Se você está pensando em passear pela montanha Pilatus, na Suíça, se liga aqui neste post! Separei as dicas mais completas para quem deseja conhecer tudo sobre Pilatus, a montanha dos Dragões!

Antes de mais nada é bom saber que o apelido “montanha dos dragões” vem da idade média. Naquela época se acreditava que realmente havia dragões vivendo na montanha Pilatus. Então um padre subiu a montanha, benzeu o pico e aí sim, nunca mais se viu dragões voando pela montanha! Mas o apelido ficou, e portanto, há várias referências sobre dragões em toda a montanha.

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

Onde fica a montanha Pilatus no mapa?

Pilatus é uma montanha que fica perto de Lucerna. Eu recomendo fazer o passeio até Pilatus se você estiver hospedado em Lucerna, Zurique ou Zug.

Se estiver mais ao sul da Suíça ou inclusive no centro, perto de Interlaken, há outras montanhas na Suíça mais perto de você.

Há várias formas de subir a montanha Pilatus. Você pode usar o bondinho, usar o trenzinho tipo cremalheira ou fazer uma mistura entre os dois. Recomendo a mistura, assim você aproveita as duas experiências! Por exemplo, a ida pelo bondinho e a volta pelo trenzinho! 😉

Subida em Pilatus de bondinho

Para subir Pilatus de bondinho, você vai precisar ir até uma pequena cidade chamada Kriens, que fica bem pertinho de Lucerna.

Para chegar em Kriens com o transporte público, basta pegar a linha de ônibus número 1, saindo da estação Luzern Bahnhof. O ponto dos ônibus fica justo na frente da estação de trens. Pegue a linha de ônibus número 1 em direção a Kriens, e desça na parada Kriens Centrum, Pilatus.

Quando você chegar em Kriens Pilatus (não confunda com a estação Pilatusplatz), terá que andar uns 5 minutos até a saída do bondinho. Este é um caminho com boa sinalização de placas, mas se pintar uma dúvida, olha pro alto e veja onde é que a montanha começa! É pra lá!

Chegando na entrada do bondinho, você compra o seu ticket ou mostra o seu bilhete impresso, caso já esteja com o ticket em mãos. O bilhete custa 72CHF ida e volta e você pode comprar antecipadamente aqui neste link.

Clique aqui para comprar o ingresso de ida e volta para a montanha Pilatus.

Montanha Pilatus
Bondinho na Montanha Pilatus | Imagem: djama | Adobe Stock

Subida em Pilatus de trenzinho cremalheira

Outra opção é subir Pilatus de trenzinho cremalheira. Trata-se de um trenzinho bem romântico e antigo construído no século 19! O trem sai de outra cidadezinha chamada Alpnachstad.

Para chegar até Alpnachstad você pode ir de trem ou de barco, saindo de Lucerna. A duração do trem é de 20 minutos e sai de Lucerna a cada meia hora. Já o barco dura 1 hora e sai a cada hora de Lucerna.

Chegando em Alpnachstad, você já estará bem próximo ao guichê para comprar o trenzinho da montanha e logo, poderá subir por entre túneis e natureza alpina até o topo do Pilatus. O legal deste trajeto é que este é o percurso de trens mais íngreme do mundo! Maior adrenalina! 😀

Clique aqui para comprar o ingresso de ida e volta para a montanha Pilatus.

Trenzinho cremalheira Pilatus
Trenzinho cremalheira Pilatus | Imagem: santosha57 | Adobe Stock

Se você optar por fazer a ida e a volta por lugares diferentes, poderá usar o mesmo ingresso comprado pela internet. Clique aqui para comprar o ingresso de ida e volta para o Pilatus.

É bom saber que portadores do Swiss Travel Pass possuem desconto de 50% para subir o Pilatus. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Subida em Pilatus à pé

Finalmente, há quem escolha subir o Pilatus a pé! Pois é! Subir as montanhas a pé é o esporte nacional dos suíços. Em Pilatus a aventura não decepciona. As trilhas para chegar até o topo do Pilatus são muito bem sinalizadas e possuem uma dificuldade média. O trajeto completo dura aproximadamente 5 horas, mas você pode sempre parar em algum ponto intermediário e entrar no bondinho para terminar a subida! Eu já fiz isso e valeu a experiência!

Se você estiver interessado nesta opção, recomendo que faça a trilha por Kriens, a partir da base da montanha. É só subir, logo você vai começar a encontrar as placas e o tempo que leva até o destino desejado.

Dica: se quiser fazer trilha em Pilatus, leve na mochila água, comida e camadas de roupa. E acesse aqui o nosso post completo sobre Trilhas na Suíça para saber tudo sobre o assunto.

Principalmente nas estações mais frias, conforme vamos subindo, o frio começa a apertar e será necessário se abrigar. Leve também uma peça de roupas secas, porque se você suar muito, vai precisar trocar de roupa quando chegar no destino final. Ficar com a roupa molhada de suor no frio é pedir para encarar, na melhor das hipóteses, uma gripe bem feia.

Trilha em Pilatus
Trilha em Pilatus| Imagem: Damien | Adobe Stock

O que fazer no monte Pilatus?

Pilatus é uma montanha com várias atrações durante todo o trajeto, principalmente se você subir de bondinho! Em Krienseregg, a primeira parada do bondinho, está a PILU-LAND, um parquinho para crianças brincarem no alto da montanha. Se você quiser subir até lá, vai custar cerca de 20CHF o trajeto.

Aventura em Pilatus
Aventura em Pilatus| Imagem: muehle| Adobe Stock

Na seguinte parada do bondinho, em Fräkmüntegg estão outras duas atrações, a Pilatus Rope Park, e a Toboggan Run. A primeira é um parque de arborismo bem legal com atividades para crianças e adultos. E a segunda é um Tobogan gigante de mais de 1000 metros para descer a montanha escorregando!

Claro, estas atrações só funcionam durante os meses de abril a outubro e nenhuma delas está incluída no preço do bilhete. Mas para quem quer ter mais do que a experiência de subir e descer, pode ser bem legal conhecer estes lugares! Mais informações aqui neste link (em inglês).

E se você quiser dar uma caminhada lá em cima do Pilatus, também há várias coisas para conhecer por lá e fazer fotos fabulosas. Você pode conhecer por exemplo a trilha para a Klinsenhornkapelle, ou visitar as cabras na Flower Trail ou visitar Oberhaupt. Tudo isso lá em cima, no topo do Pilatus!

Vista do topo de Pilatus
Vista do topo de Pilatus | Imagem: Mathias | Adobe Stock

Onde dormir no Pilatus?

Por fim, para quem quiser se hospedar no topo da montanha, há um hotel fabuloso lá em cima, o Hotel Bellevue. Já pensou que maravilha se hospedar uma noite no topo da montanha Pilatus?! O valor da diária já inclui o jantar e café da manhã, porque lá de cima não vai rolar encontrar outra opção de restaurante, né? Mas o buffet é sensacional!

Pilatus
Pilatus | Imagem: komet25 | Adobe Stock

Hotel Bellevue Krienz
Endereço: Schlossweg 1, Kriens (topo do Pilatus)
Reserve com cancelamento grátis no Booking.com