O Lago Bannalpsee é um destes lugares que mais parecem ter saído direto do fundo de tela do seu computador. O lago está situado a 1500m de altitude, cercado por montanhas, pastagens e trilhas incríveis. É sem dúvida um dos lagos mais interessantes para conhecer nas proximidades de Lucerna. E tenho certeza que caminhar por ali é uma das experiências de trilha mais legais para se fazer durante o verão na Suíça. Fazia muito tempo que eu queria fazer esta trilha e amei cada segundo da caminhada quando finalmente consegui conhecer o Lago Bannalpsee.

Aqui vou te contar todas as dicas para conhecer o lago, fazer trilhas e aproveitar cada segundo deste lugar tão singular no meio dos Alpes Suíços.

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

Lago Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães

Onde fica o Lago Bannalpsee no mapa?

Fica no cantão de Nidwalden, próximo a Lucerna e a Engelberg. Como é bem no meio-norte da Suíça, é um passeio excelente para quem está em cidades como Zurique, Lucerna e até mesmo Berna. Seja qual for o seu ponto de partida, separe um dia inteiro para este passeio. Principalmente se o seu plano for fazer as trilhas lá no topo da montanha (o que é o melhor plano, garanto!).

Leia também nossos guia de Lucerna, guia de Zurique, e guia de Berna.

Como chegar no Lago Bannalpsee?

Você vai precisar chegar até o vilarejo de Oberrickenbach. A partir daí buscar o ponto chamado Fellboden, de onde saem os bondinhos até o topo da montanha.

Para chegar até Fellboden, a forma mais fácil é ir de carro (consulte aqui boas ofertas). Eu peguei um trem até Lucerna (saindo de Zurique) e de lá aluguei um mobility (que só está disponível para residentes da Suíça). De carro são 25 minutos entre Lucerna e Fellboden, estrada bem tranquila.

Mas também é possível chegar usando somente o transporte público. Para isso, você vai precisar pegar um trem da estação de Lucerna até a estação de Wolfenschiessen. Em seguida, um ônibus até Oberrickenbach, Talstat. De lá você já estará pertinho dos bondinhos para ir caminhando.

Opção 1: Vá de carro até Fellboden para pegar os bondinhos ou
Opção 2: Vá de trem até Lucerna, pegue um trem até Wolfenschiessen, pegue o ônibus 331 até Oberrickenbach, Talstat.

Chegando em Fellboden, há dois bondinhos que você pode escolher. Ou o primeiro até Chrüzhütte que deixa em um ponto onde você precisará caminhar por aproximadamente 20 minutos de trilha até o Bannalpsee (recomendo, a trilha é fácil e dá pra ir com crianças). Ou o segundo, que já deixa no próprio lago Bannalpsee, sem trilha. O preço é o mesmo, custa 21 CHF ida e volta por pessoa. Este bondinha não aceita descontos com o Swiss Travel Pass ou qualquer outro passe e só aceita dinheiro como forma de pagamento.

Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Nós fomos até Chrüzhütte para fazer a caminhada que já rende fotos lindas na montanha!

Lago Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães

O que fazer no Bannalpsee?

1. Trilhas de intensidade leve + piquenique

Durante o verão, uma opção interessante é ir bem cedinho, fazer as trilhas leves da montanha e parar nos pontos próximos ao lago onde há espaço para fazer piquenique. Se o dia estiver bom, você provavelmente verá gente assando uma carninha à la suisse.

O churrasquinho suíço é bem mais simples que o nosso. Eles assam salsichas, hambúrguer e pequenos pedacinhos de carne, nunca usam o espeto e sim, grelhas pequenas. Há espaços onde é permitido fazer fogo, mas além da carne, você precisaria levar o seu kit para assar. Há lenha disponível, mas se você preferir assar com carvão, deverá levar também. Parece muito, mas os suíços levam umas mini churrasqueiras portáteis pra todos os lados, nos supermercados se encontra este kit muito fácil pra vender.

No meu caso, eu sempre achei mais fácil levar lanches na mochila e arranjar um espaço para fazer um piquenique na natureza. Se também for o seu caso, recomendo levar lanches, água, frutas, e se conseguir, uma canga ou toalha para sentar-se sobre ela.

Lago Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Mark | Adobe Stock
Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães

2. Trilhas nível moderado

Para quem quiser se aventurar nas trilhas mais complexas, há muitas opções de nível moderado. Ou seja, dá pra fazer, mas é importante ter um condicionamento físico razoável. Nós optamos por fazer a trilha de Chrüzhütte até Bannalpsee (20 minutos), chegamos no Lago e demos meia volta nele até chegar na encruzilhada que leva até a trilha 8, mas fizemos o passeio até Oberfeld. Tempo total, 3h30 de caminhada (ida e volta até o bondinho do Bannalpsee) com tempo para fotos e descanso rápido para tomar uma coca-cola em Oberfeld.

Na entrada do bondinho está disponível um pequeno mapa das trilhas, para ajudar a orientar o passeio.

Se você quiser entender tudo sobre trilhas na Suíça, recomendo a leitura deste post aqui.

Nós fizemos a trilha com tênis normais de corrida e sem aqueles bastões profissionais. Mas eu confesso que senti falta de melhor equipamento para a descida, que tem pequenas pedrinhas que podem escorregar…

Lago Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @hachri | Adobe Stock

Há quem suba até o Bannalpsee de bondinho e desça até Fellbboden pela trilha de número 1. Entretanto, nós preferimos subir e descer de bondinho para somente aproveitar as trilhas lá no topo. Nos divertirmos com os cenários alpinos sem cansar tanto!

Lago Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães

3. Nadar no Lago Bannalpsee

É possível nadar no Lago Bannalpsee, mas eu não quis entrar na água. Apesar do sol, batia um ventinho desanimador quando terminamos a trilha. Vimos, porém, alguns – poucos – corajosos na água. Havia um senhor remando um barquinho também, mas depois o perdi! Não sei se ele alugava o barquinho ou se era só um pescador mais animado.

Há um restaurante em Bannalpsee também. Este serve comidas típicas e é um bom ponto de referência para quem ficou com vontade de algo mais elaborado.

Lago Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães
Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães

Bannalpsee no inverno

No inverno, o Bannalpsee vira uma estação para caminhadas alpinas, que requerem sapatos especiais. Há pistas de esqui lá no alto também, chegando por Chrüzhütte. Se chegar por Bannalpsee, deve caminhar até Chrüzhütte com estas raquetes especiais para neve. Os restaurantes não funcionam no inverno, somente durante os meses de Maio a Outubro.

Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @De sumnersgraphicsinc | Adobe Stock

Últimas dicas

Para aproveitar bem (durante o verão) e fazer as caminhadas na montanha, leve água (2 litros por pessoa), protetor solar e boné. Eu também levaria castanhas, que ajudam a dar aquela energia durante a trilha sem pesar no estômago. Frutas para depois das caminhadas são bem vindas. Eu sempre levo uma camiseta extra para trocar, caso o suor fique insuportável, bem como uma toalhinha de rosto, às vezes é importante. Um casaco impermeável leve ajuda a suportar vento e possíveis rajadas de chuva, que são bastante comuns no verão, quase sempre no final da tarde. Por fim, nunca faça trilhas sozinho! Pode ser perigoso! Para emergências, o resgate na Suíça está no telefone 1414.

Bannalpsee
Lago Bannalpsee | Imagem: @Juliana Guimarães