Se você está buscando um passeio absolutamente fantástico de Trem nos Alpes Suíços, uma rota imperdível é o Trem Panorâmico Glacier Express. Esta é sem dúvida uma das rotas de trens panorâmicos mais bonitas da Suíça. Aqui neste post vão todas as dicas para fazer o passeio do Glacier Express durante a sua viagem pela Suíça.

Eu fiz este passeio em 2016, numa viagem que virou um livro, o meu Guia de Viagens sobre a Suíça. Desde então, o passeio só melhorou e continua sendo uma das experiências mais espetaculares para fazer durante a sua viagem pela Suíça. Então vamos às dicas do Glacier Express!

A Rota do Glacier Express

O passeio Glacier Express faz a rota entre Zermatt e St. Moritz, passando pela cidade de Chur. Aqui está o mapa oficial do trajeto e você pode ver que realmente, o trem passa bem no meio dos Alpes Suíços. Isso faz com que as paisagens sejam exuberantes, independente da época do ano que você fizer este passeio.

Mapa Trem Panorâmico Glacier Express
Mapa do Trem Panorâmico Glacier Express | Imagem: My Switzerland

Além disso, a linha de trem em si é outro espetáculo à parte. São 91 túneis e 291 pontes no percurso completo, que dura aproximadamente 8 horas. Dá pra fazer muitas fotos e muitos vídeos e ainda assim, cada metro avançado são novas atrações para apreciar da janela do trem. E que trem!

O Glacier Express possui janelas que vão até o teto, banheiros, serviço de bordo completo, um bar panorâmico, e novíssimo vagão Excellence Class, onde todos os assentos possuem vista panorâmica garantida. Isso porque assentos desta classe estão divididos em combos de 2, em vez de 4, como nos outros vagões do Glacier Express. Ainda mais luxo para quem pode!

Além disso, todos passageiros recebem fones de ouvido para ouvir informações sobre a viagem em diversos idiomas e podem acompanhar informações nos telões disponíveis em cada vagão.

Atrações no percurso do Glacier Express

Eu fiz o trajeto saindo de Zermatt, mas a rota contrária a partir de St. Moritz também é possível. A partir de Zermatt, o trajeto começa no fabuloso vale Matter, entre Zermatt e Stalden. Os primeiros 25km são paisagens de tirar o fôlego, é impossível tirar os olhos da janela. Neste pedaço o trem passa pelo Glacier Bies e pelo rio Vispa, importantes pontos ao longo da rota do Glacier Express. Em seguida, o trem alcança alguns lugares históricos como a ponte Kin, do século 16, o palácio Stockalper, e o Monastério Disentis, ambos do século 17. E os viadutos são os pontos altos do trajeto Glacier Express, entre eles o Solis Viadukt, famosíssimo Landwasser Viadukt, já no final da rota sentido St. Moritz.

Mas não se preocupe em anotar estes nomes, o próprio trem disponibiliza maganizes com estas informações, para matar a curiosidade dos passageiros durante a viagem. Além disso, o concierge e o serviço de áudio também avisam quando o trem está próximo dos pontos mais importantes. 😉

Quanto custa o passeio do Glacier Express?

Os preços do Glacier Express são calculados com base em duas tarifas. A primeira delas é o valor do bilhete em si, que depende do trajeto escolhido. Em seguida, é necessário adicionar o valor da reserva do assento.

Preços dos Trajetos Disponíveis do Glacier Express (PERCURSOS LONGOS)

TRAJETOS DISPONÍVEIS (PERCURSOS LONGOS)2a Classe1a Classe e Excellence Class
St. Moritz – Zermatt (Trajeto Completo)158 CHF268 CHF
St. Moritz – Brig114 CHF201 CHF
St. Moritz – Andermatt84 CHF147.80 CHF
Davos – Zermatt (via Filisur)145 CHF255 CHF
Davos – Brig (via Filisur)107 CHF188 CHF
Davos – Andermatt (via Filisur)77 CHF134.80 CHF
Chur – Zermatt119 CHF210 CHF
Chur – Brig81 CHF143 CHF
Andermatt – Zermatt72 CHF129 CHF

Preços dos Trajetos Disponíveis do Glacier Express (PERCURSOS CURTOS)

TRAJETOS DISPONÍVEIS (PERCURSOS CURTOS)2a Classe1a Classe e Excellence Class
St. Moritz – Chur29.40 CHF51.80 CHF
Chur – Andermatt35.80 CHF63 CHF
Andermatt – Brig24.60 CHF43.40 CHF
Brig – Zermatt26.60 CHF47 CHF

Preços das Reservas de Assentos do Glacier Express

Percurso longo (1a e 2a classe)Percurso Curto (1a e 2a classe)Excellence Class**
Baixa Temporada (06.12.20 – 07.05.21)39 CHF29 CHF420 CHF
Alta Temporada (08.05.21 – 24.10.21)49 CHF39 CHF420 CHF

Atenção: Portadores do Swiss Travel Pass não precisam pagar a tarifa dos percursos longos ou curtos, mas precisam pagar a reserva do assento de qualquer forma.

** O Excellence Class inclui serviço de bordo com aperitivos, menu completo de almoço com vinho e sobremesa incluídas, além de café, água e bebidas.

Como Reservar Assentos do Glacier Express?

A reserva de assentos está disponível com 90 dias de antecedência da viagem. Você pode reservar direto pelo site do Glacier Express ou pelo e-mail info @glacierexpress. ch ou então nas estações de trem de toda a Suíça.

O que fazer com as malas no passeio do Glacier Express?

Praticamente todos os trens na Suíça possuem espaço nos bagageiros superiores ou entre os bancos para acomodar as malas maiores. Mas o Glacier Express oferece bagageiros na entrada do vagão. Há espaço suficiente para as malas de todos os passageiros de cada vagão.

Assim que você entrar no trem, será possível acomodar as suas malas nos bagageiros e sentar-se confortavelmente nas suas poltronas.

Vale a pena pedir o almoço no Glacier Express?

Assim que o trem começar a andar, já passa o serviço de bordo, oferecendo bebidas e o menu do almoço, que será servido dali a algumas horas. O menu é cobrado à parte, mas eu recomendo que você peça algo para comer de almoço no trem. Primeiro, porque são muitas horas dentro do trem, principalmente, para quem opta por fazer o percurso completo ou longo. Segundo, porque almoçar neste trem é uma experiência à parte!

Eu pedi o menu completo (47CHF) e a minha irmã que estava comigo, pediu à la carte (34CHF). Eu tinha escutado que o menu completo era a melhor opção, mas honestamente, não é nada assim tão especial que seja muito diferente dos demais pratos do menu. Se você estiver com muita fome, vá de menu completo, e se achar que é muito, peça algo mais simples.

Compensa viajar de primeira classe no Glacier Express?

Se tem um trem que compensa pagar a viagem de primeira classe, este trem é o Glacier Express. Você vai viajar na maior tranquilidade, a bordo de um moderno trem, com todo o capricho do mundo! Você vai se sentir uma estrela de cinema, sério mesmo! E se você puder investir, o Excellence Class vai ser ainda mais luxuoso e exclusivo. Sem dúvida será uma experiência para recordar pelo resto da vida.

Melhor época para fazer o passeio de trem Glacier Express

Eu fiz este passeio no verão, em pleno calor de agosto. O sol brilhava no céu e mostrava uma Suíça bem diferente daquela que conhecemos nos guias de viagem mais tradicionais. No meio do caminho, avistamos algumas paisagens maravilhosas e fizemos muitas fotos dignas de cartão postal. O dia contribuiu para que tudo fosse perfeito, a nossa vista era de pastagens verdinhas, pessoas refrescando-se na beira dos lagos e rios, famílias passeando pelas trilhas das montanhas e grupos de amigos assando carnes e salsichas nas suas grelhas portáteis, aproveitando o que o verão tem de melhor!

Mas se você quiser ver tudo branquinho, então precisará marcar a sua viagem no inverno. Acontece que dias ensolarados assim são bem raros no inverno, e portanto, as chances de ver os vales e montanhas branquinhos são mais reduzidas. Não que a vista fique feia, bem longe disso. Mas a visibilidade será melhor em dias ensolarados, sem dúvida alguma.

Trem Panorâmico Glacier Express
Trem Panorâmico Glacier Express | Imagem: My Switzerland

Espero ter tirado as suas dúvidas sobre o passeio de trem panorâmico Glacier Express. Mas se ainda pintar alguma pergunta, pode fazer aqui nos comentários!

Leia também:
Melhores trens panorâmicos da Suíça
Matterhorn | Tudo sobre a Montanha de Zermatt
Guia de Chur