O Lago Oeschinen é um destes lugares surreais de lindos, um cantinho que parece ter saído direto do photoshop. Sabe quando você se pergunta de onde são aquelas paisagens do protetor de tela do Windows? Pois é, possivelmente vem de lugares como este.
A natureza é algo fora do comum, como muitos lugares na Suíça, êta paisinho bonito viu… No alto de uma montanha, o Lago Oeschinen é muito procurado pelos turistas locais durante todas as estações do ano, pela grande oferta de lazer em contato com a natureza. Fora isso, a região entrou para a lista de patrimônios naturais da Unesco dentro do conjunto Jungfrau-Aletsch por ser uma das poucas zonas dos Alpes com quase nenhuma atividade humana. Dá pra acreditar?
Leia também:
Como planejar uma viagem pela Suíça?
Os cinco lagos mais bonitos da Suíça

Onde fica o Lago Oeschinen?
Antes de tudo, o Lago fica na região de Kandersteg, um pequeno vilarejo do cantão de Berna com aproximadamente 1400 moradores. A cidade está ao sul de Interlaken, aproximadamente 1 hora de distância de carro de Berna. De Zurique, são 2 horas e meia de carro para chegar até lá. O lago em si está localizado no topo de uma das montanhas da região, a 1578 metros de altitude. O lago é utilizado como fonte de produção de energia e abastecimento de água para a cidade de Kandersteg.
Como chegar no Lago Oeschinen?
Para chegar no Lago Oeschinen, o ideal é usar um carro. Você pode alugar um pelo site da Rent Cars, por exemplo, que calcula o melhor preço pela internet. Você terá que chegar até a cidade de Kandersteg e então procurar pela gôndola que leva até o Lago Oeschinen, que em alemão se diz Oeschinensee. Na dúvida, põe no GPS Oeschinensee que ele vai calcular o trajeto direto até a gôndola.
Quem quiser ir de transporte público pode pegar um trem até Spiez e de lá seguir até Kandersteg. O ideal neste caso é ir com o Swiss Travel Pass que dá direito a usar os transportes públicos da Suíça de forma ilimitada por um determinado período de tempo.
Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Em seguida, você precisará subir na gôndola que leva até o começo da trilha para chegar ao Lago Oeschinen, ao custo de uns 30CHF ida e volta (portadores do Swiss Travel Pass possuem desconto).
Bom, a trilha é bem fácil na verdade, são 30 minutos de caminhada a partir da gôndola, isso sobre o asfalto. Agora se você não quiser fazer muito esforço, há pequenos ônibus elétricos que levam as pessoas da gôndola até o Lago em 5 minutos a um custo de CHF 8 por pessoa, preço sem desconto.
Atividades no Lago Oeschinen
Para decidir o que fazer no lago é bom saber que isso depende muito da época que você for visitar. O Lago funciona no inverno (de 23 de dezembro a 19 de março) e nas estações mais quentes (de 7 de maio a 23 de outubro). Como eu gosto mais do calor, vou começar pelas atividades de verão, mas mais abaixo eu coloco as atividades de inverno do Lago Oeschinen tá?
O que fazer no Lago Oeschinensee durante o verão?
1. Trilhas
A mais óbvia de todas as atividades de verão é trilha, a começar pela primeira trilha de meia hora para chegar até o Lago. Os suíços amam caminhar pelas trilhas das montanhas e esta é uma região perfeita para caminhadas de até 3 horas. Há várias trilhas, no mapa estão identificadas algumas. Escolha uma trilha, prepare água e lanches na mochila e vá seguir seus instintos de explorar florestas!
2. Tobogã no meio dos Alpes
No verão, o tobogã Rodelbahn é uma atividade super divertida que atrai adultos e crianças interessados em uma aventura! O Rodelbahn custa cerca de 5CHF para uma única descida, o que para mim já foi suficiente! Mas você pode comprar 5 descidas por aproximadamente 20CHF. Recomendo para todas as idades!

3. Bote a Remo
No Lago Oeschinen é possível alugar um bote e remar até o meio das águas azuis! E sentir um pouco de dor muscular também! 😛 Eu fui com duas amigas na primeira vez e nós nos revezávamos para remar e controlar o bote. Cara, é bem difícil fazer isso, pensava que fosse super tranquilo tipo caiaque mas não… É pesado! Mas valem as risadas e a diversão! 😀

4. Piquenique com mergulho
Muita gente leva suas próprias comidinhas para fazer um piquenique na beira do Lago Oeschinen e aproveitar para nadar nos dias mais quentes. A água é meio geladinha, mas o povo nem liga: quem não tem mar aquecido, nada com água alpina mesmo! 😛
5. Almoço no restaurante do Lago Oeschinen
Há um restaurante na beira do Lago Oeschinen que serve pratos modestos de comida típica – com salsichas para o verão – que bom, ajudam a matar a fome de quem não preparou um piquenique. Foi o meu caso, mas confesso que não curti muito a comida do lugar, talvez por comer já no meio da tarde, quando chegamos finalmente ao Lago Oeschinen depois de tantas atividades.
O que fazer no Lago Oeschinensee durante o inverno?
1. Trilhas de inverno
Já que os Suíços amam trilhas, é óbvio que as trilhas de inverno também são atividades bem procuradas por eles no frio. Neste caso é bom usar sapatos adequados para pisar na neve, impermeáveis e quentinhos. Eu encarei algumas trilhas de inverno pela Suíça mas nem preciso comentar que prefiro as trilhas de verão, né?
2. Patins no Gelo
Bom, o Lago Oeschinen congela no inverno e daí a galera monta uma pista de patins no gelo nesta época. Tudo depende, obviamente, da espessura do gelo então varia de acordo com a temporada. É bom consultar as condições da pista de gelo com antecedência no site oficial do Lago Oeschinen.

3. Esqui
Para principiantes no esqui, é o lugar ideal. As pistas são simples e há uma pequena escola de Esqui que cobra um preço de 50CHF por pessoa (grupo mínimo de 4 pessoas e máximo 8) para lições de esqui. Claro que, o aluguel de equipamentos está por fora deste preço, mas para brincar de esquiar acho legal!
4. Trenó na Neve
Se esqui não é a sua praia, trenó pode ser a solução! Há pistas de trenó espalhadas pelas montanhas e você pode alugar um trenó de madeira por 20CHF. Dá pra passar o dia brincando na neve com o trenó!
5. Pesca no Gelo
Para quem gosta de pescar (lembrei do meu pai, que tenho certeza se animaria para esta aventura) é possível pescar no lago congelado. Não me pergunte como eles fazem isso, mas é uma atividade bem famosa no inverno.
Últimas Dicas sobre o Lago Oeschinen
Bom, você terá que pegar a gôndola até o topo da montanha, que dura aproximadamente 5 minutos. De lá, caminhar por mais 30 minutos até o Lago Oeschinen. Se quiser fazer mais atividades como o tobogã ou o passeio de barco, separe mais algumas horas. Tudo isso só pra dizer que você deverá pagar pelo menos 3 horas de estacionamento, isso se não quiser fazer trilhas na montanha. Dá pra passar todo o dia no Lago Oeschinen e pagar o valor de 8 horas no estacionamento.
Por ser uma montanha, a temperatura está sempre mais fria no Lago Oeschinen, portanto, é bom levar um agasalho para o verão e roupas bem quentinhas no inverno!
É possível conhecer no mesmo dia o Lago Oeschinen e o Lago Blausee, outro lugar mágico bem pertinho da região. Neste caso, faça pela manhã o Blausee e deixe para almoçar no Oeschinen.
Se tivesse que escolher destinar um dia em visitar só o blausee, ou blausee e oeschin, e o caumasse, o que faria ?
Depende. Se for inverno, blausee e oeschin, se for verão, caumasee. 😉