A Suíça é famosa por seus inúmeros lagos alpinos (mais de 7.000) e aqui eu separei cinco lagos maravilhosos para visitar durante a sua viagem. São lugares mais escondidos e portanto, com menos turistas. Então é importante entender melhor as dicas de como chegar nestes lugares, já que dificilmente há tours para ir até lá. E se pintar dúvidas, me manda uma mensagem aqui nos comentários que eu te ajudo! <3 Na minha opinião, estes são os lugares onde eu fiz as minhas fotos mais bonitas de lagos na Suíça!
1. Lago Crestasee
Conheci este lago quando fui para outro lago, e considero um dos lagos mais bonitos da Suíça. Este lago fica no cantão de Graubünden, próximo à cidade de Flims.
Para chegar lá, você precisa fazer uma pequena trilha de aproximadamente 25 minutos. Há um estacionamento público no local que funciona com base no parquímetro, mas você também pode chegar usando o ônibus local, descendo na parada Trin, Felsbach / Crestasee.
Eu fiz estas fotos no fim de outubro, entre 4h e 5h da tarde, horário que o sol vai se pondo ali no fundo das montanhas e você vê bem o reflexo das árvores no lago.
Tem um restaurante que funciona entre maio e outubro, onde você pode também alugar o barco a remo ou standup paddle. É permitido nadar no local, e na alta temporada é cobrada uma taxa de entrada no valor de CHF7. Eu estive no fim de outubro, e a entrada foi gratuita.
2. Lago Schwarzsee | Matterhorn
Conheci o Lago Schwarzsee (ou Lago Negro, mais fácil) durante a viagem #CalorNosAlpes, que virou livro! Pra comprar o livro, é só clicar neste link aqui. Este lago fica próximo a Zermatt, no caminho para a Matterhorn, uma das montanhas mais imponentes da Suíça.

Foi realmente mágico estar neste lago, que rende fotografias únicas e incrivelmente belas próximo à montanha Matterhorn. Para chegar lá, você precisa comprar o trajeto de bondinho que sai de Zermatt e leva até o Schwarzsee. Nem sempre a parada está aberta, muitas vezes ela está fechada por causa do mau tempo. Então só vale ir pra lá em dias completamente azuis como os destas fotos!
Eu fiz esta foto num dia super lindo, no meio de agosto, entre 9h e 10h da manhã. Neste horário o sol começa a fazer o reflexo das montanhas no lago, fica lindo! Um dos lagos mais bonitos da Suíça, sem dúvida alguma.
O valor do bondinho até o Schwarzsee é de CHF50 por pessoa, se você tiver o Swiss Travel Pass tem direito a 50% de desconto.
3. Lago St. Moritzersee
O Lago de St. Moritz é um dos mais belos lugares para fazer fotografias na Suíça. Como é um lago urbano, no meio de uma cidade, o encanto se dá pela mistura entre as casas e a natureza. Fica em St. Moritz, cidade também localizada no cantão de Graubünden, famosa pelo inverno rigoroso, onde os amantes do esqui se esbanjam de montanhas nevadas e resorts luxuosos.

Para chegar lá, vá de trem até a estação de St. Moritz ou direto em carro. A cidade é ponto de partida para o trem panorâmico Bernina Express, que também é um arraso de lindo!
Esta foto eu fiz durante o verão também, no meio de agosto, como parte da viagem Calor Nos Alpes. O sol estava ainda baixo, era aproximadamente 7h30 da manhã quando eu fiz esta foto, mais tarde o reflexo já não fica tão lindo.
4. Lago Seealpsee
O Seealpsee fica no cantão de Appenzell, perto da montanha Ebenalp, famosa por apresentar um dos lugares mais intrigantes do país, o restaurante Aescher-Wildkirchli (aquele do restaurante cravado na montanha). Para chegar a este lago é necessário subir pela trilha saindo de Wasserauen, cidade base com acesso por trens ou de carro. A trilha de Wasserauen até o lago Seealpsee é bem inclinada, dura aproximadamente 1h30 de subida brava!

Ou então você sobe de bondinho até o topo da Ebenalp e faz a trilha descendo a montanha depois – foi o que eu fiz e foi bem mais fácil! 😛 Neste caso, são aproximadamente 2h30 de caminhada até o Lago, mas como diz o ditado, pra baixo todo santo ajuda!
Eu fiz essa foto em Agosto, entre 3h e 4h da tarde. O verão é a melhor época para visitar o lago Seealpsee na minha opinião, porque ele é gelado que chega a doer a espinha! Nadar é para os fortes!
5. Lago Caumasee
Na minha opinião, O Caumasee é o lago mais bonito da Suíça! A cor é de um azul turquesa de babar, seria uma paisagem quase caribenha, se houvesse mar na Suíça! Para chegar lá, você precisa ir até a cidade de Flims, também no cantão de Graubünden e de lá fazer uma trilha de 15 minutos até chegar no funicular que leva até o lago. Outra opção é fazer a trilha a pé, são mais ou menos 30 minutos de caminhada morro abaixo.
Lago Caumasee. Imagem: Juliana Guimarães
Estas fotos eu fiz no final de outubro, entre 12h e 14h. Nesta hora o sol está a pino e costuma fazer um efeito muito bonito na água, que fica exatamente neste tom de azul da foto, sem brincadeira. É permitido nadar neste lago durante o verão, e há um restaurante que funciona entre junho e outubro. Nesta época também é cobrada uma entrada no valor de CHF 12 por pessoa.
Algumas dessas fotos foram tiradas com o próprio celular e outras com a minha câmera DSLR, uma Nikon D3300. Eu amo fotografia e levo a minha câmera comigo pra tudo que é lugar, em breve quero me aprofundar mais sobre o assunto fotografia! Quem sabe um bom tema para conversarmos aqui no blog? 😉
Prezada,
Teria alguma indicação de operadora de turismo que auxiliasse no roteiro?
Como passagens, hotéis, passeios?
Parabéns pelo belo trabalho ,nos orienta bastante. Suíça é linda demais mesmo, pena que um pouco cara.