Se você pensa em viajar de trens panorâmicos na Suíça, este post é para você! Nós tivemos a oportunidade de conhecer as rotas de trem panorâmico do Grand Train Tour of Switzerland, ou seja, as rotas de trens panorâmicos mais bonitas da Suíça! E não é que o assunto rendeu um post inteirinho? Se você também quer saber quais são as rotas de trens panorâmicos mais bonitas para se fazer na Suíça, dá uma lida neste post agora ou vá direto ao ponto no nosso índice abaixo!

Lista de conteúdos

  1. Bernina Express
  2. Glacier-Express
  3. Luzern-Interlaken Express
  4. Golden Pass Express
  5. Zermatt – Gornergrat
  6. Rhaetian Railway

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

1. Bernina Express

Bernina Express
Bernina Express. Imagem: djama | Adobe Stock

O Bernina Express faz a rota entre St. Moritz e Locarno, na Itália. Este trem é um espetáculo, primeiro, porque os vagões possuem janelões até o teto, o que permite uma visão completa da paisagem alpina na região. Segundo, é um dos trens mais confortáveis que eu já viajei, com poltronas amplas e lugar marcado, ou seja, ninguém vai ficar disputando lugar no trem. O trem oferece serviço de bordo e uma carta de souvenirs para quem quer levar mais do fotos de lembrança.

2. Glacier Express

Glacier Express
Glacier Express. Imagem: Peter Stein | Adobe Stock

O Glacier Express é outro trem panorâmico cujos assentos requerem reserva antecipada, porém, que faz toda a diferença na sua viagem! A rota sai de Zermatt até St. Moritz, com paradas intermediárias em cidades como Chur, por exemplo. Aproveite para almoçar no trem, um menu completo com salada, prato principal e sobremesa! Nham! 😀

3. Luzern – Interlaken Express

Luzern Interlaken Express
Vista do Luzern Interlaken Express. Imagem: PhotoElite | Adobe Stock

A rota entre Lucerna e Interlaken é sem dúvida uma das rotas mais lindas para se fazer de trem. No meio do caminho, você vai encontrar paisagens de tirar o fôlego, passando por lagos de água azul turquesa e muitas montanhas. No verão, as montanhas estão verdinhas e no inverno, fica tudo branco de neve. Eu prefiro no verão – sinto frio até nos fios de cabelo – mas há quem desfrute do inverno também! De qualquer forma, o visual é lindíssimo!

4. Golden Pass Express

Golden Pass Line
Golden Pass Line. Imagem: GoldenPass Divulgação

O Golden Pass Express faz a rota entre Zweizimmen e Montreux, você pode pegar a rota saindo de Interlaken sentido Zweizimmen e de lá, pega o trem panorâmico até Montreux. O Golden Pass Express é um trem vintage, confortável e mega charmoso, que faz a rota entre a suíça alemã e a suíça francesa. O trem possui serviço de bordo também e vende postais lindíssimos que vale a pena comprar para recordação!

5 . Zermatt – Gornergrat

Zermatt - Gornergratt trem
Zermatt – Gornergrat trem. Imagem: cge2010 | Adobe Stock

O trem que sai de Zermatt sentido a Gornergratt é um dos trens panorâmicos na Suíça mais bonitos para se fazer. O trajeto vai revelando as paisagens da região de Valais, entre elas, a famosa montanha Matterhorn! Num dia ensolarado, você vai ter a certeza de que a montanha é sua! 😀

6. Rhaetian Railway

Rhaetian Railway
Rhaetian Railway. Imagem: Peter Stein | Adobe Stock

O trajeto operado pela Rhaetian Railway entre Chur e St. Moritz é sem dúvida um dos trajetos de trens panorâmicos na Suíça mais bonitos! Tanto que os trens Bernina Express e Glacier Express promovem a rota como parte do seu itinerário. Porém, você pode fazer a rota de forma independente nos trens regionais e desfrutar do mesmo jeito as paisagens mais fantásticas da região!