Entre as montanhas mais tradicionais da Suíça, Rigi está no topo da lista. É chamada de “A Rainha das Montanhas” por um motivo especial. É que a Rigi é uma das primeiras montanhas onde foi construída uma estrutura de transporte até o topo. O trenzinho tipo cremalheira que leva até o topo da montanha Rigi é uma aventura à parte. Aqui neste post vou te contar mais sobre a Montanha Rigi e passar todas as minhas dicas para visitá-la durante a sua viagem na Suíça.
Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?
Antes de mais nada, é bom saber que a montanha Rigi é uma das opções mais buscadas por turistas da região de Lucerna. Vale a pena incluir o passeio principalmente se você possuir o Swiss Travel Pass, que daí a montanha sairá 100% grátis.
Para entender tudo sobre o Swiss Travel Pass, acesse nossa página com mais informações a respeito. Para comprar o passe pela internet, recomendamos o site da Rail Europe, aqui neste link.
Onde fica a montanha Rigi no mapa?
Rigi fica localizada bem próximo a Lucerna, na beira do Lago de Lucerna. É uma excelente opção de montanha tanto no inverno como no verão. Para chegar lá você pode fazer o passeio de trem, de barco ou de carro. A seguir te mostramos como chegar até a montanha Rigi, na Suíça.
Como chegar até a montanha Rigi?
Bom, há várias formas de chegar até esta montanha. A seguir você vai entender melhor todas elas, sempre partindo de Lucerna. Se você estiver em outra cidade, vá até Lucerna e de lá siga estes passos.
Trajeto de Trem
Para chegar até o topo da montanha usando o trem, você precisará sair da estação de trens de Lucerna e de lá chegar até a estação Arth-Goldau, que é uma vila nas proximidades. Este trajeto dura mais ou menos 1h30. Chegando em Arth-Goldau, siga as placas que indicam até o início do trenzinho que leva ao topo da montanha Rigi.
Para quem não tiver o Swiss Travel Pass, o bilhete custa 72CHF. Clique aqui para comprar o bilhete de trem de Arth-Goldau até Rigi Kulm.

Trajeto de barco via Weggis
O trajeto mais interessante na minha opinião é de barco até Rigi. Isso porque este percurso passa pelas belas paisagens do Lago de Lucerna e você ainda pega um bondinho até a parada Rigi Kaltbad, onde estão as termas da montanha Rigi.
Para isso, você pega o barco em Lucerna até a estação de barcos de Weggis, que é uma vila ali perto. O passeio dura aproximadamente 40 minutos e está 100% incluso no Swiss Travel Pass. Para saber os horários deste barco, clique no site oficial da companhia de barcos de Lucerna.
Na Suíça, barcos são parte do sistema de transporte público do país. Portanto, sempre há barcos saindo em determinada direção fazendo paradas intermediárias como se fosse um trem ou um ônibus. Você sai do barco de Lucerna em direção a Flüelen e para em Weggis, que fica no meio do caminho. Na volta, pegue o barco no sentido contrário, em direção a Lucerna.

Chegando em Weggis, você precisará fazer uma caminhada de aproximadamente 10 minutos até a base de onde saem os bondinhos. O caminho é sinalizado, mas é bom olhar no mapa antes. A caminhada envolve um pouco de subida, pode ser cansativo para quem não gosta de caminhar.
Para quem não tiver o Swiss Travel Pass, o bilhete custa 72CHF. Clique aqui para comprar o bilhete de trem de Weggis até Rigi Kulm.
Trajeto de barco via Vitznau
Também é possível ir de barco até Vitznau, de onde sai um trenzinho tipo cremalheira até o topo da montanha. Neste caso, não pega o bondinho, mas também não precisa fazer uma caminhada com subida. Basta seguir no mesmo barco em direção a Flüelen e, em vez de parar em Weggis, continuar até Vitznau, que é a parada seguinte. Você fica uns 15 minutos a mais no barco.
Chegando em Vitznau, siga as placas até encontrar o trenzinho que leva até Rigi. É um passeio interessante também!
Para quem não tiver o Swiss Travel Pass, o bilhete custa 72CHF. Clique aqui para comprar o bilhete de trem de Viztnau até Rigi Kulm.
Trajeto de Carro
Tanto em Arth-Goldau, como em Weggis ou Vitznau há estacionamentos disponíveis. De carro você necessariamente precisará estacionar nas estações de cada uma delas e seguir o trajeto de transporte público até o topo. Eu recomendo estacionar o carro em Weggis e seguir o trajeto de bondinho / trem.
O que fazer em Rigi durante o verão?
Bom, no verão a montanha oferece várias opções de trilhas. Como Rigi é uma montanha mais baixa, dificilmente haverá neve no topo durante o verão. Mas talvez você encontre alguns blocos de gelo no caminho, por isso é importante levar bons sapatos para trilha.
Há quem faça as trilhas subindo, e neste caso não precisa pegar os trenzinhos ou bondinhos até a montanha. Mas há quem prefira chegar até o topo de transporte e fazer as trilhas descendo! Você também pode subir até o topo, fazer uma caminhada lá em cima nos principais pontos e descer de transporte.
No topo da montanha há um hotel e um restaurante, além de banquinhos e informações sobre a natureza. Crianças costumam se divertir com as esculturas no pequeno caminho que leva até o ponto mais alto da montanha Rigi.
Vale lembrar que mesmo no verão, o topo da montanha é gelado. Por isso leve sempre agasalhos adequados, ainda que a sua viagem seja em pleno verão suíço.
O que fazer em Rigi durante o inverno?
No inverno a coisa muda completamente. O panorama da montanha no inverno estará diferente, com muita neve em toda a superfície. A neve começa a chegar no outono e vai aumentando gradualmente. No inverno pesado, entre janeiro e fevereiro, provavelmente haverá neve do topo até próximo à base da montanha.
Neste caso, as atividades são relacionadas aos esportes de inverno. Você pode praticar esqui em qualquer uma das pistas da montanha. Inclusive, é possível pagar por aulas de esqui tanto para crianças como adultos. Mais informações sobre aulas de esqui em Rigi, clique aqui neste link.

Além disso, você poderá curtir um dia nas termas de Rigi Kaltbad, que são uma maravilha! Aliás, eu sou bem fã das termas nas montanhas suíças, acho bem mais agradável do que ficar no frio, mas gosto é gosto!

Para saber mais sobre as atrações de inverno em Rigi, dá uma olhada aqui no site oficial da montanha. E para comprar o ingresso até as termas, basta clicar aqui.
Compre aqui o ingresso para subir até Rigi Kaltbad e reservar a sua entrada nas termas de Rigi.
Leia também:
Termas em Rigi Kaltbad | Águas Termais na montanha Rigi
Montanhas na Suíça | Melhores opções para conhecer
O que fazer no inverno em Zurique?
Fondue no Barco em Zurique | um passeio inesquecível
Comentários Recentes