Montreux é uma das cidades mais visitadas da Suíça. Na beira do lago de Genebra, a pitoresca Montreux está na rota mais popular da parte francesa da Suíça por vários motivos. Primeiro, porque é o cenário do famoso Castelo de Chillon. Segundo, porque a influência francesa faz o charme gastronômico e arquitetônico da cidade. E terceiro, porque é um dos pontos históricos mais importantes do país. Além disso, a paisagem do Lago Léman com os Alpes ao fundo faz qualquer um se apaixonar por Montreux.
Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?
Onde fica Montreux no mapa?
Fica perto de Lausanne, no sudoeste da Suíça, à beira do Lac Léman. Também fica pertinho de Gruyères, que é uma cidade gracinha onde se produz o famoso queijo gruyères.
Você pode fazer Montreux, Zermatt e Interlaken numa viagem, seria incrível, um roteiro diferente e divinamente lindo! Também dá pra visitar todas usando um trem panorâmico, aqui neste post você pode ler mais sobre os melhores trens panorâmicos da Suíça.
Como chegar em Montreux?
Há duas formas fáceis de chegar em Montreux, uma, pelas linhas de trens da Suíça e outra, por carro. Se você vier de Genebra ou do Norte da Suíça, ambas as opções fazem sentido, depende mais do seu perfil.
De trem eu sempre recomendo viajar com o Swiss Travel Pass. É um passe que oferece viagens ilimitadas por todos os trens e transportes públicos do país. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
Compre o Swiss Travel Pass diretamente no site da Rail Europe.
Se estiver em um grupo com mais de 4 pessoas, talvez compense alugar um carro na Suíça, assim o preço sai mais barato do que pelas linhas de trem. Você pode verificar a melhor tarifa para alugar um carro aqui no site da RentCars, que eu sempre recomendo.
Minha rota em Montreux
Cheguei em Montreux no fim do dia, já escuro, saindo tarde de Zurique. Antes de chegar em Montreux, eu parei em Fribourg, só para ver o que tinha por lá, mas não achei Fribourg lá essas coisas. Montreux, por outro lado, é incrível.
Ao chegar no fim do dia, esticamos as pernas no hotel e logo buscamos mapas e informações para conhecer o principal da cidade: O Château du Chillon (castelo medieval na beira do lago) o lago, o centro histórico e o museu do Freddie Mercury. A maioria das atrações fomos visitar no dia seguinte, já que à noite a cidade perde um pouco o seu encanto.
O que fazer em Montreux?
1. Château du Chillon
É o castelo medieval à beira do lago, onde viveram alguns nobres da região a partir do século XII. O castelo é o resultado de vários séculos de construções e transformações. Já serviu de fortaleza, arsenal e prisão. Por estar localizado em uma posição estratégica, o castelo oferecia um controle absoluto do lago à família Sabóia, que vivia ali em 1150.
A entrada custa cerca de 15 Francos Suíços e é aberta diariamente ao público.
Recomendo que você vá cedinho, o castelo é gigante e dá pra gastar várias horas lá dentro, para quem curte história é muito bacana. Entre os pontos altos do castelo, a visita na torre é a minha preferida. Além de uma vista bonita do lago, a experiência é bem diferente, já que à medida que você vai subindo a escada se torna mais estreita e o teto mais baixo, são fortes emoções!

Dica: Rodeie o castelo à noite, ele fica todo iluminado e dá pra fazer lindas fotos!
2. Caminhada na beira do lago Léman
O lago Léman é a grande atração da cidade de Montreux. Também, são 13 km de passeio ao redor do lago, por onde se vê algumas paisagens maravilhosas, os Alpes e pontos turísticos interessantes, como a estátua do Freddie Mercury. É uma caminhada bem gostosa de se fazer, isso se o tempo estiver ajudando. A pé do centro de Montreux até Villeneuve (aprox. 1h15) por onde se vê o Château du Chillon e a montanha Dents du Midi.

3. Tudo sobre o Freddie Mercury
A estátua do Freddie Mercury e o museu do Queen estão em Montreux. Isso porque o artista passou os últimos anos de sua vida na cidade. Ele e o Queen gravaram vários álbuns em Montreux, inclusive, o último álbum chamado “Made in Heaven”, o qual Freddie Mercury não acompanhou até o final.
No museu você pode ver algumas roupas, discos e informações sobre o Freddie Mercury em Montreux e brincar de artista, mexendo nas máquinas que simulam o estúdio de gravação do Queen.
O Museu Queen The Studio Experience fica no atual Cassino de Montreux, onde antigamente se localizava o Mountain Studios, um estúdio bacanésimo que gravou com uma pá de artistas, entre eles Deep Purple, AC/DC, Led Zeppelin e outros nomes de peso. O Queen comprou os estúdios Mountain depois de gravar algumas vezes por ali, porque para eles Montreux era uma localização perfeita para criar música sem aquele burburinho típico da mídia em outras cidades.



4. Passeio de barco pelo Lago Léman
Um passeio de barco pelo Lago de Genebra não seria por nada uma má ideia, mas que tal incrementar o passeio andando num barco estilo “Belle Epoque”?
A empresa responsável pelos barcos no lago Léman (lago de Genebra) possui vários horários no inverno, verão e primavera, infelizmente não operam no outono. O barco estilo Belle Epoque só está disponível durante o verão… 🙁 O passeio custa a partir de 36 francos no barco estiloso belle epoque, mais informações aqui.

5. Escapada para os Alpes Suíços
Com os Alpes ali pertinho, difícil deixar de querer subir nas montanhas ou mesmo só conhecer os vilarejos mais próximos conhecidos como vilarejos alpinos.

Bem pertinho, por exemplo, está a fofíssima cidade de Chateau d`Oex ou mesmo Gruyères, onde se produz o típico queijo base pro fondue. Gstaad é onde está uma das estações de esqui mais famosas dos Alpes, a Glacier 3000, onde alguns milionários chegam usando seus helicópteros e jatinhos particulares.
Montreux fora da rota convencional
Montreux é mais conhecida como um pequeno paraíso para suíços e franceses escaparem da rotina e respirarem um pouco de ar puro do lago e das montanhas. Mas fora da rota convencional, sugiro as seguintes opções:
1. Termas e SPA
Um passeio bem suíço mais voltado para quem é da cidade e arredores seria passar o dia nas termas de Lavey, que ficam pertinho de Montreux e com fácil acesso para quem está de trem. São 3 piscinas térmicas de água natural que ficam abertos diariamente, inclusive no inverno! Além disso, o lugar oferece vários tratamentos entre massagens, tratamento facil, drenagem linfática, e vários outros.
Grand Hôtel des Bains Superior
Route des Bains 48, Lavey-les-Bains, Suíça
Reserve pelo Booking.com
Já pensou que massa tomar um banho quente no meio dos Alpes gelados?
Onde dormir em Montreux?
Em Montreux eu fiquei num hotel bem legal na beira do lago! A vista é sensacional e o café da manhã, poderoso! Bom pra sair da balança, cheio de guloseimas!
O hotel é o Gold Hotel René Capt, tem uma ótima pontuação no Booking e realmente é excelente – super recomendo.





Gold Hotel René Capt
Rue Bon Port 33-35, Montreux, Suíça
Reserve com cancelamento grátis pelo Booking.com
Últimas dicas sobre Montreux
Pouca gente sabe, mas o transporte público de Montreux é grátis para turistas! O Montreux Riviera Card é distribuído gratuitamente nos hotéis para os hóspedes, e dá direito ao transporte público de ônibus e trem pelas zonas 70 a 78 e ainda oferece 50% de desconto no transporte de barco, funiculares de montanha, entrada de museus e parques de diversão. Se o seu hotel não te oferecer, peça o seu!
Adorei
Fico contente!! 😀
Ir a Geneve ou a Lausanne pode ser com esse cartão Riviera Montreux Card ou seria apenas com o Swiss?
O motivo da dúvida é que fala nesse cartão que dá direito a trem pelas áreas 70 a 78,mas não explica o que é.
Oi Fabiano! O Riviera Montreux Card cobre apenas Montreux e Vevey, aqui tem um mapa explicando melhor o trajeto incluído: https://static.mycity.travel/manage/uploads/6/24/262987/1/mrc-28-07-2021.pdf
Para ir de Montreux até Lausanne ou Genebra você pode ir de Swiss Pass ou então comprar os trens à parte, o que talvez saia até mais em conta. Eu recomendo o Swiss Pass para viagens mais longas, entre diferentes cantões da Suíça.
Abraços!!