Já ouviu falar do Festival Internacional de Balões na Suíça? Pois bem, se você pensa em visitar a Suíça em Janeiro, talvez valha a pena conhecer o festival e quem sabe passear de balão no meio dos Alpes! Além de ver tudo bem branquinho de neve e sentir aquele frio alpino na espinha, esta viagem vai ser especial pelo colorido incrível nos balões no meio das montanhas.

Todos os anos, sempre no fim de Janeiro, acontece o Festival Internacional de Balões, na vila de Chateau D´Oex, que fica na parte francesa da Suíça. O lugar é um espetáculo! Além disso, no inverno há tanta neve que a experiência realmente não tem como decepcionar.

Se você se planejar com uma certa antecedência dá pra agendar um passeio de balão e ainda explorar outras atividades durante o festival. Aqui neste post vão todas as dicas para aproveitar o Festival Internacional de Balões da Suíça.

Onde fica Chateau D´Oex no mapa?

Fica no meio dos Alpes, bem pertinho de Montreux, no Lago de Genebra. Se você for viajar para a Suíça francesa, um belo roteiro é fazer Montreux, Chateau D´Oex e quem sabe ainda passando por Gruyères. Assim você também aproveita para degustar um belo fondue e conhece a Maison Cailler, a fábrica de chocolates da Cailler!

Leia também:
Guia de Montreux
Dicas para conhecer a cidade de Gruyères

Como chegar em Chateau D’Oex?

Dá pra chegar de trem ou de carro. Eu cheguei de carro, aluguei um carro para o fim de semana e foi tranquilo. Acho legal viajar de carro porque você tem mais liberdade para fazer as coisas com calma. As estradas na Suíça são fabulosas, muito bem sinalizadas, com ótima infra estrutura. Além disso, as estradas são hiper seguras e com pavimento zerado. Recomendo dar uma olhada no site da Rent Cars e comparar as melhores tarifas de aluguel de carro aqui pela Suíça.

Também é possível chegar até lá de trem, e o lado bom é que no trem suíço a paisagem é incrível, passa por vales, montanhas e você ainda tem a tranquilidade para fazer o que quiser lá dentro enquanto aprecia a paisagem. Por exemplo, dá pra se levantar, ir ao banheiro, tomar um café, tudo sem precisar parar a sua viagem!

Para comprar os bilhetes de trem, basta entrar no site SBB e colocar os trechos e datas para chegar em Chateau D´Oex. Isso se você quiser comprar o bilhete de forma individual. Dependendo da sua rota, talvez compense comprar logo o Swiss Travel Pass, porque este passe dá direito a viagens ilimitadas de trem. Aqui nesta página tem mais informações sobre o Swiss Travel Pass.

A minha rota no Festival de Balões

Eu passei um fim de semana na região de Chateau D´Oex e no festival de balões. Saí de Zurique no comecinho da manhã, de carro, e cheguei na cidade às 10h30 da manhã. O dia estava bonito, com poucas nuvens e deu para ver alguns balões enquanto nos aproximávamos do vilarejo. Assim que chegamos na cidade, os balões já começaram a pousar, por questões de segurança. Na prática, só vimos um balão por muito tempo sobrevoando Chateau D´Oex. Todos os outros balões já estavam no chão quando chegamos. Mas no caminho deu para ver alguns balões na paisagem! Se você não quiser arriscar, recomendo passar mais tempo na região e visitar Chateau D’Oex nos dias mais ensolarados!

O Festival Internacional de Balões

A programação oficial do festival é sempre muito completa. Ao todo, este festival dura sempre 9 dias, começa num fim de semana e termina no fim de semana seguinte. Há balões normais e balões com formas especiais, e todos os dias há vôos (se o tempo permitir). Para agendar o passeio, basta entrar na fila do dia e pagar. Organize-se para chegar cedo e garantir o seu lugar!

Além dos vôos de balão, também há outras atrações no festival. Há shows aéreos, saltos de paraquedas, shows com mini balões, vôos em grupo (vários balões decolam ao mesmo tempo), atividades para crianças. No evento há um espaço aberto com barracas de comidas típicas e um espaço coberto e aquecido onde também há comidas, bebidas, mesas e exposição de peças de artesanato local. É onde ocorre a entrega dos prêmios para os vencedores do festival.

Atenção com a previsão do tempo

Nós chegamos ao festival no penúltimo dia! Apesar do dia estar bonito no sábado, a previsão do tempo para o domingo era assustadora! Tempestade de neve na data oficial de encerramento do festival. Portanto, minha dica é, caso você esteja pela região e queira visitar o festival, monitore a previsão do tempo diariamente, para decidir o melhor dia para ir até lá.  Todos os dias há possibilidade de ver os balões decolarem, dependendo do tempo. No entanto, se você deixar para ir só no final (como eu) pode correr o risco de não ver balão nenhum.

E se a viagem for em outra época?

Ah, a cidade Chateau D´Oex vive em função deste festival! Tem até um museu de balões no vilarejo! Durante o festival é maravilhoso passar por ali, primeiro porque a atmosfera da cidade muda, os vários balões colorem o visual, a neve dá um romantismo especial para a viagem e os serviços são impecáveis, seja em restaurantes, hotéis, mercados, etc. Mas também há possibilidade de visitar a cidade e até mesmo voar de balão durante outras épocas do ano, se quiser mais informações visite este site aqui.

Bom, voltando à minha rota, depois de visitar o festival, nós resolvemos descansar no hotel. Este ficava bem de frente pro evento, isto é, super bem localizado na cidade, o que nos ajudou muito na hora de sair para jantar e caminhar pela vila no fim do dia.

No dia seguinte passamos por Maison Cailler e Fribourg, curtindo um passeio de volta para Zurique bem tranquilos.

O que fazer em Chateau D´Oex?

1. Passeios de Balão e Vôo de Helicóptero

O vôo de balão é uma das principais experiências para os visitantes da vila de Chateau D’Oex. Mas aviso que o passeio é caro cerca de 390chf por pessoa. Se você não estiver muito disposto a gastar isso, por 70chf você faz um vôo de helicóptero pelos Alpes, também é uma atividade emocionante e algo um pouco menos abusivo para o seu bolso.

2. Aproveitar o inverno

Sem dúvida, atividades no inverno tem aos montes! Desde patins no gelo, passando por trenó e snowshoe. Também é possível fazer trilhas, escalar montanhas e conhecer estações de esqui. Há várias rotas sugeridas, tanto em Chateau D´Oex como nos vilarejos vizinhos e a paisagem é sempre fantástica! Se você for no centro de informações turísticas, eles te darão um mapinha com as rotas sugeridas e toda a explicação necessária para fazer os passeios no inverno, portanto, aproveite.

No verão a coisa fica bem menos complexa e muito mais verde, ou seja, ideal para quem não gosta muito de frio. Mas aviso que mesmo no verão a coisa não é lá muito quente. A temperatura média em julho é de 19 graus, isso em pleno verão! O centro de informações turísticas fica em Place du Village, 6, Chateau D´Oex.

3. Restaurante Le Chalêt

O restaurante Le Chalêt é um dos lugares mais interessantes da cidade. Eles possuem uma decoração bem típica e bem artesanal, e todos os dias eles produzem o próprio queijo! Se você for lá entre 10h e 12h poderá ver a confecção do queijo e acompanhar todo o processo ao vivo, que é bem caseiro e eles fazem questão de manter a tradição!

Na época do festival é sempre bom reservar uma mesa com antecedência, porque é esse o restaurante mais disputado da cidade! No andar de cima há uma maquete do trem goldenpass, um trem especial que faz a rota panorâmica na região. Além disso ainda há uma loja com vários quitutes caseiros produzidos na cidade e arredores! O restaurante fica em Rue de la Gare, 2.

4. Trem do fondue

No inverno, você pode embarcar num trem retrô e saborear um delicioso fondue, enquanto se esbalda com as paisagens dos Alpes Suíços!!! Cara, que idéia genial! Funciona assim, você paga 49 francos pelo fondue (bebida e extras à parte), incluída a passagem de trem de Bulle à Montbovon, duas cidades muito perto de Chateau D´Oex. Durante o festival de balões, eles fazem uma rota especial em Chateau D´Oex, para os turistas do evento.

Se você quiser aproveitar, ligue com pelo menos uns 3 meses de antecedência e reserve sua vaga! Eu liguei querendo uma vaga no dia seguinte e eles deram risada da minha cara! Isso porque o trem é pequeno e as vagas disponíveis esgotam rapidamente. Este trem só opera entre outubro e maio.  O link com os horários e datas do trem do fondue está disponível aqui. Para reservar o trem, ou vá direto nas estações de Bulle, Fribourg, Courtepin ou Châtel-St-Denis, ou ligue para +41 (0)900 320 320 (recomendo) ou acesse o site www.tpf.ch 

5. Trem panorâmico Golden Pass

Os trens Golden Pass são trens panorâmicos da Suíça, que tem umas janelas especiais grandonas, que vão até o teto, o que permite ver a paisagem de um jeito único do trem. A experiência é incrível, e se você tiver com tempo, recomendo muito este passeio! Você pode, por exemplo, fazer a rota entre Chateau D´Oex e Interlaken, e quem sabe dormir por lá! Vai ser uma super viagem!!! Para ver os horários do trem, clique aqui.

Leia também: Melhores Trens Panorâmicos da Suíça

Onde dormir em Chateau D´Oex?

Não apenas pela conveniência de ficar em um lugar perto do festival internacional de balões, mas também pelo serviço excelente e pela ótima relação custo X benefício, o lugar que eu te recomendo é o Hotel Ermitage. Este é um hotel 3 estrelas muito bem localizado, com restaurante também (a cozinha funciona full time na época do festival) e excelente café da manhã.

Os quartos são lindos, bem quentinhos e o meu tinha uma vista incrível para as montanhas! Este hotel é tão legal que nem parece um 3 estrelas, para mim tá mais para 4 estrelas! Também tem estacionamento no local para quem for de carro e eu super recomendo o fondue deles, é delicioso!

Hotel Ermitage
Grand Rue, 4 +41 (0) 26 924 25 00
www.hotelermitage.ch
Reserve diretamente no site do  Booking.com

Últimas dicas sobre o Festival Internacional de Balões

Leve roupas de esqui e esportes de neve, se você for no festival de balões. O frio é grande, eu peguei -18 graus! Para encarar este frio só com roupa especial. São importantes sapatos de caminhar na neve, pois têm uma sola de borracha hiper grossa. Além disso, roupas térmicas e de hora em hora procure um lugar quente para recuperar as forças! De resto, boa viagem!

Leia Também:
Como planejar uma viagem pela Suíça
Melhores trens panorâmicos da Suíça
Vôo de Parapente nos Alpes Suíços