A Suíça é um dos países mais famosos no mundo para a prática de esqui e snowboard. Algumas de suas estações são mega conhecidas enquanto outras são menos famosas internacionalmente, mas adoradas pelos moradores locais. Esse é o caso de Laax, uma montanha localizada no charmoso Cantão de Graubünden, no sudeste do país.
Leia também: Como planejar uma viagem para a Suíça?
Onde fica Laax no Mapa?
Fica a Sudeste de Zurique, a cerca de 1h30 de carro da cidade. Está bem próximo a Chur e Flims, cidades onde as paisagens costumam tirar o fôlego de quem passa por lá.
Leia também: Guia de Chur
Como chegar em Laax?
De carro, basta pegar a Autobahn 3 em direção à cidade de Chur e depois, seguir as placas. Já de trem demora um pouquinho mais. Da Estação Central de Zurique (Zürich Hauptbahnhof), pega-se um trem até a cidade de Chur, trajeto que dura cerca de 1h15. Chegando em Chur você entra em um ônibus de cerca de 50 minutos até Laax. Uma viagem de cerca de 2h15 contando a baldeação em Chur. Mas nada mal para uma estação com a qualidade de Laax.
Tanto de carro quanto de trem, as paisagens pelo caminho são um show à parte. Você vai passar às margens do lago de Zurique e do lago Wallensee. O primeiro é um lago mais residencial com várias casas (e mansões) ao redor. Mas ainda assim possui lindos campos de grama com o verde que só a natureza Suíça proporciona. O segundo é um lago intricado nos Alpes, com uma água excepcionalmente cristalina refletindo as rochas, montanhas e campos ao redor (no verão é perfeito para fazer trilhas e passeios de barco).
Para quem está de trem, o ideal é ter em mãos o Swiss Travel Pass. Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.
O que fazer em Laax?
Laax conta com uma infraestrutura espetacular. Chegando de carro, no próprio estacionamento subterrâneo, você já encontra lojas de esportes e de aluguel de roupas e equipamentos. Ainda dentro do estacionamento você vai encontrar uma sala imensa de armários (locker room) onde você pode alugar e deixar seus equipamentos. Ou seja, uma espécie de guarda volume para esquis, pranchas de snowboard, botas, capacetes, etc.
Subindo a escada rolante do estacionamento, você chegará numa espécie de centro de Laax. Lá você vai encontrar o guichê para comprar o seu esqui lift, a escola de esqui, o acesso ao lift além de outros estabelecimentos. Se tiver qualquer dúvida, ali do lado também tem o centro de informações onde você pode entender sobre as atividades de resort, horários dos lifts (apesar de sempre estar escrito nos mesmos) horário de ônibus e trens, etc. Atenção que o centro de informações fica dentro de uma loja chamada Das Original.
1. SNOWPARKS
Há quatro snowparks ao total em Laax. A área de manobras conta com níveis para iniciantes, intermediários e avançados/profissionais. Esses snowparks de Laax têm o halfpipe mais longo do mundo, um total de 90 obstáculos e uma linha de rampas para salto (kickers) de tamanho olímpico.
2. COMPETIÇÕES E ATIVIDADES INDOOR
Para quem não quer passar muito tempo na neve, em Laax ocorrem diversas competições e você pode acompanhar de perto os profissionais fazendo incríveis manobras perto de você. Além disso, saiba que existe em Laax (bem perto do estacionamento) a Academia de Estilo Livre (Freestyle Academy). Essa academia indoor tem diversos aparelhos de treinamentos como rampas, halfpipes, cama elástica e kickers para saltos com colchões de ar onde você não precisa de preocupar em cair e se machucar. É um lugar ideal tanto para diversão como para treinamento.
Quando eu visitei a academia havia dezenas de crianças se divertindo e saltando nestes aparelhos. Por certo, são umas quatro camas elásticas que fazem alegria da garotada. Eles também se divertiam pulando em cima dos colchões infláveis de uma altura não muito convidativa. É uma boa opção para famílias que querem acalmar e cansar as crianças!
3. ESQUI E SNOWBOARD
Laax tem uma característica especial de acordo com diversos esportistas locais com quem eu conversei. É uma estação amada especialmente pelos praticantes de snowboard.

Este interesse da “galera da prancha” (snowboarders) pode vir de vários fatores, entre eles, suas pistas largas, off-piste bem acessível, florestas com neve fofa (powder) e pouquíssimas pistas planas (onde muitos snowboarders precisam tirar o pé da presilha para andar).
Um outro grande atrativo de Laax é a sua altitude. Com o esqui lift chegando acima dos 3 mil metros, a neve se mantém por mais tempo em função da altitude. Este é o fator que provoca uma temporada mais longa em Laax que em outros lugares. Normalmente a estação fica aberta até meados de Abril.
Dicas de como aproveitar Laax?
Com essa temporada mais longa que outras estações, Laax é ideal para quem quer esquiar numa temperatura mais amena. Nós por exemplo visitamos Laax no final da temporada, dia 26 de Março. Valeu muito a pena. Além de não estar mais tão frio, as pistas ainda estão em excelentes condições no topo da montanha. No entanto, na base da montanha, o calor normalmente derrete o gelo e temos uma neve mais pesada, aguada.

Para poder aproveitar uma neve melhor nessa época do ano, o ideal é chegar bem cedo, quando ainda está frio e a neve ainda com qualidade. De qualquer maneira, eu particularmente gosto de chegar cedo na estação. Pois assim, aproveito mais o dia, curtindo a estação quado ela está mais vazia.
Mais dicas sobre esportes de neve
Uma outra dica importante para quem vai esquiar ou fazer snowboard é olhar a previsão do tempo para a região. Sempre! Muitas vezes a condição do tempo deve determinar qual a estação você está indo. Dependendo da neblina, muitas vezes não é possível enxergar direito e você perde seu precioso tempo e dinheiro com condições ruins. O fato de Laax ser alto também tem esse benefício, pois em altitudes elevadas a probabilidade de sol é muito maior.


Por outro lado, passar pela neblina é uma sensação incrível e o visual de cima delas é algo indescritível na minha opinião. Vale lembrar que muitos Suíços, principalmente nas épocas mais frias, buscam subir a montanha para ver o sol, ficando sobre as nuvens que normalmente escurecem cidades como Zurique.
O Glaciar
Com toda a certeza, uma das grandes vantagens de Laax é a sua altitude. Saindo de Vorab, perto do restaurante Crap Sogn Gion, você pode pegar um lift nada confortável conhecido como T-Bar. É exatamente uma barra em forma de T onde o snowborder coloca entre as pernas e o esquiador senta na barra. Ambos são empurrados por esta barra e vão deslizando em cima da neve. No início é meio incômodo mas é fácil de se acostumar. Logo logo você vai conseguir até fazer uma selfie enquanto sobe no lift ☺.
Após percorrer cerca de 500 metros acima neste lift chegamos a um glacial. Só para ilustrar, é uma camada espessa de gelo que se mantém ao longo de todo o ano, a exatos 3.018 metros de altitude. A placa alerta para o perigo de sair da pista (off-piste) nessa área.

Este tipo de lift é ideal em função do vento forte que geralmente sopra nestas atitudes. Chegando lá em cima o esforço do lift é prontamente esquecido. O visual é lindo e a qualidade da neve fantástica.
A vila de Laax
Quando nos referimos à Laax, nos referimos à apenas uma parte do complexo Flims-Laax-Falera. São as 3 cidades na base deste complexo. Flims e Falera são mais tradicionais, sendo Flims a maior e com mais atividades. Laax é mais moderna, com um público mais focado na radicalidade do esporte. De qualquer uma das cidades você consegue acessar todas as partes das montanhas através dos lifts, que são de alto nível.
A vila de Laax tem o chamado rockresort, um conjunto de prédios modernos em forma de pequenas rochas. No térreo desse prédio é onde encontramos os restaurantes, bares, lojas de equipamentos e a escola de esqui. Vale muito a pena para um aprés esqui. Já para restaurantes durante o dia, eu recomendo aqueles da montanha, de preferência com os terraços e varandas com a vista exuberante da montanha e o sol alpino para te aquecer.
Leia também:
Montanhas na Suíça | Guia com as melhores montanhas para conhecer no país
O que fazer no inverno em Zurique?
Guia de Chur | A cidade mais antiga da Suíça
Comentários Recentes