Entre as principais Montanhas na Suíça, Matterhorn é o grande clichê do país! É esta montanha que inspirou a criação da logomarca dos chocolates Toblerone, por exemplo. Matterhorn não é uma montanha qualquer, é um dos picos mais interessantes da Suíça, primeiro porque está a 4478 metros de altitude. Segundo, porque tem o formato de um triângulo quase perfeito! E finalmente, tem uma tecnologia de ponta tão impressionante que espanta até quem tá acostumado com isso.

Sobre a Matterhorn

A montanha Matterhorn é uma atração super disputada na Suíça porque apresenta mais de 200km de pistas de esqui numa altitude superior a 3000m de altura. No verão, é possível esquiar em 21km de pistas, além de fazer trilhas, MountainBike ou passeios de scooter.

Em 2018 foi inaugurado o 3S Matterhorn Glacier Ride Cable Car, ou seja, o novo bondinho 3S. Se chama assim por causa da tecnologia adotada, que utiliza 3 cabos de suporte. Isso permite mais estabilidade mesmo com fortes ventos, mais velocidade e maior capacidade de transporte. Com esta nova tecnologia, a montanha poderá transportar cerca de 2000 pessoas por hora até o topo da montanha.

Onde fica a Matterhorn no mapa?

A montanha é a principal atração de Zermatt, no cantão de Valais, na Suíça. No mapa dá pra ter uma ideia melhor de onde fica a montanha e como funciona o transporte até ela. Em vermelho são as Gôndolas e Cable Car disponíveis até Klein Matterhorn, que é onde está localizada a famosa Matterhorn Glacier Paradise.

Para subir até o topo, primeiro você precisa se dirigir até a Zermatt Bergbahnen, estação de bondinhos de Zermatt. Lá você vai comprar o seu trajeto até o topo ou pode comprar trajetos intermediários, se estiver interessado em outras experiências.

Para subir até a Matterhorn Glacier Paradise serão necessárias algumas baldeações até encontrar o topo. Recomendo que você faça paradas estratégicas nas baldeações quando você estiver voltando do topo. Isso porque pela manhã você vai ter a melhor vista do topo e terá mais energia para aguentar o friozão que faz lá em cima.

Como subir na montanha Matterhorn?

Para subir ao Matterhorn há atualmente dois trajetos funcionando, sendo um deles com a novíssima gôndola 3s. É tudo muito bem sinalizado, não tem como se perder!

  • Opção 1: Em Zermatt, pegue um bondinho até Furi. De lá, faça baldeação para Trockener Steg e finalmente pegue a gôndola novinha até a Matterhorn Glacier Paradise.
  • Opção 2: Pegue o bondinho até Furi, depois até o Schwarzsee. Depois siga até Trockener Steg e finalmente, continue até a Matterhorn Glacier Paradise.

De todas as baldeações, eu recomendo que você pare no Schwarzsee, que é um lago pequeno, mas lindíssimo. Em certas horas, ele reflete a imagem das montanhas nevadas ao redor, é um espetáculo.

Eu fiz este passeio no verão e precisei caminhar uns 5 minutos a partir de Schwarzsee até chegar no lago. As trilhas no verão são bem longas, e a partir do Schwarzsee é possível fazer hikings a partir deste ponto também! (Na verdade deste Furi já tem trilhas diponíveis). Eu decidi parar no Schwarzsee, caminhar pelo lago, depois fui até outro laguinho pequenucho mais adiante e voltei para o bondinho, para seguir até a Matterhorn Glacier Paradise. Em outra visita eu também fiz a parada em Furi para explorar as trilhas das redondezas.

Melhor época para subir a montanha

Se você não pretende esquiar, planeje a visita entre junho e setembro, e assim você aproveita bem a paisagem. Se for esquiar, visitas entre novembro e março sem dúvida são as melhores. Matterhorn está em um dos pontos mais altos da Europa, e portanto, um dos mais frios! Leve então muita roupa de frio pesado para te proteger! Se você precisa de dicas de roupas de esqui, aqui tem um link interessante que pode ser útil.

E aproveite! 🙂

Leia também:
Os cinco lagos mais bonitos da Suíça
Montanha Jungfrau | Top of Europe
Estação de esqui Laax
Tudo sobre trilhas na Suíça | Guia Completo
Montanhas na Suíça | Guia com as melhores montanhas para conhecer no país