Se você caiu aqui é porque provavelmente pesquisou sobre a montanha Top of Europe no Google. Trata-se da montanha Jungfrau, na Suíça, que leva o apelido de Top of Europe. Hoje vou contar todos os detalhes para quem quiser se aventurar neste passeio super procurado na Suíça.
Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?
Aqui vão as informações completinhas para você conhecer a estação de trens mais alta da Europa e brincar de neve no Topo da Europa!

O que é Top of Europe?
Primeiramente, o que você precisa saber é que a montanha se chama Jungfrau, ao passo que o pico da montanha é o Jungfraujoch. Por fim, o parque que fizeram lá em cima recebeu o nome de Top of Europe.

Para chegar lá, você deverá necessariamente utilizar a ferrovia Jungfraubahn. Ela foi construída em 1912 e até hoje é a única opção de transporte até o topo da montanha.

É bom saber que não existe rodovia ou teleféricos que levam até o topo da montanha. Como resultado, você estará exclusivamente nas mãos desta ferrovia, que cobra preços nada simplórios para carregar os turistas da base ao topo da montanha.
Chegando na estação final, você terá acesso ao circuito Top of Europe, isto é, um conjunto de atrações que mistura a natureza espetacular com coisinhas divertidas. Lá no fim do post tem mais informações!
A entrada deste parque está incluída no seu bilhete de trem da Jungfraubahn. Este bilhete pode custar até 230CHF por pessoa. Da mesma forma, lá no final eu falo como conseguir descontos pra esta maravilha!
Como chegar ao Top of Europe?
Este post é para quem quer fazer o passeio de forma independente, usando os trens da Suíça. Se você não tiver o Swiss Travel Pass, então precisará comprar o bilhete com a tarifa cheia. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Aqui neste link você consegue comprar os bilhetes da Jungfrau. Observe que há vários preços, seja via Lauterbrunnen, Grindelwald, Interlaken e as opções com e sem o Swiss Travel Pass. Vai lendo que eu explico cada uma destas opções.
Em primeiro lugar, você precisa decidir qual a sua parada inicial. Pode ser Interlaken, Lauterbrunnen ou Grindelwald. Cada uma delas são pequenas cidade no meio dos Alpes por onde saem os trens em direção à Top of Europe.
Qual a melhor cidade base para a Top of Europe?
Escolher qual será a sua cidade inicial depende do seu estilo de viagem. Interlaken costuma ser o ponto de partida mais comum, por ser uma cidade maior e com mais opções de hotel. De lá, você escolhe ir até uma das cidades seguintes, Lauterbrunnen ou Grindelwald. Se você quiser pular Interlaken, pode dormir em uma destas duas cidades e começar o passeio por qualquer uma delas.
Aqui vai um resumo do que você irá encontrar em Lauterbrunnen ou Grindelwald. Ambas são vilarejos alpinos típicos, com casinhas de telhado inclinado e fazendinhas de cenário pitoresco. Eu não tenho uma cidade preferida, qualquer opção será uma excelente escolha.
Lauterbrunnen
Lauterbrunnen tem uma cachoeira que enfeita a cidade, chamada de Staubbachfall. É muito bonito caminhar pelas paisagens e ver uma cachoeira bem no meio da rua. É possível subir até o alto da cachoeira e ter uma vista ainda mais exuberante da vila.
Conhecer as cachoeiras de Lauterbrunnen (há várias além da principal!) é recomendado para fazer num outro dia que não vá subir na Jungfrau. Aqui neste link você sabe tudo sobre as cachoeiras de Lauterbrunnen.

Grindelwald
Grindelwald tem a vista mais bonita para as montanhas, na minha opinião. A cidade é ponto de partida para outras montanhas como a First, uma das atrações turísticas mais interessantes de Grindelwald. Eu tenho a impressão que Grindelwald é mais estruturada que Lauterbrunnen, há mais restaurantes e opções de hospedagem por lá também.

É possível estacionar o carro em qualquer uma das cidades e fazer a ida e volta por elas. Para quem está de trem, existe a opção de fazer a ida por uma cidade e a volta por outra, assim conhece ambos os vilarejos. A opção mais econômica é fazer ida e volta por Lauterbrunnen.
Parada final antes da Jungfrau
Seja qual for o seu ponto de partida, o destino será sempre Kleine Scheidegg, onde você precisará fazer a última baldeação. Kleine Scheidegg é a parada intermediária entre as vilas alpinas e o topo da montanha. Tudo é muito bem sinalizado nas estações, mas na dúvida, procure Top of Europe que você encontra.

Kleine Scheidegg está a 2061 metros de altitude. A parada nesta estação é curta, mas dá o tempo certo para fazer a baldeação final até a Jungfraujoch Top of Europe. A parte seguinte da viagem é a menos divertida, pois o trajeto é dentro do túnel. Ou seja, aproveite as paisagens e tire fotos do trem antes de chegar aqui.
No meio do túnel há duas paradinhas de aproximadamente 5 minutos. É uma parada que dá pra usar o banheiro e ver a vista no janelão que foi criado dentro do túnel! Prepare a sua câmera e desça nas duas paradas para fazer fotos de abrir o queixo!

O que fazer no Top of Europe?
Chegando ao Top of Europe você verá uma cafeteria com vista panorâmica e placas apontando para o “Tour”. São estas placas que você deverá seguir, elas fazem o caminho das atrações disponíveis dentro e fora da montanha.
1. Cinema 360 graus
O tour começa na cafeteria. Logo em seguida, tem um lugar onde há armários para deixar bolsa, mochila, e outros objetos. Eu recomendo que você deixe sua mochila por lá. Até porque ficar carregando ela durante o tour não vai ajudar em nada, e dependendo do peso, pode ser cansativo.
Daí o caminho leva a um cinema 360 graus conhecido como Jungfrau Panorama. Ali eles passam um vídeo curto que você pode escapar, se quiser ir logo ver a paisagem!
2. Terraço, pista de sled e trilha
Continuando pelo tour você terá que subir uns elevadores até a Sphinx, onde tem um excelente ponto para visualizar a paisagem.

No verão, se o tempo estiver colaborando, há algumas atrações abertas cujo acesso é pela Sphinx, mas você precisa checar isso na hora. São elas: a Alesch Glacier e Mönchsjoch Hut. A primeira é uma pista de sled e a segunda é uma trilha que leva até o refúgio. Em dias quentes pode ser uma boa opção.

Vale lembrar mais uma vez que, para as pessoas com tempo limitado pelo bate e volta, é melhor evitar a caminhada para não perder os trens de regresso.
3. Esculturas de gelo

Daí você continua o tour até um local onde há certas esculturas, conhecido como Alpine Sensation e o Ice Palace. Ali é onde estão várias esculturas de gelo. Nesta parte do tour, tenha cuidado porque o chão costuma ser escorregadio.

4. Plateau e Souvenirs
Finalmente tem o Plateau, que está numa pequena caminhada até onde você pode tirar a famosa foto com a bandeira da Suíça e os Alpes ao fundo. Daí você vai estar de volta à cafeteria aos armários, e pode também dar uma olhada na lojinha da Lindt e souvenirs que vendem lá em cima.
Outras dicas sobre a Jungfrau
Mesmo no verão, Jungfrau é uma geleira, com neve eterna. Ou seja, lá é sempre frio. Muito frio. Portanto, leve roupas adequadas e sapatos apropriados para pisar na neve. Isso é importante, mesmo que você viaje em agosto, a época mais quente na Suíça.
Eu vi gente despreparada por lá e aviso: ignorar o frio é perder o dia… Luvas, gorro, cachecol são itens importantes, principalmente para quem pensa em caminhar na montanha. Leve também alguma comidinha calórica na mochila, porque depois do gelo você vai sentir fome e cansaço. Isso porque eu achei a cafeteria bem limitada e com poucas opções, por isso, se garanta com um lanchinho gostoso.
Há restaurantes diferentes na Top of Europe, mas honestamente, você poderá comer muito melhor em Grindelwald ou Lauterbrunnen. Por isso o lanchinho é importante pra segurar a fome lá em cima.
Como a Top of Europe está a quase 4 mil metros de altitude, não é aconselhável a pessoas que tenham problema de coração ou sofram com pressão alta. O ar é rarefeito e eu já vi pessoas passando mal lá em cima.

Descontos para a Top of Europe
Bom, o preço para subir nessa montanha é bem salgado. Isso porque a ferrovia cobra a tarifa cheia de cada trecho separadamente. Ou seja, se você fizer todo o trajeto deste Interlaken ao Top of Europe de trem, pagará 3 baldeações e isso encarece a tarifa.
Para economizar na subida até a Jungfrau, você pode ir de carro até Grindelwald ou Lauterbrunnen e escapar um trecho dos trens. Já ajuda…
A outra forma de ter descontos é comprando o Swiss Travel Pass. Este é o passe que dá direito a usar todas as linhas de trem, ônibus e trams pelo país. Portadores do passe ganham 100% de desconto do trecho entre Interlaken até Grindelwald ou Lauterbrunnen. Depois, há descontos de 25% nos trechos subsequentes.
Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Finalmente, é possível ter descontos ao comprar o Half-Fare Travel Card. É um passe que permite comprar todos os bilhetes de trem por 50% de desconto.
Tenha em mente que o transporte será parte do maior investimento na Suíça, mas que faz parte da diversão local! Se precisar de mais dicas, manda um comentário aqui embaixo que será um prazer ajudar!
Leia também:
Montanhas na Suíça | Melhores opções para conhecer
O que fazer em Interlaken? Guia sobre a cidade
Como visitar a fábrica da Lindt em Zurique?
Matterhorn | Tudo sobre a Montanha de Zermatt
Fiz esse passeio em maio de 2019. com mais cinco amigos. Foi maravilhoso. compramos ingressos na hora, e pagamos bem caro, não me lembro o valor, mas valeu.
Boa noite Juliana , vamos para suíça no final de novembro entre 28 a 04 de dezembro ,será q vamos conseguir ver a neve ? Outra dúvida é em qual cidade você me indica ficar esses dias e fazer um bate volta nas demais , berna , Zurich , lucerna ou Genebra? Vamos de Berlin para suíça de trem . Meu email brasilcontabildf2@gmail.com
Oi Ana! Tudo bem? Provavelmente conseguirão ver neve nas montanhas sim. Nas cidades é uma loteria, às vezes neva, às vezes não. O certo é o frio, vai estar bem frio nesta época do ano. Recomendo ficarem em Zurique e de lá fazerem os bate-volta para Berna e Lucerna. Depois, recomendo irem a Genebra e passarem a noite lá, que é bem longe de Zurique. Abraços! E boa viagem!
Olá, sabe se é possível subir ao Jungfrau pelo teleférico em Grindelwald e voltar de trem por Lauterbrunnen?
Oi Luiz! É possível sim!
Juliana, adorei suas dicas. Obrigado e parabéns!
No início de Fev22 Penso em ir para Genebra e alugar um carro para viajar a Interlaken. Acha uma boa? Ou melhor partir de Zurique?Tem alguma pegadinha?
Oi Patrick! Nenhuma pegadinha, ambas são excelentes opções. O tempo de viagem é um pouco mais curto se você estiver vindo de Zurich (1h30, vs. 2h20 saindo de Genebra). De Genebra, use a rota via Berna.
Bom passeio!
Oi Juliana! Parabéns pelo site! Muita informação valiosa!
Quando tempo você recomenda de parada no topo? Estamos comprando o ticket e temos que decidir o tempo de parada. Vamos dia 20/05 então pelo o que vimos o parque de atividades já estará aberto. A idéia é irmos de carro até Grindelwald e se tiver tempo na volta visitar a First também.
Oi. Vamos para a Suíça e dia 21/5 chegamos em Zurique. Nosso roteiro será 1 dia e 2 noites em Zurique, depois Lucern,2 dias e 2 noites. Depois Interlaken com 3dias e 4 noites pois pretendemos fazer um bate volta a Berna. Seguiremos pra Zermattcom 3dias e 3 noites. Depois ate Lugano.Até aqui tudo de trem. Em Lugano estamos pensando em alugar um carro pra ir a Locarno, Belinzona, Como.e arredores. Finalmente pegarmos o combinado de trem e barco de volta a Lucern. Para finalizarmos em Zurique. Minha dúvida é em comprando o STP flexível por 15 dias, como funciona o Half fare travel card? Posso comprar os dois?
Mais uma página sua com ótimas dicas. Estou indo agora no Final de Maio/22 para essa região, estarei hospedado em Lauterbrunnen e vi que existe uma caminhada o JUNGFRAU EIGER WALK. Dá para fazer junto com a subida ao TOP of the Europe?
Oi. Vamos para a Suíça e dia 21/5 chegamos em Zurique. Nosso roteiro será 1 dia e 2 noites em Zurique, depois Lucern,2 dias e 2 noites. Depois Interlaken com 3dias e 4 noites pois pretendemos fazer um bate volta a Berna. Seguiremos pra Zermattcom 3dias e 3 noites. Depois ate Lugano.Até aqui tudo de trem. Em Lugano estamos pensando em alugar um carro pra ir a Locarno, Belinzona, Como.e arredores. Finalmente pegarmos o combinado de trem e barco de volta a Lucern. Para finalizarmos em Zurique. Minha dúvida é em comprando o STP flexível por 15 dias, como funciona o Half fare travel card? Posso comprar os dois?