Vai pra Chur? Aqui o seu guia sobre a cidade de Chur, na Suíça. Esta é uma das cidades mais antigas da Suíça e sem dúvida, uma das mais românticas também! Cercada pelas montanhas do cantão dos Grisões (em alemão, Graubünden), a cidade entra na rota mais alternativa de quem viaja pela Suíça. Em Português chama-se Coira, mas em alemão todo mundo a conhece como Chur.

Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?

Onde fica Chur no mapa?

Chur fica no lado leste da Suíça, já quase na fronteira com a Áustria e Lichtenstein. É o ponto de partida para muita gente que vai pegar o trem panorâmico Bernina Express, que vai para o sul da Suíça. Trata-se de um dos melhores trens panorâmicos da Suíça. Além disso, tem bastantes coisinhas bem legais e fora da rota turística convencional que dá pra aproveitar na região de Chur. Se você quer um passeio assim, mais autêntico, que tal passar um dia a mais e fazer um programa que os suíços adoram?

Como chegar em Chur?

A chegada em Chur, a partir de Zurique é fácil e bem rápida! A cada 20 minutos, mais ou menos, há um trem que parte de Zurique e chega em Chur em pouco mais de 1 hora. Para usar os trens na Suíça, eu sempre recomendo adquirir o Swiss Travel Pass que dá direito a usar de forma ilimitada todos os trens e transportes públicos do país.

Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

A estação de Chur é grande e bem movimentada, não tanto quanto Zurique, mas tem uma oferta boa de trens indo e saindo de lá. Se você estiver em Lucerna, Berna ou mais para o sul, espere uma frequência alta de trens para lá.

Se você for a Chur para pegar o Bernina Express, tenha em conta que este trem só sai de Chur às 8:32 da manhã, coisa bem suíça. Os outros horários mais tarde são com conexão via trens regionais + bernina express. Para ver todos os horários de trens pela Suíça, clique aqui.

Chur
Chur. Imagem: SusaZoom | Adobe Stock

A nossa rota em Chur

Nós conseguimos sair de Zurique às 12h07 e entramos no trem com destino a Chur, chegada marcada para as 13h22.  Chegando lá, fomos conhecer o centro histórico e dar umas voltas perto do rio Plessur, um alfuente do Reno.

Nosso hotel era bem longe do centro histórico, o que de certa forma dificultou a locomoção. Mas tem fácil sistema de transporte até lá, vai lendo que eu te conto mais.

No dia seguinte, fizemos um passeio típico suíço: trem para Arosa, a vila alpina mais linda da região. Chur é literalmente rodeada pelos Alpes, mas ver as montanhas de pertinho e caminhar pelas trilhas delas dá uma emoção especial à viagem. Portanto, Arosa foi o ponto alto na nossa visita, confere aí!

O que fazer em Chur?

1. Centro Histórico de Chur

Como toda cidade europeia, a visita no centro histórico é um passeio obrigatório! Só que Chur tem uma coisinha diferente, é a cidade mais antiga da Suíça! Tem descoberta arqueológica da cidade com 14.000 anos de idade!

Chur Centro Histórico
Chur Centro Histórico. Imagem: Mor65_Mauro Piccardi | Adobe Stock

Saindo da estação de Chur, você pega a Bahnhofstrasse em direção à Postplatz e no caminho já vai encontrar alguns monumentos, entre eles a fonte “Lagrimas de Lucrécia”, de 2005. Artisticamente esta fonte simboliza as lágrimas de Catherine de Plante,  que chorava pelo seu amor Jürg Jenatsch, assasinado durante a guerra dos 30 anos na Suíça.

Fonte Lágrimas de Lucrecia Chur
Fonte Lágrimas de Lucrecia. Imagem: Juliana Guimarães

Entre as igrejas, visite a Igreja de St. Martin, cujas bases datam do ano 769. Sério. Em razão de um incêndio, a igreja teve que ser reconstruída em 1464 e em 1523 passou pela reforma protestante. O edifício foi restaurado em 1917 e dá pra ver vitrais de Augusto Giacometti que são de 1919.

A catedral também vale a sua visita, dizem que o edifício original (que foi subsituído pelo prédio atual) era uma construção romana do ano 450! Sério, de novo.

Catedral de Chur
Catedral de Chur. Imagem: Mor65_Mauro Piccardi | Adobe Stock

2. Mosteiro de St. Nicolau

O antigo mosteiro da cidade tem um parque de flores bem agradável chamado FontanaPark. Este parque foi completamente redesenhado em 2006 e possui uma escultura de 1903, criada por Richard Kissling, em homenagem a Guilherme Tell.

3. Praça Arcas e Rio Plessur

A Arcas é uma praça pitoresca e medieval com casas do século 13. As casas desta praça foram construídas ao lado do rio Plessur e justo na divisa da antiga muralha medieval.

Houve reforma e melhorias, mas ainda assim, tem um quê de idade média que vale a pena contemplar. Rende ótimas fotos, garanto!

Praça Arcas Chur
Praça Arcas Chur. Imagem: gb27photo | Adobe Stock

4. Trem panorâmico Bernina Express

O Bernina Express é o trem panorâmico que sai de Chur e atravessa os Alpes, passando por pontes, viadutos, túneis e montanhas, atingindo uma altitude de 2352 m acima do nível do mar. Se fizer este passeio, lembre-se que a rota leva 4 horas até Tirano, portanto, planeje bem os horários e dias da viagem!

Bernina Express
Bernina Express. Imagem: djama | Adobe Stock

5. Restaurante do Alien

Pois é, acredite, tem um restaurante temático do Alien nesta cidade. É que o criador da trama, HR GIGER é natural de Chur e bem, sempre quis um restaurante com o tema do filme. E conseguiu!

Na Suíça não há apenas 1, mas dois restaurantes do Alien, o segundo fica em Gruyères, ao lado do museu do Alien. Vão fazer um hotel do Alien nos Estados Unidos, mas o projeto ainda está meio que no papel. Enquanto isso, uma experiência no mínimo inusitada é almoçar no local.

6. Montanha Brambrüesch

Uma pequena montanha com acesso fácil pelos bondinhos, a Brambrüesch pode ser a sua opção caso você tenha pouco tempo e queira ver os Alpes lá de cima.

Brambrüesch Chur
Brambrüesch Chur. Imagem: Makasana photo | Adobe Stock

Os preços são relativamente acessíveis, principalmente se comparamos com outros bondinhos em outras montanhas na Suíça. No verão, o bilhete custa 28CHF ida e volta, por pessoa. Lá em cima tem várias trilhas para o esporte nacional dos suíços, o hiking. No inverno, pistas de esqui, trenó e caminhadas de inverno ficam disponíveis durante toda a estação.

Chur fora da rota convencional | Arosa

Na minha experiência, vá para Arosa! O passeio até lá vale a pena seja na época quente ou fria. No inverno, há uma estação de esqui em Arosa, e os preços são diferentes para quem quer só brincar na neve em vez de esquiar.

Arosa
Arosa. Imagem: Juliana Guimarães

No verão você pode caminhar pelas inúmeras trilhas da montanha e desfrutar do panorama alpino sem sofrer de frio! Recomendo para todos! Entre as trilhas, uma é especial para fazer com as crianças: a trilha dos esquilos! Gente! Dá pra alimentar os esquilos e os passarinhos na caminhada! 😀

Arosa. Imagem: Juliana Guimarães

Para ir até Arosa você deve pegar um trem que sai de Chur a cada hora, sempre às :07 (tipo 7:07; 8:07; 9:07h). O trem leva 1 hora até Arosa, portanto, não faça como eu, que cheguei lá novamente na hora do almoço. Dica: se você comprar o bilhete até Arosa com antecedência (por exemplo, partindo de Zurique), você poderá ter um belo desconto. Chegando lá, você pode optar por passear na vila, entre os lagos que surgem no meio da montanha, ou subir as trilhas.

Trilha em Arosa
Trilha em Arosa. Imagem: Diego Pardo

1. Trilha dos Esquilos

Uma trilha perfeita para quem tem pouca experiência ou está com crianças. Você pode levar nozes para alimentar os esquilos na trilha ou estender a mão com alpiste para os passarinhos da trilha, que estão por todos os lados. Basta esperar e o passarinho vai pousar na sua mão para comer! É realmente muito lindo e as crianças adoram a experiência.

2. Trilha Rott Tritt

Depois da trilha dos esquilos, você pode seguir até Rott Tritt, outra trilha que leva por um campo de golfe até o alto da montanha, passando pelos lagos Ober Prätschee e Unter Prätschee. A vista vale o esforço, olha isso!

Onde dormir em Chur?

Nós planejamos esta viagem bem de última hora, e o resultado foi procurar pelo melhor preço que o amado booking.com podia nos oferecer. Acabamos no Ibis Chur, que fica afastado do centro histórico, mas em compensação, pertinho do restaurante do Alien! 😛

Para chegar lá você pode sair da estação e entrar no ônibus de número 1. A parada do Ibis se chama AGIP, e o ônibus para bem na frente do hotel, não tem erro. O bilhete se compra direto com o motorista, e custa CHF 2,20.

Se estiver com muitas malas (gente, pra quê?), um táxi pode custar entre 30 e 40 Francos. Apesar de longe, o quarto é bem padrão, o preço é o melhor que a gente pode encontrar para uma cama e um chuveiro decente! Resumindo: ótima relação de custo X benefício.

Hotel Ibis Chur
Endereço: Richtstrasse 19, Chur, Suiza
Reserve pelo Booking.com

Agora, se você quiser ficar em algum hotel mais perto do centro (melhor localizado), eu recomendo o hotel Zunfthaus Zur Rebleuten, o Ambiente Hotel Freieck ou o Hotel Post. Todos fabulosos e muito bem localizados.

Últimas dicas sobre Chur

Chur é uma cidade pequena, portanto, não espere muitas atrações noturnas por ali. A coisa é bem pacata à noite, nós fomos jantar às 20h e às 21h o restaurante já estava bem vazio, em pleno sábado! Portanto, relaxe!

Dá pra conhecer bem a cidade em 1 dia, então aproveite para sair um pouco da rota e fazer os passeios mais procurados pelos suíços: Arosa é um deles. E se for subir para Arosa ou outras montanhas, leve roupa de frio, principalmente se estiver nas estações do ano mais geladas, como outono ou inverno. A temperatura no alto dos Alpes costuma ser uns 10 graus a menos de diferença de Chur.

Saindo de Chur você também pode conhecer alguns dos lagos mais bonitos da Suíça, entre eles o lago Caumasee.

Lago Caumasee
Lago Caumasee. Imagem: Juliana Guimarães