Está procurando o que fazer em St. Gallen na Suíça? Pois veio para o lugar certo! St. Gallen é uma cidade bem fora da rota na Suíça e normalmente é esquecida e abandonada entre os turistas, mas eu não entendi ainda o porquê. A cidade é mágica! Não apenas possui um centro histórico super lindo, como também é uma atração que é Patrimônio Mundial da Unesco!

Só para exemplificar, a Abadia de St. Gallen é um edifício que deixa qualquer pessoa de boca aberta. É uma abadia católica estilo barroco e rococó completamente ornamentada e cheia de detalhes que impressionam qualquer visitante. E pra completar, a Abadia tem uma biblioteca com um acervo de livros medievais escritos à mão! Só isso já valeria a sua visita a St. Gallen, mas a cidade tem muito mais, confere aí!

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

Onde fica St. Gallen no mapa?

St. Gallen fica no nordeste da Suíça, a cerca de 1 hora e meia de distância de Zurique, se usar o trem. Em português o nome é São Galo, mas todo mundo conhece por St. Gallen. É a capital do cantão de mesmo nome, St. Gallen e possui uma população ao redor de 80 mil habitantes.

Sem dúvida, a melhor maneira para chegar lá é de trem, saindo de Zurique ou Lucerna. Por isso, nossa recomendação é adquirir o Swiss Travel Pass. Aproveite e clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

É possível fazer o passeio num bate-volta saindo das cidades mais ao norte, seja de carro como de trem. No trem é possível fazer a rota panorâmica entre St. Gallen e Lucerna no trem vintage, com paisagens bem lindas pelo caminho.

O que fazer em St. Gallen?

Tem muita coisa legal entre as opções sobre o que fazer em St. Gallen porque a cidade fica numa espécie de santuário de natureza. Além disso, tem o centro histórico e os monumentos e edifícios patrimônios da Unesco. E também tem a famosa salsicha de St. Gallen, uma delícia!

Além disso, possui uma universidade mega conceituada para as áreas de negócios, finanças, administração e comércio internacional. Ah, finalmente, St. Gallen é também conhecida como a cidade das rendas! Diz a lenda que Michelle Obama adora as rendas de St. Gallen em seus looks.

Bom, vamos tentar organizar as dicas para você não perder nada sobre o que fazer em St. Gallen!

1. Catedral de St. Gallen

É a principal atração da cidade! Saindo da estação de trens pela entrada principal, atravesse a rua e vá caminhando para a esquerda. Em seguida você vai cair no centro histórico, e de longe poderá avistar a Catedral.

Tem muita confusão sobre o nome da Catedral. Como resultado tem gente que chama ou de Abadia, ou Mosteiro ou ainda de Catedral de St. Gallen. A verdade é que o nome oficial era Abadia, mas como as abadias foram extintas, hoje o nome é uma referência histórica. Igualmente, a Catedral já foi também um mosteiro, onde os monges se dedicavam a estudos no local, mas o mosteiro foi dissolvido em 1805. Por fim, hoje é Catedral!

Agora o mais interessante é que este lugar tem suas origens no século 8. Sim, OITO. O edifício original foi construído em 719 e é possível conhecer um museu com os primeiros esboços da Abadia e algumas pedras do começo do edifício. O que se vê hoje na Catedral é um edifício que começou a ser construído em 1755 e é considerado uma das obras primas do Barroco. Se você for lá, sem dúvida vai entender o porquê.

2. Biblioteca de St. Gallen

Este é O PONTO TURÍSTICO DE ST. GALLEN. Em alemão recebe o nome de Stiftbibliothek e é a biblioteca que foi fundada pelos monges de muito tempo atrás, ainda no século 7. Você leu bem, sete.

Ou seja, a galera já colecionava livros e se reunía em St. Gallen para estudar antes de existir mosteiro e catedral, no ano 612. Daí uns anos mais tarde, em 719, a biblioteca foi anexada à antiga Abadia e desde essa época ela já apresentava uma coleção impressionante de escritos, livros e publicações da idade média.

Tem livros escritos à mão, expostos nos principais pontos da biblioteca. É proibido filmar, fotografar e pisar com os sapatos sujos na biblioteca. Ou seja, esqueça o Instagram enquanto estiver por ali e prepare-se para usar uma pantufinha no interior da sala. Abre diariamente das 10h às 17hs (domingos até às 16h) e a entrada é um ingresso à parte.

Biblioteca de St. Gallen
Biblioteca de St. Gallen | Imagem: Peter Thoeny | Flickr

3. Centrinho Histórico

Você pode aproveitar para caminhar no centrinho histórico e se deparar com casas típicas e varandas medievais, cafés aconchegantes e fontes de água potável. Minhas ruas preferidas são a Multergasse e a Neugasse, mas todo o quarteirão histórico pode te surpreender de um jeito lindo!

St. Gallen
Centrinho de St. Gallen

4. Quarteirão vermelho

Uma zona moderna e bem interessante criada com um conceito único e original em St. Gallen. Tudo nasceu da necessidade de redesenhar o distrito financeiro da cidade, o bairro de Bleicheli, por causa de um concurso público.

A idéia de Pipilotti Rist e do arquiteto Carlos Martínez foi a vencedora, com um projeto chamado “Stadtlounge” ou melhor, o lounge da cidade. Com isso em mente eles criaram uma sala de estar gigante ao ar livre, completamente coberta de vermelho, um espaço para que as pessoas pudessem desfrutar e relaxar enquanto se sentem no verdadeiro tapete vermelho para todos.

St. Gallen Suíça
Quarteirão vermelho ou Stadtlounge | Imagem: @puchan | Adobe Stock

São vários ambientes neste distrito, entre eles uma sala de estar, uma recepção, uma zona de café, sala de negócios, enfim, como um ambiente de negócios moderno, só que ao ar livre. O resultado é o super interessante “stadtlounge” que você pode conferir em St. Gallen.

5. Museus

Tem museu de arte, museu histórico, museu natural, museu de bonecos, museu têxtil, museu de garrafas de cervejas e museu da música. O museu têxtil mostra as famosas rendas de St. Gallen e algumas curiosidades. É interessante ver as máquinas antigas e o modo como se produziam as rendas artesanais de St. Gallen. Só que há bem pouca informação em inglês, a maior parte das informações estão em Alemão.

St. Gallen Suíça
Centro Histórico de St. Gallen | Imagem: @puchan | Adobe Stock

6. Natureza

Tem vários parques espalhados na cidade mas eu recomendo a visita ao Wildpark Peter & Paul, um lugar perfeito para fazer caminhadas e observar animais típicos como marmotas e desconectar um pouco da vida urbana. Os suíços adoram este tipo de passeio, uma vez que fazer trilhas é o esporte oficial do país. A subida até o topo pode ser cansativa, mas se o dia estiver bonito você poderá avistar o Lago de Constança e um pouco do panorama do cantão de St. Gallen. Vale para quem tem mais tempo na cidade.

Onde dormir em St. Gallen?

Como a cidade é pequena, não faz diferença ficar no centro histórico ou mais próximo à estação porque é tudo muito perto! Aliás, o melhor para quem quer economizar é evitar o centro histórico, para ter preços mais acessíveis na cidade. Eu recomendo o Sorell City Weissenstein pelo preço e qualidade, é um lugar com ótima relação de custo X benefício.

Hotel Sorell City Weissenstein
Endereço: Davidstrasse, 22
Reserve pelo Booking.com

Últimas dicas sobre St. Gallen

Em St. Gallen você precisa provar a salsicha mais famosa da Suíça! É a bratwurst preferida dos Suíços, feita com leite, bacon e baby beef. Esta salsicha você verá no dia nacional da Suíça por todos os lados e fica perfeita se assada na grelha com os cortes típicos na transversal! É servida em tudo o que é restaurante em St. Gallen e também dá pra provar no resto da Suíça também.

A melhor época para visitar é na primavera, verão e comecinho de outono. Se estiver por lá em junho ou julho há anualmente dois eventos disputadíssimos! O OpenAir St. Gallen é um festival de música que acontece ao ar livre, onde os participantes podem acampar no espaço dedicado. E o St. Galler Festspielle que é de música clássica, ao ar livre e em frente à Catedral! Um espetáculo!

St. Gallen Suíça
Centro Histórico de St. Gallen | Imagem: @puchan | Adobe Stock