Uma das minhas últimas descobertas na Suíça foi o lago Caumasee, sem dúvida um dos lagos mais bonitos para se conhecer no país. Com uma água tão cristalina quanto as paisagens do Caribe, o lago tem atraído visitantes locais e alguns turistas que buscam sossego, natureza e visuais deslumbrantes. E aqui vão as dicas explicadinhas para que você também possa aproveitar o melhor do Lago Caumasee na Suíça.
Leia também:
Como planejar uma viagem para a Suíça?
Os cinco lagos mais bonitos da Suíça

Onde fica o Lago Caumasee no mapa?
Em primeiro lugar, o Lago fica na cidade de Flims, que está próxima a Chur, capital do Cantão de Graubünden. É uma área bem pouco explorada pelos turistas internacionais, sendo mais frequentada por moradores locais da região.
Endereço: Via Dil Lag (nearest road), Caumasee, 7017 Flims
Leia também o nosso Guia de Chur, com dicas completas para visitar a cidade.
Como chegar no Caumasee de carro?
Para chegar de carro, você precisa colocar Caumasee ou Lake Cauma no GPS. Se ele não aceitar, busque por Flims e então, Via Dil Lag. Há vários estacionamentos na entrada do parque, que costumam lotar bem rápido no verão. Se não encontrar vaga, tente estacionar no “Sportzentrum” ou em Flims, a 15 minutos de caminhada da entrada do parque.

Você pode alugar um pelo site da RentCars que compara os preços das locadoras locais e oferece as melhores tarifas para quem aluga o carro com antecedência. Clique aqui para saber mais.
Como chegar no Caumasee de transporte público
Entretanto, se você não quiser alugar um carro, também é possível chegar ao Lago Caumasee usando os transportes públicos. Neste caso, pegue um trem até Chur, e de lá, um ônibus até Flims Waldhaus. O trajeto é feito de ônibus e está 100% coberto dentro do preço do Swiss Travel Pass.
Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Quando chegar na entrada do parque, você vai precisar seguir uma trilha de aproximadamente 10 minutos até a entrada do funicular, que leva até o lago.
A minha rota pelo lago
Eu saí cedo de Zurique e fui de trem até Chur, onde peguei um carro para ir até Flims. Devolvi o carro no fim do dia e depois voltei de trem para Zurique. Achei mais fácil fazer assim e evitar ter que esperar os ônibus que saem de Chur sentido Flims a cada 30 minutos. Você pode consultar os horários dos trens no Google Maps que está bem sincronizado ou no aplicativo da SBB que já informa os trens e ônibus para fazer na sua rota.
Chegando no lago Caumasee
Assim que chegamos em Flims, buscamos as placas que informam onde fica o lago Caumasee. Há várias formas de chegar lá e estacionamentos por todas as partes. Nós encontramos uma vaga próximo à entrada do parque e de lá saímos para a trilha até o funicular do lago Caumasee. São aproximadamente 10 minutos caminhando até o funicular e daí você escolhe se prefere descer até o lago pela trilha (mais 30 minutos de caminhada) ou de funicular (2 minutos). Nós subimos e descemos de funicular. 😛

Curtir o lago ou fazer uma trilha?
Optamos por caminhar na beira do Lago em vez de fazer a trilha. É que eu queria ainda aproveitar o fim do dia para conhecer outro lago, o Crestasee, bem pertinho dali.

Passamos a tarde no Caumasee caminhando, fazendo muitas fotos e um piquenique na beira da água. Era começo do outono, havia alguns malucos na água mas nós não nos atrevemos a nadar. Estava quente, mas nada que justificasse entrar na água gelada!
O lugar é sem dúvida um encanto e propicia momentos de paz, com direito a muito ar puro nos seus pulmões! Estar em contato desta forma com a natureza quase virgem é realmente um privilégio. Para mim, este tipo de passeio funciona como uma bomba de energia para encarar a vida na cidade depois!
O que fazer no Lago Caumasee?
Afinal, como todo passeio de lago na Suíça, o principal objetivo é apreciar a natureza. Não tem parquinho, roda gigante ou edifícios por perto. Há somente o som dos animais, o barulho da água e o silêncio das montanhas. Coisa que eu realmente adoro na Suíça.
Há um restaurante no Lago Caumasee que funciona somente entre os meses de junho a outubro. Para quem gosta de um pouco mais de conforto, é bem legal. Nos demais meses do ano, o parque fica aberto, no entanto você precisa levar lanches e bebidas na mochila.

Durante o verão, é cobrada entrada de 12CHF por adulto e 6CHF para crianças de 6 a 16 anos. Se você está hospedado na região, peça um GuestCard no hotel, que dá 50% de desconto para adultos e as crianças possuem entrada grátis.
Além disso, é possível alugar caiaque, pranchas de stand-up paddle e pedalinho, e os preços são razoáveis. Leve dinheiro em cash para este tipo de atividade e divirta-se!
Onde ficar no Caumasee?
Se você quer aproveitar bem a região e explorar outros lagos, talvez seja interessante de hospedar nas redondezas. O lugar mais interessante na minha opinião é a cidade de Chur, onde há realmente muitas atrações lindas para se fazer ao redor. Quando fomos a Chur, ficamos no hotel Ibis Chur, que está um pouco afastado do centro histórico, mas com carro isso não fazia muita diferença.
Hotel Ibis Chur
Endereço: Richtstrasse 19, Chur, Suiza
Reserve pelo Booking.com
Leia também:
Os cinco Lagos mais bonitos da Suíça
Lago Blausee
Lago Oeschinensee
Comentários Recentes