Gruyères é uma das cidades mais lindas dos Alpes Suíços, praticamente um conto de fadas no país dos queijos e vaquinhas felizes! Fica numa colina abaixo do castelo de mesmo nome, possui um centro histórico pequeno, bem preservado e altamente instagramável: Gruyères é um “must see” na sua viagem pela Suíça e vale a pena a visita tanto no inverno como no verão.
Leia também: Como planejar uma viagem pela Suíça?
A rota perfeita em Gruyères
A rota perfeita em Gruyères deve ser de um dia e uma noite na cidade. Assim você terá a experiência completa para desfrutar as atividades ideais em cada momento. Você poderá conhecer a fábrica de queijo Gruyères, a fábrica de chocolate Cailler, o castelo de Gruyères, apreciar a vista das montanhas e caminhar pela cidade histórica. Também vale a pena provar algumas iguarias como a fondue e a raclette. E no dia seguinte, um café da manhã com pãezinhos quentinhos das padarias da região não seria má ideia.

Onde fica Gruyères no mapa?
Fica na região de Fribourg, parte francesa da Suíça, próximo aos vilarejos de Bulle e Broc, a poucos quilômetros de Montreux e Vevey. Uma boa ideia de roteiro é fazer Montreux – Gruyeres, de carro ou de trem.
Como chegar em Gruyères?
Se você estiver em Montreux, pode chegar em Gruyères de carro ou de trem. Honestamente, eu prefiro a chegada de carro, já que a estação de trem de Gruyères não é lá muito acessível.
Explico: Gruyères é dividida em duas partes, a parte alta da cidade que é a zona mais turística e fica no alto de uma colina, e a parte baixa, onde está a estação de trens. Ou seja, se você chegar de trem, terá que subir a colina a pé, o que não é lá muito fácil – exceto se você curtir caminhar, o que dá uns 20 minutos morro acima. Se for de carro, tem um estacionamento bem na entrada da vila (parte alta), o que facilita e muito a sua chegada.
Aproveite para cotar o aluguel de carro na Suíça com a Rent Cars.
O que fazer em Gruyères?
1. Castelo de Gruyères
O Castelo de Gruyères é um dos edifícios mais antigos da cidade, com origens no século 13. Hoje é um museu com informações sobre mais de 800 anos de história do castelo, da região, com detalhes sobre a arquitetura e cultura local. Há audioguia em vários idiomas (da última vez não tinha em português… mas tinha espanhol!) e a possibilidade de agendar um tour no local.
O castelo também é o edifício mais alto de Gruyères, de onde se tem uma vista completamente estonteante do vale e suas casinhas coloridas. Trata-se do cartão postal de Gruyères, um lugar que merece a visita nem que seja por fora – há uma parte aberta ao público, que não precisa de ingressos.

A entrada custa 12CHF por pessoa, mas se estiver com família (2 adultos e 3 crianças menores de 16 anos), custa 25CHF no total. Está aberto diariamente das 10h às 17h, mas entre abril e outubro o horário é de 9h às 18h.
2. La Maison du Gruyère
Trata-se da fábrica de queijo onde se produz o famoso queijo de mesmo nome que a cidade. A visita à fábrica é imperdível, e principalmente se estiver na hora do “Cheese Making” que acontece diariamente das 9h às 11h e das 12h30 às 14h30. O ingresso custa 7chf por pessoa, mas se comprar o ingresso combinado com o castelo, sai por 16chf por pessoa.


3. Centro histórico de Gruyères
O centro histórico de Gruyères é a grande atração da cidade. Trata-se de um lugar mágico, com edifícios antigos e um aspecto de conto de fadas em cada passada. Passe um tempo admirando as fachadas, a rua de pedra e as janelas antigas decoradas com cortinas tradicionais. Como a cidade é pequena, o passeio não será muito longo. Porém, pode ser uma ótima oportunidade de fazer fotos incríveis por cada cantinho da cidade.

4. HR Giger Museu do Alien
Pode parecer meio bizarro… E é mesmo! Em 1980 o artista suíço HR GIGER ganhou um oscar de “Melhores Efeitos Visuais” pela sua participação no filme Alien. Você pode entrar no museu ou no bar, que é ainda mais interessante: cheio de caveiras, ossos e um ambiente bem macabro do filme Alien! 😀 Para uma viagem menos romântica, vamos dizer…

5. Fondue de queijo no restaurante Le Chalet
O restaurante Le Chalet acaba sendo uma das atrações mais cobiçada de Gruyères, principalmente nos dias mais frios que pedem um fondue de queijo ou raclette como prato pra esquentar. Honestamente, este foi um dos melhores fondues que queijo que eu provei em toda a Suíça. Tradicional, no tamanho certo e com preços justos para o padrão Suíça. E nada melhor que comer uma fondue de queijo Gruyères em… Gruyères!


6. Visita a fábrica de chocolates da Cailler
Esta fábrica fica localizada em Broc, uma cidade mais afastada de Gruyères, mas ainda assim, bem na mesma região. A Cailler é uma das marcas mais famosas de chocolates na Suíça, e eles possuem uma visita guiada à fábrica que é uma maravilha! Para quem gosta de chocolate então, impossível resistir! Eles mostram desde o processo de fabricação do chocolate até a história, passando pela mistura com o leite e degustação no final!

Gruyères fora da rota convencional
Talvez não haja muitos passeios fora da rota pra fazer em Gruyères porque a cidade é bem pequena e o turismo ainda é muito local, com poucas massas a explorar a cidade.
Mas se você quer ser como os moradores locais, pode passar uns dias e fazer hiking, explorar os campos verdinhos (ou nevados se for inverno), explorar as termas de Gruyères, e conhecer as montanhas da região.
Onde ficar em Gruyères?
Para quem pretende ficar uma noite em Gruyères recomendo um quarto no Gruyères Rooms, que é um hotel 3 estrelas com excelente custo X benefício. É um lugar charmoso, romântico e possui excelente atendimento e ótimas instalações, tudo bem tradicional e completinho! E o café da manhã tem pãezinhos típicos deliciosos!

Gruyères Rooms
Endereço: Bourg 16 / 20, 1663 Gruyères, Suíça
Reserve agora o Gruyères Rooms pelo Booking.com e pague somente na chegada
Últimas dicas sobre Gruyères
Bom, esta é uma cidade cercada de montanhas, numa região que é sempre mais fria. O verão pode ser mais ameno, mas os invernos são bem rigorosos por ali.
Se for entre outubro e maio, aqueça bem o corpo, seja com roupas quentes ou com bebidas quentes! Eu sempre via mães com garrafas térmicas cheias de bebidas quentinhas para os pequenos! Ajuda e muito!
E se você for de carro, lembre-se de colocar o bilhete do parquímetro no seu carro. Você pode pagar o bilhete com moedas ou cartão, mas é sempre bom ter moedas para o caso do cartão não funcionar – raramente acontece. E de resto, bom, se precisar de mais dicas é só comentar aqui em baixo!
Comentários Recentes