A Montanha Ebenalp possui um panorama magnífico e também um dos restaurantes mais lindos que eu já visitei na Suíça. Trata-se do pitoresco e engenhoso restaurante Berggasthaus Aescher-Wildkirchli, um restaurante cravado no meio da rocha.

Aqui neste post vão as dicas para visitar a montanha Ebenalp e conhecer o restaurante Berggasthaus Aescher-Wildkirchli durante a sua viagem. De bônus você ainda pode dar um mergulho no lago alpino Seealpsee e passear em Appenzell . Vamos lá!

Onde fica a Ebenalp e o restaurante cravado na Montanha?

A Ebenalp fica na região do maciço de Alpstein. Esta região tem muitas montanhas espetaculares, e a gente escolheu a Montanha Ebenalp para passar o dia, saindo Zurique. Dá pra fazer o bate-volta saindo de Zurique, fica um pouco puxado, mas vale a pena se for no verão.

No mapa dá pra entender melhor onde fica a Ebenalp. Ela está localizada ao nordeste da Suíça, bem próxima às cidades de Appenzell e St. Gallen. Saindo de Zurique de carro, são aproximadamente 1h30 de trajeto. Eu usei o transporte público e neste caso, são cerca de 2h40 de trajeto usando as linhas de trem.

Como chegar na montanha Ebenalp?

Para chegar até Ebenalp de trem, você precisará descer na estação Wasserauen, ou seja, um vilarejo com uma população de pouco mais de 2000 habitantes. A partir de Zurique, são duas baldeações, uma até Gossau e a seguinte até Wasserauen. É importante olhar os horários dos trens certinho porque assim você evita perder tempo nas baldeações. Se você estiver em outra cidade, recomendo buscar o trajeto no Google Maps, que está bem atualizado. Coloque o destino Ebenalp e veja qual o trajeto detalhado com as baldeações necessárias.

A paisagem do trem Zurich-Gossau é simplesmente espetacular. Isto porque este é um dos trens que fazem parte do Grand Train Tour of Switzerland, com as linhas de trens panorâmicos mais bonitas do país. Recomendo sair cedinho e apreciar a viagem enquanto você toma um cafezinho no próprio trem. Há serviço de bordo com venda de café no trem até Gossau. 🙂

Chegando em Wasserauen, você pode buscar as placas para a entrada da montanha Ebenalp. O acesso ao topo se dá tanto por trilhas, como por bondinhos saindo da base da montanha. Nós optamos por subir de bondinho e descer a trilha a pé. Há quem faça a trilha na subida e descida por bondinhos também (pessoas mais fortes, essas! :P).

Minha Rota até a montanha Ebenalp

No nosso caso, saímos cedinho de Zurique e pegamos o trem Zurich-St Gallen, às 8h da manhã. Nós então descemos em Gossau, onde partimos para Appenzell usando a Appenzeller Bahnen, sistema de trens locais. Na cidade, paramos rapidamente para deixar a barraca e as mochilas guardadas em um locker, porque queríamos evitar caminhar com muita carga na montanha. Logo em seguida, partimos para Wasserauen.

Chegando na montanha, a fila para subir no bondinho até a Ebenalp já estava grande, cerca de 30 minutos de espera. Finalmente chegamos na bilheteria, mas como a gente já tinha o Swiss Travel Pass, pagamos somente meia tarifa. Preço total: 11CHF por pessoa, com o desconto do passe.

O trajeto de bondinho dura uns 5 minutinhos. Daí lá em cima há várias trilhas lindas para fazer. Nós escolhemos a trilha que passa pelo restaurante Wildkirchli e depois até o lago Seealpsee, mas tem muitas outras. Aqui neste site tem as outras sugestões de trilhas para fazer na montanha Ebenalp e redondezas. Conhecemos um casal que fazia a trilha entre Ebenalp e Säntis, outra montanha linda ali do lado. Detalhe: este casal encarou a trilha alpina (mais de 8h de duração) com uma bebê de 6 meses nas costas!!! Gente do céu, que orgulho!!!

Trilha de Ebenalp até Wasserauen (7km)

A primeira informação importante é que esta trilha é uma descida, mas nem por isso é uma trilha fácil. Se você fizer a trilha direto, no ritmo oficial, leva 1h45. Nós gastamos o dia inteiro neste passeio! Tudo bem que fizemos o trajeto com calma e com muitas paradas para fotos (e comida, banheiro, restaurante, mergulho), mas é bom saber que o percurso pode levar mais tempo do que o planejado.

De qualquer forma, a descida é bem íngreme e tem muitas pedras e raízes de árvores expostas. No nosso passeio havia lama em alguns trechos, o que deixava o percurso mais escorregadio e perigoso para quem não tem muita experiência. Recomendo o uso de sapatos adequados para trilha e de preferência aqueles palitos para hiking. E para saber mais informações sobre trilhas na Suíça, recomendo a leitura deste artigo.

Trecho Ebenalp – Wildkirchli (500m)

A primeira parte da trilha (Ebenalp-Wildkirchli) é um trecho bem leve, de aproximadamente 10 minutos, que leva às cavernas pré-históricas conhecidas como Wildkirchli. O caminho passa dentro das cavernas, que são hiper frias e úmidas, mas em pouco tempo você chega à saída que leva ao Berggasthaus Aescher-Wildkirchli, o restaurante cravado na montanha. O visual é realmente impressionante e faz jus à fama do lugar. O restaurante já recebeu gente do mundo inteiro em busca da foto perfeita. Aqui vai a nossa contribuição!

Trecho Wildkirchli – Seealpsee (5,2km)

Muitas fotografias depois, seguimos em direção a Seealpsee, que é na verdade um dos lagos mais lindos da Suíça. Alí faríamos o nosso almoço, o que acabou sendo o erro do dia! Como não levamos comida para a trilha, porque imaginávamos que seria rápido, chegamos ao lago Seealpsee com muita fome! A trilha nos custou mais tempo e joelhos do que pensávamos, e a chegada ao lago foi um pouco cansativa. Nós levamos cerca de 2h nesta caminhada, que possui aproximadamente 750m de inclinação. Então leve alguns snacks como amendoim, frutas secas e muita água para esta caminhada. Ah e também abuse do protetor solar!

Chegando a Seealpsee,  paramos para comer no restaurante e depois saímos para dar uma volta no lago. O caminho é lindo e muito agradável, rende algumas fotos de cinema! A ideia era dar um mergulho no lago, eu até me preparei pra isso mas depois da primeira pisada dentro d’água, arrepiou até o último fio de cabelo! Gente do céu, água de degelo não é mole… Eu então tentei outra pisada e o máximo que consegui encarar foi água até o joelho. Se você conseguir mergulhar aqui, merece um prêmio! 😀

Trecho Seealpsee – Wasserauen (2,9km)

Depois do lago Seealpsee, pegamos o caminho de volta a Wasserauen. Este trecho é uma descida bem íngreme, mas completamente asfaltada. São aproximadamente 300m de inclinação, a gente fez o trajeto em uns 40 minutos. No caminho você terá uma paisagem típica Suíça para aproveitar!

Depois de Wasserauen, você pode pegar o trem de volta para Zurique ou então seguir o passeio até Appenzell. Nós paramos em Appenzell para buscar as nossas coisas e ir até o camping Eischer, onde passamos a noite numa barraca. Foi uma experiência bem diferente, acampar nos Alpes Suíços! Mas isso é assunto para outro post! 🙂

Leia também:
Tudo sobre trilhas na Suíça | Guia Completo
Lago Bannalpsee | Trilha em Lucerna
Uetliberg | Trilha em Zurique