Se você irá para a Suíça, sem dúvida Berna é uma das cidades mais interessantes para se visitar. Aqui no nosso Guia de Berna explicamos mais sobre a cidade e passamos todas as dicas para conhecer a cidade.
Antes de mais nada, é bom saber que Berna é a capital política da Suíça. É um lugar histórico e cheio de atividades interessantes para se fazer. Berna é uma cidade pequena, agradável, com uma população muito afetuosa que não vive aquela correria predominante de um grande centro comercial. Berna possui pouco mais 130 mil habitantes, e o único centro histórico na Suíça considerado patrimônio mundial da Unesco.
Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?




Se você vai para o norte da Suíça, sugiro incluir 1 dia em Berna no seu roteiro. Você vai se encantar com as belezinhas desta cidade e de quebra, conhecer um pouco mais sobre a cultura da Suíça. A seguir veja mais informações no nosso Guia de Berna.
Como chegar em Berna?
O acesso para Berna é bem fácil. Há trens partindo de várias cidades Suíças com destino a Berna, e também há alguns trens internacionais que chegam ali diretamente. Zurique é o aeroporto mais próximo de Berna, que fica a 1 hora de trem. A forma mais fácil para aproveitar as ferrovias da Suíça é pegar o Swiss Travel Pass que inclui vários trajetos, entre eles, Zurique – Berna.
Se você quiser rodar a Suíça de trem, recomendamos adquirir o Swiss Travel Pass, que dá direito a viagens ilimitadas por trens, trams, ônibus e barcos em todo o país. Você escolhe os dias e não precisa se preocupar com o transporte público. Para ler nosso conteúdo sobre o Swiss Travel Pass, clique aqui. Para comprar o bilhete pela internet, acesse o site da Rail Europe aqui.
Já quem preferir alugar um carro, encontrará ótimas pistas, bem sinalizadas e de fácil acesso.
Para alugar um carro na Suíça, recomendamos o site da RentCars. Eles possuem um acervo com as melhores locadoras de carro da Europa e oferecem tarifas bem competitivas. Para reservar um carro com eles, clique aqui.
Guia de Berna
No nosso Guia de Berna nos concentramos em atividades mais populares e em seguida passamos dicas fora da rota comercial. Esta parte é para quem deseja conhecer mais que as atrações turísticas convencionais ou pensa em desbravar a cidade como um morador local.
Bem, o centro histórico de Berna é sem dúvida um dos mais bonitos da Suíça, com direito a fontes históricas, torres com relógio, igrejas e edifícios da idade média e ruas cobertas. A melhor forma de conhecer as belezas de Berna é a pé. Prepare suas pernitchas, use um sapato confortável e o segredo para não sofrer com o frio ou com o calor são as camadas. Leve um casacão poderoso no caso de viagens no outono ou inverno. Para a primavera ou verão, uma jaqueta leve é suficiente.



O que fazer em Berna?
1. Conheça as fontes de Berna
Se você tem pouco tempo, perca-se nas ruas do centro histórico atrás das fontes coloridas. São 12 fontes belíssimas e cada uma delas conta uma lenda ou uma história da região. Chama muito a atenção a fonte do Ogro (ou Kindlifresserbrunnen, em alemão), que retrata um ogro devorando algumas crianças. A lenda da cidade diz que a população deveria alimentar o Ogro, caso contrário, ele comeria as crianças da cidade. (Eu sei, um pouco macabra a história…).



2. Torre do Relógio
A torre do relógio era o limite da cidade no século 13, possui o relógio astronômico e algumas figuras simbólicas para a cidade de Berna. A cada hora (sempre faltando 4 minutos para a hora cheia) este relógio faz um show com o movimento das figuras do topo, é super bonitinho. Dá pra entrar na torre e fazer uma visita guiada no seu interior, conhecer as histórias e tirar boas fotos de lá.

3. A Catedral de Berna
A catedral de Berna fica na Munsterplatz (munster é catedral em alemão, e platz significa praça). Ela é linda por dentro e por fora. Logo na entrada há umas pequenas esculturas cravadas na porta da igreja que são impressionantes, sério mesmo. Daí dentro da catedral há vitrais do ano de 1450 – também são incríveis! É também a torre de igreja mais alta da Suíça, de onde se tem uma vista excepcional! Na foto dá pra ver como a torre da Catedral de Berna se sobressai no centro histórico, olha que incrível!

4. O Parque dos Ursos
O parque dos Ursos é uma das atrações mais legais do nosso Guia de Berna. É um parque onde os ursos vivem e brincam bem pertinho das pessoas. Calma, há uma margem de segurança, mas ainda assim, é impressionante vê-los tão de perto. A entrada do parque é livre, se você tiver sorte poderá ver os ursos brincando na arena ou dormindo no gramado. Os ursos são populares em Berna por serem o mascote da cidade. Reza a lenda que o nome Berna foi originado da palavra Bär, que significa urso em alemão.
Lembre-se que os bichinhos hibernam no inverno, então a temporada ideal para vê-los é entre abril e novembro.


5. O Museu do Einstein
O Einstein viveu na casa que hoje é o museu do Einstein. Conta a história de sua vida e algumas curiosidades, fora detalhes sobre a teoria da relatividade e outras descobertas científicas do gênio. No mesmo prédio está o museu de história de Berna, que conta detalhes sobre a história da Suíça e da cidade de Berna.

6. O Parlamento Suíço
Há visitas grátis nas instalações do parlamento de segunda a sexta-feira. Mas você precisa agendar a visita com antecedência porque lota! É onde está a sede da confederação helvética e só o prédio já vale a visita. Atrás da sede você dá de cara com um vale ma-ra-vi-lho-so que sério, vale a pena!

Guia de Berna | Berna fora da rota turística
1. Bikes Bern Rollt
Berna tem uma vida universitária bastante ativa e muitos jovens saem para praticar esportes na beira do rio. Na verdade, independente da idade, há muita gente praticando esportes por lá. Se você quer fazer um programa local, uma boa opção é alugar uma bicicleta (que é grátis) e pedalar pela margem do rio Aare, o mais limpo de toda a Europa. Há alguns pontos de bicicleta no centro, o mais fácil fica perto do Cassino, ao lado esquerdo do prédio, perto da ponte.

2. Bosques de Berna
Outro passeio local é caminhar pelos bosques da cidade, há um entre o parque dos ursos e a helvetiaplatz! Faça isso, sem medo! Parece abandonado mas é bem seguro e super bonito.

3. Jardim Botânico de Berna
Finalmente, pra finalizar nosso Guia de Berna, vá passear no Jardim Botânico. É uma caminhada gostosa entre plantas diversas, há desde espécies típicas até espécies exóticas de outros países, tem de tudo. Fora isso, lá é um bom lugar para sentar e apreciar o rio do outro lado. Atravesse a ponte Lorrainebrücke que você vai chegar direto no jardim botânico, desça as escadas no fim da ponte e passeie por ali em direção à Kornhausbrücke, que tem duas pontes, uma só para pedestres mais baixinha e outra mais alta para carros e pedestres.
Onde dormir em Berna?
Há vários hotéis em Berna e quase todos trabalham com preços suíços – ou seja, caros. O ideal é se hospedar em um hotel no centro – fica tranquilo que não tem perigo se hospedar no centro! No centro de Berna é tudo mais perto e você não vai se perder tentando encontrar o hotel. Fora isso, depois de toda a caminhada pelo Centro, tudo o que você vai querer é estar perto para descansar.
Minha dica é procurar preços entre 100 e 120 euros para 2 pessoas, com pontuação no Booking acima de 8 – assim você evita espeluncas e tem a garantia de um lugar limpinho e confortável.
Eu gosto muito do Kreuz Modern City Hotel que é um três estrelas superior, super bem localizado e com bom custo X benefício.

Kreuz Modern City Hotel
Zeughausgasse 41, 3000 Berna, Suíça
Reserve com cancelamento grátis no site do Booking.com e pague somente na chegada
Onde comer em Berna?
Se você quer opções baratinhas – ainda que isso seja muito difícil na Suíça – pode procurar lanches perto da estação central, nas padarias, pizzarias e lanchonetes que vendem kebab. Outra opção são os supermercados Migros e Coop, que vendem lanches e pratos prontos também.
Um restaurante com bom preço (em média 18 francos o prato) que eu curti foi o Restaurante Las Alpes, do museu Alpino, bem pertinho do museu do Einstein. A comida é deliciosa, ao menos quando eu fui comi uma massa ao molho de espinafre com bacon e frango e minha mãe, que estava comigo, pediu um raviole de ricota, ambos divinos!

Bom, estas são as dicas principais para quem quer conhecer Berna em 1 ou 2 dias. Se você quer passar mais tempo e precisa de mais informações, é só mandar uma mensagem que estaremos felizes em ajudar!
Vi o site do parlamento suíço agora é descobri que as visitas são de terça a sábado.Pretendo ficar 3 noites por lá,há outras coisas para visitar, sobretudo em fim de semana,quando ao que estou sabendo a maioria dos lugares fecha?
Oi Fabiano!
Eu acho que você pode conhecer Berna em 1 dia e nos outros dias dá pra fazer bate-volta para outros lugares nas redondezas. Assim você aproveita bem e conhece lugares fantásticos durante a viagem. Minhas sugestões são Lago Blausee e Lago Oeschinen, Thun ou as Montanhas de Interlaken.