Lauterbrunnen é uma das cidades mais interessantes da região do Bernese Oberland, na Suíça! Ela é conhecida como a cidade das cachoeiras, com diversas cascatas emoldurando a cidade. Aqui neste post vamos resumir o Guia de Lauterbrunnen, com dicas completas sobre o que fazer na cidade.

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

Onde fica Lauterbrunnen no mapa?

Lauterbrunnen fica no coração da Suíça, pertinho de Interlaken. Fica ao pé dos picos Jungfrau, Eiger e Mönch. Também é ponto de partida para a montanha Schilthorn, conhecida como a montanha do 007.

É facilmente acessível de trem ou de carro. Eu sempre recomendo usar os trens na Suíça que são um espetáculo. Uma boa forma de economizar com os bilhetes de trem é comprando o Swiss Travel Pass. Este é um passe que dá direito a viagens ilimitadas pela Suíça, incluindo a chegada até Lauterbrunnen. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Para comprar o bilhete pela internet, acesse o site da Rail Europe aqui.

O que fazer em Lauterbrunnen?

Lauterbrunnen é uma vila alpina bem pequena, com aproximadamente 3200 habitantes. Dá para conhecer a vila toda a pé sem problemas, mas se você quiser conhecer todas as atrações de natureza, talvez seja melhor usar a linha de ônibus da cidade ou o próprio carro. Isso porque os passeios de natureza são trilhas que requerem certo preparo físico e ficam localizados meio afastados uns dos outros. Vai lendo que eu te explico melhor!

Para alugar um carro na Suíça, recomendamos o site da RentCars. Eles possuem um acervo com as melhores locadoras de carro da Europa e oferecem tarifas bem competitivas. Para reservar um carro com eles, clique aqui.

1. Cachoeira Staubbach

A cachoeira mais famosa de Lauterbrunnen é a Staubbach. Ela pode ser vista assim que você sai da estação de trens de Lauterbrunnen em direção à vila.

Guia de Lauterbrunnen
Lauterbrunnen | Imagem: Juliana Guimarães

Dá pra chegar mais perto da cachoeira pegando uma trilha curta porém inclinada, com duração aproximada de 10 minutos. O passeio entra por dentro de um túnel e por escadarias que passam bem pertinho da cachoeira. A vista é de tirar o fôlego!

Cachoeira de Staubbach
Cachoeira de Staubbach, Lauterbrunnen | Imagem: tmag | Adobe Stock

Outro ponto bacana: esta que é a terceira maior cachoeira da Suíça! E fora isso, o passeio até lá é grátis! Estando na Suíça, qualquer coisa grátis ajuda e muito né? Enfim, é um passeio que vale a pena, principalmente para ter um gostinho mais local de Lauterbrunnen.

2. Trümmelbachfälle

Trata-se de uma gruta com 10 quedas d’água de origem glacial correndo por dentro dela. Sem dúvida conhecer Trümmelbachfälle é um passeio interessante, fora da rota e super diferente para se fazer no vale de Lauterbrunnen.

Lauterbrunnen Suíça
Trummelbach | Imagem: @Bernhard | Adobe Stock

As cachoeiras estão conectadas dentro da gruta. Nesse sentido, é possível percorrer todas as quedas caminhando pela estrutura de pontes e elevadores que os engenheiros construíram. Em suma, engenharia Suíça, que não é de se estranhar. Além disso, não apenas todas as cascatas estão iluminadas, como também há barreiras de proteção ao longo do passeio.

Lauterbrunnen Suíça
Trümmelbach | Imagem: @isabela | Adobe Stock

A Trümmelbachfälle é originada pela água de geleira que provém das montanhas Eiger, Monch e Jungfrau. Ela drena 20.000 toneladas de segmentos de rocha todos os anos e 20.000 litros de água por segundo! Está no Guia Michelin, é patrimônio natural da Unesco e é a única cachoeira de geleira dentro de uma gruta em toda a Europa. Surpreendentemente, é completamente acessível.

Localizada a 3km do centrinho de Lauterbrunnen dá pra chegar lá caminhando uns 25 minutos, e o caminho é lindo demais! Ou pegue o ônibus 141 da estação de Lauterbrunnen e desça em Trümmelbachfälle. Ou vá de carro, lá tem estacionamento no local.

Top of Europe Suíça
Lauterbrunnen | Imagem: @jojjik | Adobe Stock
Lauterbrunnen Suíça
Trummelbach | Imagem: @Roman Babakin | Adobe Stock

É um passeio impressionante pela qualidade da infra estrutura e como é a única queda d’água numa gruta que eu já vi na minha vida, acho que vale a experiência! Quando você terá a oportunidade de ver algo assim novamente? Poucas vezes, garanto.

Lauterbrunnen Suíça
Lauterbrunnen | Imagem: @Eva Bocek | Adobe Stock

3. Schilthorn

Lauterbrunnen também é ponto de partida para a subida na montanha Schilthorn. Esta é uma montanha super interessante, conhecida como a montanha do 007. Isso porque um dos filmes do 007 foi filmado ali, em 1969. James Bond a serviço secreto de sua majestade foi filmado no topo da montanha e há várias referências ao filme ali.

Além disso, Schilthorn também oferece uma estrutura de montanha impressionante. Há no topo um restaurante giratório, com vista panorâmica dos Alpes. E numa das paradas do bondinho está a Thrill Walk, uma espécie de parque de aventuras com vários brinquedinhos para quem não tem medo de desafiar a natureza! Aqui tem um post completo sobre a montanha Schilthorn, vale a pena conferir.

Thrill Walk em Schilthorn
Thrill Walk em Schilthorn | Imagem: Juliana Guimarães

Leia também: Montanha Schilthorn, a montanha do 007.

4. Jungfrau

Outro passeio com saída de Lauterbrunnen é a famosa Jungfrau, ou Top of Europe. É talvez a montanha mais conhecida da Suíça, famosa por ser o local onde está a estação de trens mais alta da Europa. Em Jungfrau está ainda a geleira de mesmo nome, com neve o ano inteiro. Quem está em Lauterbrunnen pode aproveitar para conhecer a montanha e apreciar o visual alpino como poucos.

Para saber mais sobre a Montanha Jungfrau, acesse o post exclusivo com mais informações.

Top of Europe Suíça
Top of Europe | Imagem: @borisbelenky | Adobe Stock