Interlaken é uma das cidades mais famosas da Suíça! Aqui neste Guia de Interlaken você irá encontrar dicas sobre o que fazer em Interlaken e quais as melhores atrações da cidade. Também vou colocar a lista das montanhas mais importantes da região e finalmente dicas de hospedagem e demais informações para te ajudar a planejar a sua viagem para Interlaken.
Leia também:
Como planejar uma viagem pela Suíça?
Tudo sobre a montanha Jungfrau, Top of Europe
O que saber sobre Interlaken?
Visitar Interlaken é um passeio obrigatório para os turistas que querem visitar os Alpes Suíços. A cidade é pequena, com pouco mais de 5 mil habitantes. Mesmo assim, há muita atividade para se fazer em Interlaken, começando pelas montanhas, que são um cartão postal da Suíça.
A cidade de Interlaken está localizada entre os lagos Brienzersee e Thunersee, ou seja, Entre Lagos, daí vem o nome da cidade. 😛 Conhecer os lagos é outra atividade indispensável na cidade. Além disso, é bom saber que Interlaken é o ponto de partida para várias vilas alpinas, onde o cenário pitoresco de casinhas típicas promete no mínimo fotos espetaculares.
Sem dúvida é o destino perfeito para viagens na Suíça, portanto, vamos às nossas dicas de Interlaken!
Onde fica Interlaken no mapa?
Interlaken está localizada bem no meio da Suíça, a 1 hora de distância de Berna e 2 horas de distância saindo de Lucerna ou Zurique. Desde Genebra o passeio até lá dura mais de 3 horas. Assim como em toda a Suíça, Interlaken possui estações de trem, ônibus e rodovia bem planejada e com ótima infra-estrutura.
Eu já fiz o passeio saindo de Zurique até Interlaken tanto de carro como de trem, e sem dúvida recomendo o passeio de trem! Pela rodovia é um caminho mais simples, enquanto a ferrovia vai passando pelas montanhas e paisagens mais bonitas. Na medida que o trem vai chegando na beira do lago Thunersee, o passeio vai proporcionando um espetáculo da natureza que de carro se perde um pouco. Portanto, se puder ir de trem, é o passeio mais bonito e muito mais confortável, já que ninguém precisa dirigir.
Para andar de trem, recomendamos adquirir o Swiss Travel Pass, que dá direito a viagens ilimitadas por trens, trams, ônibus e barcos em todo o país. Você escolhe os dias e não precisa se preocupar com o transporte público. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
A estação mais perto da cidade é a Interlaken West, onde está o centrinho e as principais atrações do vilarejo. Já a estação Interlaken Ost é de onde partem os trens para as montanhas mais altas e vilarejos alpinos.
O que fazer em Interlaken?
Eu estive em Interlaken várias vezes e sem dúvida é um passeio especial, independente da época do ano que você for. Cada época do ano tem o seu encanto, durante a primavera e verão, a cidade fica colorida, os pastos verdinhos, as montanhas emolduram a paisagem e os dias são mais longos.
Por outro lado, no outono e inverno as montanhas ficam nevadas, começa a temporada de esqui e a paisagem branquinha convida a deliciosos banquetes de inverno. É a época perfeita para comer fondue e tomar chocolate quente.
Interlaken em si é bem fácil de visitar, pois o centro histórico é pequeno. Mesmo assim, vale a pena dedicar algumas horas para andar pelo centrinho e visitar as atrações históricas que datam do século XII. Agora, sem dúvida alguma, a principal atividade da cidade é apreciar a natureza, os lagos e subir nas montanhas mais famosas, entre elas, a Jungfraujoch.
1. Passeio nos lagos Thun e Brienz
O Lago Thun é o lago mais movimentado de Interlaken e na minha opinão é perfeito para passeios de barco em dias ensolarados. Em uma das extremidades do lago está a cidade de Thun, que é um vilarejo delicioso para conhecer em qualquer época do ano. Thun possui um seu centro histórico impecável, dominado pelo castelo medieval do século XII, de fato um lugar impressionante. Você pode comprar o bilhete de ida e volta para conhecer Thun de manhã, por exemplo.
Durante o passeio de barco, aproveite para observar as paisagens exuberantes, com muitas montanhas emoldurando o cenário. Entre os lugares de destaque, vale a pena conferir o castelo de Oberhofen, o qual apresenta uma parte construída sobre a água. E no outro extremo do lago está o o vilarejo de Spiez, que também possui um castelo medieval e de uma igreja românica.



Já o Lago Brienz é mais pitoresco, cercado por pequenas vilas e casinhas típicas. É menos turístico e portanto, possui mais vida local, sendo um passeio inusitado e fora da rota convencional em Interlaken. Rende fotos maravilhosas também!

2. Passeio na orla do rio Aare
Você pode passear ao lado do rio Aare a pé ou alugar uma bike e pedalar pela ciclovia da orla. O passeio é bem bonito, passa entre as montanhas da região e chega no começo do lago Brienzersee. Sem dúvida é uma atividade perfeita para começar a ter uma ideia mais autêntica da paisagem que te aguarda no topo da montanha. É realmente muito lindo, principalmente quando os dias estão ensolarados.

3. Compras e centro histórico de Interlaken
A cidade tem um centrinho dominado por lojas de souvenires e relógios. Há muitos asiáticos fazendo turismo e por isso, muitas lojas anunciam seus produtos em vários idiomas, às vezes até o menu dos restaurantes é em mandarim! Os preços das lojas não costumam ser muito diferentes do resto da Suíça, portanto, se achar alguma pechincha, aproveite! No centro histórico, vale a pena visitar o edifício do Cassino.

4. Grindelwald
Grindelwald é um dos lindos vilarejos de montanha que você pode visitar durante a sua viagem em Interlaken. O lugar é ponto de partida para várias montanhas da região, entre elas Grindelwald-First, que é um passeio lindo demais! Ali tem também uns restaurantes bem legais para comer a típica salsicha cervelas, especial da Suíça, além de pratos tradicionais como a batata Rösti, a Raclette e o próprio fondue de queijo.
Leia também: 10 pratos para provar na Suíça

5. Lautterbrunnen
Lauterbrunnen é outro vilarejo de montanha, protagonizado pelas cachoeiras, que despencam bem no meio da cidade. A vila também é ponto de partida para várias montanhas, entre elas a Schilthorn. Mas as cascatas são fabulosas! São 72 cascatas por toda a região do vilarejo, que você pode conhecer entre as trilhas das montanhas. Se quiser explorar as trilhas, leve sapatos apropriados!


Leia também:
Guia de Lauterbrunnen
Tudo sobre Trilhas na Suíça
Melhores Montanhas de Interlaken
Como as montanhas são uma parte importante sobre o que fazer em Interlaken, resolvi listar as melhores a seguir. Em primeiro lugar, é bom saber que nesta listinha não estão todas as montanhas de Interlaken (são muitas, sério). Entretanto, todas as montanhas que eu listei possuem infraestrutura para subir usando bondinhos, trens ou funiculares. Em contrapartida, retirei da lista montanhas selvagens, só pra facilitar a sua seleção.
1. Jungfrau Top of Europe | 3554m
Jungfrau é a montanha mais famosa da região, conhecida como Top of Europe. Recebe este nome porque lá em cima está a estação de trens mais alta de toda a Europa. É a única das montanhas em Interlaken com neve o ano inteiro, já que ela fica no topo de uma geleira. Também é a montanha mais cara de todas. Só ela, tarifa cheia, custa mais de CHF200 por pessoa.
Quem tem o Swiss Travel Pass consegue 50% de desconto para subir nela, mas convenhamos, este é um baita investimento pra subir na Jungfraujoch. Recomendo a subida em dias de sol ou com poucas nuvens.
No topo da montanha, além de restaurantes, há algumas atrações menores. Funcionam para distrair aos turistas em dias nublados, mas nada que compense a subida somente por elas. Portanto, avalie bem a previsão do tempo antes de investir nesta montanha.
Recomendo comprar o Swiss Travel Pass com antecedência e decidir se vale a pena subir no dia anterior da sua visita, assim você avalia a previsão do tempo. Há trens para a montanha saindo a cada 30 minutos e sempre tem lugar disponível nos trens. Lembre-se que você levará cerca de 2 horas de trajeto desde Interlaken Ost até o topo da Jungfrau.
Este é um passeio incrível, e por isso fiz um post só sobre esta montanha. Para saber mais detalhes, leia o nosso Guia sobre a Jungfraujoch


2. Schilthorn | 2960m
Esta montanha não estava tão famosa até 2016, mas depois que ela passou por uma reforma animal e inauguraram a thrill walk, estrutura de aventura no alto da montanha, Schilthorn tem feito uma boa concorrência com a Jungfrau. Eu adoro esta montanha, e ela oferece desconto para quem tiver o Swiss Travel Pass. Aqui neste link eu conto mais sobre esta montanha.
Esta é a montanha onde gravaram um dos filmes do 007. No topo da montanha , há um restaurante giratório bem interessante, com conceito bem inovador. É um bom lugar para comer um hambúrguer ou fazer um brunch delicinha. Os preços custam menos que Jungfrau, mas ainda assim são salgados (aprox. CHF 100 por pessoa).


Leia também: Guia da montanha Schilthorn
3. Grindelwald First | 2168m
First é uma das montanhas mais baixas de Interlaken, e por isso costuma ter neve somente nas estações mais frias do ano. A subida em First é feita de bondinho, saindo de Grindelwlad. Entre as atrações estão a Cliff Walk, plataforma bem tensa para caminhar na montanha, e a First Flieger, uma espécie de tirolesa no topo da montanha, que pode servir de transporte para baixar a montanha até certo ponto.
Há também muitas trilhas para fazer no verão, como por exemplo a famosa trilha até o lago Bachalpsee. No inverno, a montanha atrai esquiadores e também é possível fazer trenó, passeio interessante principalmente se você não é da turma do esqui/snowboard.
No topo da montanha também há um hotel interessante para se hospedar. Porém, é bom saber que este hotel fecha temporariamente entre o final de outubro e o começo de dezembro porque eles precisam se preparar para a chegada do inverno.

4. Schynige Platte | 2068m
Este é um dos lugares onde você terá o melhor panorama das montanhas em Interlaken. Existe um trenzinho tipo cremalheira que leva visitantes até lá desde 1893. No entanto, é bom saber que este trem só opera entre o final de maio até o fim de outubro.
Desde Schynige Platte você vai conseguir visualizar bem os lagos Brienz e Thun de um lado, e do outro, as montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
Há um hotel e restaurante no topo da montanha, onde você poderá acompanhar apresentações de música típica com o Alphorn, principal instrumento musical tradicional nas montanhas suíças.
Lá em cima há várias trilhas acessíveis de curta duração. Mas há quem vá até lá para fazer a trilha mais famosa de 6 horas (sem pausas), que vai até Faulhorn, depois até o lago Bachalpsee e a seguir, First.
5. Pfingstegg | 1391m
Esta montanha só funciona entre o fim de maio e fim de outubro e basicamente é o lugar ideal para curtir o RodelBahn, ou melhor, um tobogã na montanha. Para as crianças é a melhor atividade da região em dias ensolarados e os preços são bem mais acessíveis.
Adultos também podem brincar, cada descida de trenó custa CHF 5,50 por pessoa e para chegar até a montanha, custa CHF24 ida e volta por pessoa. Não funciona em dias chuvosos.
Também há trilhas para fazer na região, caso você não queria brincar com o tobogã. A maior parte das trilhas é de aproximadamente 1h30, ou seja, dá pra encarar. Exceto a trilha que leva até o abrigo Schreckhornhütte, que dura mais de 4 horas só pra chegar.
6. Harder Kulm | 1332m
Uma plataforma bem pertinho de Interlaken de onde se pode avistar todo o panorama alpino e das mais altas montanhas em Interlaken: Eiger, Mönch e Jungfrau, junto dos lagos de Thun e Brienz.
Há um restaurante lá no alto e tem um cenário perfeito para fotografias únicas. Ver o pôr do sol lá de cima é uma experiência como poucas. O Harder Kulm funciona do fim de abril até o fim de outubro e entre junho e outubro há sempre uma programação bacana de música folk lá em cima.
Custa 30CHF ida e volta, e tem desconto para o o Swiss Travel Pass. Aos domingos, eles servem o Breakfest Buffet, que te dá a opção de tomar um belo café da manhã bem servido lá no alto da montanha, bom para começar o dia!
E há pouco foi inaugurada a Theme Trail, uma trilha com painéis informativos sobre a ferrovia com mais de 100 anos de idade que leva até o topo de Harder Kulm.

Lagos Alpinos perto de Interlaken
Além das Montanhas, há também alguns Lagos interessantes nas redondezas de Interlaken. Alguns destes lagos alpinos são famosos pela cor da água, de um azul tão intenso que fica difícil não se emocionar. E as fotos são sempre maravilhosas!
1. Lago Oeschinen
O Lago Oeschinen, em alemão, Oeschinensee, é um dos lugares mais espetaculares que eu já conheci na Suíça. Ele fica no alto de uma montanha, cujo acesso se dá por bondinhos também. O Lago Oeschinen é um dos Patrimônios Mundiais da Unesco na Suíça, e permite atividades para turistas tanto no verão como no inverno. No verão é até possível nadar neste Lago, dependendo da sua resistência! 😉 Também tem um tobogã na montanha, que é disputado tanto pelas crianças como por adultos. No inverno o Lago Oeschinen costuma congelar-se, então ele vira pista de patinação no gelo. Porém é importante ficar atento no calendário deles se as condições permitem a atividade de forma segura.
Como o Lago Oeschinen fica a cerca de 1h de Interlaken, é bom se planejar bem. Eu recomendo tirar no mínimo 5 horas pra fazer este passeio, e talvez fique apertado. O ideal é tirar um dia pra conhecer o lago Oeschinen com calma, e se fizer bom tempo, dá pra passar antes no Blausee, que é o próximo lago da nossa listinha.
Leia também: Lago Oeschinen | Dicas para conhecer este lugar

2. Lago Blausee
O Lago Blausee é outro lago espetacular nas redondezas de Interlaken. Trata-se de uma propriedade particular, e portanto, possui entrada cobrada à parte na alta temporada (verão). O lago possui um azul tão intenso que tem até uma lenda a respeito. O azul seria proveniente das lágrimas de uma moça que há muitos anos perdeu o seu amor subitamente. 🙁
Não é permitido nadar neste lago, mas há passeios de barco a remo, mini trilhas e um restaurante que serve pratos típicos. Há um hotel também, perfeito para viagens de inverno porque o lugar é super romântico, com acesso às termas ao ar livre!
Leia também: Lago Blausee | Como aproveitar tudo sobre o Lago Azul da Suíça

Além disso, outra aventura em Interlaken é o vôo de Parapente! Eu fiz e recomendo para todo mundo que gosta de adrenalina ou busca viver uma experiência especial inesquecível durante a viagem. Aqui vai um post onde eu conto melhor sobre como andar de Parapente em Interlaken.
Onde dormir em Interlaken?
Hotel barato em Interlaken não é exatamente algo fácil de encontrar. Há várias opções, mas os preços costumam assustar as pessoas. Isso acontece porque Interlaken é um destino turístico no país mais caro da Europa, ou seja, vai custar mais. Entre as opções com melhor relação custo X benefício, recomendo o Hotel Derby.
Este é um hotel familiar, padrão 3 estrelas, localizado próximo ao centro e as zonas mais importantes da cidade.
Hotel Derby
Endereço: Jungfraustrasse 70, Interlaken
Reserve direto pelo Booking.com




Se você quer olhar melhor outras opções e aprender sobre as zonas de Interlaken, aqui vai um post sobre Onde Ficar em Interlaken, com mais dicas sobre hospedagem na cidade.
Últimas dicas sobre Interlaken
Viagens para Interlaken no verão e na primavera costumam ser bem agradáveis. Esta é a minha época preferida. No outono e inverno é mais comum ter dias nublados e óbvio, mais frio. Se a sua viagem for nesta época, você pode tentar conhecer uma estação de esqui na região, como Wengen. Lá você pode alugar os equipamentos e ter um dia de diversão na neve.
Leve sempre água com você e, caso a água acabe, encha a garrafinha nas fontes de água pública que estão por todas as cidades da região, pode confiar que é água Alpina! É como beber água Evian, só que de graça! A água é importante para a altitude, e evita que você sinta tonturas ou náuseas com o ar rarefeito das montanhas mais altas.
Leia também:
Melhores Montanhas da Suíça
Trens Panorâmicos da Suíça
Como planejar uma viagem pela Suíça
Ola! Muito legais suas dicas. Só uma correção… o swiss travel pass dá desconto de apenas 25% na excursão a Jungfraujoch (não 50% como no texto). Neste caso específico o half fare card é mais vantajoso, infelizmente…