixo no piso vazado ou na plataforma de vidro e sentir a adrenalina correndo na veia. Se for ainda mais corajoso, poderá atravessar o túnel de metal ou andar na corda bamba bem em cima do desfiladeiro. Esses engenheiros suíços…

Também há várias trilhas saindo deste ponto, porém, são todas com dificuldade avançada e exigem equipamentos de montanha. No inverno, pistas de esqui de dificuldade azul, vermelha e preta estão neste ponto.
Schilthorn | Imagem: @Juliana Guimarães Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães
3. Piz Gloria | View
Este é o ponto do Piz Gloria, o topo da montanha do 007, a 2971 metros de altitude. Neste lugar, você poderá apreciar uma vista perfeita dos Alpes Suíços. No topo da montanha há uma plataforma enorme por onde você pode caminhar com segurança e observar todo o panorama dos Alpes com a ajuda de binóculos instalados ao redor.

Além disso, você se sentirá no filme do 007 – a Serviço Secreto de sua Majestade – isso porque o lugar foi cenário do filme e está cheio de referências a James Bond lá em cima.

Falando nisso, lá está o Bond World, uma exposição permanente e interativa sobre o filme e o set de filmagem.
Finalmente, lá no topo está o Restaurante 360 graus, um restaurante giratório que oferece a vista 360 graus das montanhas. Há a opção de fazer um brunch lá no topo, com um menu delicioso à vontade! Se for mais tarde, você pode pedir no menu à la carte. Eu pedi o hambúrguer do James Bond e aproveitei muito o momento lá no topo, super recomendo esta experiência!
Café 007 em Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães Hamburguer 007 em Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães
Durante o inverno, corajosos podem esquiar na pista preta! Mas lembre-se de só ir se você realmente tem experiência!
Montanha Schilthorn | Imagem: @navintar | Adobe Stock Thrill Walk em Schilthorn | Imagem: @Puripat | Adobe Stock
Leia também: Trilhas na Suíça, o que você deve saber antes de praticar o esporte.
Perguntas frequentes sobre a montanha Schilthorn
Como muita gente me procura para tirar dúvidas sobre este passeio, achei legal escrever as perguntas mais frequentes aqui. Se você tem alguma dúvida que não está listada, só comentar mais abaixo que eu respondo!
1. Dá pra fazer a Schilthorn no mesmo dia que a Jungfrau?
Não, não dá. Cada montanha exige um dia inteiro de passeio, para ler o guia da Jungfrau, clique aqui.
2. Dá pra fazer a Schilthorn num bate-volta saindo de Zurique ou Lucerna?
Se você acordar bem cedo e sair antes das 7 da manhã, dá. Mas será um dia puxado e bem cansativo, recomendo fazer este bate-volta entre os meses de Abril a Outubro.
3. Dá pra fazer a Schilthorn no inverno?
Sim, dá pra fazer. Entretanto, como no inverno os dias são mais curtos, você correrá o risco de perder a visibilidade muito cedo. Dependendo das condições climáticas, a atração Thrill Walk pode estar fechada por motivos de segurança.
4. Posso deixar para comprar a Schilthorn na hora ou precisa reservar com antecedência?
Pode comprar na hora, não precisa fazer a reserva neste passeio. Porém se comprar com antecedência pela internet você pode dividir no cartão. Se você possui o Swiss Travel Pass a montanha oferece desconto de 50%.
Sugestão de hotéis em Interlaken
Eu sugiro que você faça a base em Interlaken, que é a cidade mais estruturada e mais próxima às atrações de montanha como a Jungfrau e a Schilthorn. Neste caso, há vários hotéis interessantes e um que me chama muito a atenção é o Hotel Derby.
Hotel em Interlaken Imagem: Divulgação
Este é um hotel familiar, padrão 3 estrelas, localizado próximo ao centro e as zonas mais importantes de Interlaken, adorei quando estive por lá.
Hotel Derby
Endereço: Jungfraustrasse 70, Interlaken
Reserve direto pelo Booking.com
Leia também:
O que fazer em Interlaken? Guia sobre a cidade
Montanha Jungfrau | Top of Europe
Parapente na Suíça | Experiência nos Alpes
Montanhas na Suíça | Guia com as melhores montanhas para conhecer no país
Olá, gostei muito do seu site e de suas dicas. Nesse passeio para a Schilthorn é possível parar em cada vila do caminho para conhecer ?