Se você está buscando dicas para visitar as Cataratas do Reno, caiu no lugar certo. Fazia tempo que eu estava ensaiando uma viagem até lá e eu simplesmente amei conhecer este lugar! Aqui neste post vou explicar todos os detalhes que você tenha uma experiência perfeita por lá e também aproveite cada segundo da sua viagem até as Cataratas do Rio Reno!

Leia também: Como planejar uma viagem para a Suíça?

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @Kurt Rabe | Adobe Stock

Dica de Roteiro: Sugiro fazer este passeio de um bate-volta saindo de Zurique. No mesmo dia é possível fazer as Cataratas do Reno e a cidade medieval de Stein am Rhein.

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @deejaymd | Adobe Stock

Onde ficam as Cataratas do Reno no mapa?

Antes de mais nada, é bom olhar no mapa né! Esse é um bate e volta perfeito para quem está em Zurique, porque as Cataratas do Reno ficam no norte da Suíça, a cerca de 1 hora de distância. Bom, vou passar a rota para você fazer este passeio usando os trens. Se quiser fazer de carro também rola, daí é só substituir a ferrovia pela rodovia e jogar no GPS a melhor rota tá?

Como chegar nas Cataratas do Reno?

Para chegar lá, eu comprei um bilhete que dá direito a rodar o dia inteiro em todas as linhas de trem desta região por CHF 27,40. Esse é um preço promocional, já que pago uma taxa anual pelo transporte. Se você não mora na Suíça, provavelmente não possui este direito. Neste caso, há duas alternativas: pagar a tarifa completa desta região (preço CHF 54,80 por pessoa) ou comprar o Swiss Travel Pass. Este passe dá direito a andar por toda a Suíça pelas linhas de trem, trams, barcos e ônibus conveniados. É quase 100% das linhas, vale muito a pena! Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Para comprar o Swiss Travel Pass direto pela internet, acesse o site da Rail Europe aqui neste link.

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @swisshippo | Adobe Stock

Minha Rota nas Cataratas do Reno

Bom, eu saí de manhã de Zurique. Na verdade saímos já bem tarde porque ficamos discutindo os preços, bilhetes e passes antes de ir. Então saímos às 11h47 (sim, os horários são todos assim quebradinhos) e fomos direto para Winterthur, onde fizemos uma baldeação para pegar o trem até Stein am Rhein. Daí aproveitamos a manhã na cidade e pela tarde fomos de trem até Schaffhausen. Por fim, pegamos um ônibus até as cascatas.

Nós usamos o aplicativo da SBB para saber o horário de trem entre Stein am Rhein e Schaffhausen, a cidade mais perto das Cataratas. Este trajeto é de aproximadamente meia hora. Um senhor muito simpático nos ensinou que a parada das cataratas chama-se Neuhausen am Rheinfall. Ou seja, você chega em Schaffhausen e na própria estação pega o trem para Neuhausen ou o ônibus que vai para Neuhausen am Rheinfall (veja os horários no site da SBB).

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @Kurt Rabe | Adobe Stock

O trajeto é de 10 minutos! Se você for de trem, já sai na cara do Elevador Panorâmico que desce até as Cataratas. Se for de Busão, daí tem que andar uns 10 minutinhos até o elevador, basta seguir algumas placas e na dúvida, pergunte!

O que fazer nas Cataratas do Reno?

Bom, há duas entradas nas Cataratas do Reno. Ambas são lindas e oferecem diferentes visões das Cataratas.

Vista das Cataratas do Reno | Imagem: Juliana Guimarães

A primeira entrada é grátis e fica ao lado de um parque. Neste lado, você pode caminhar pelo calçadão, subir até a parte de cima das cascatas, dar a volta e fazer um passeio de barco até a queda d’água. Inclusive eu SUPER RECOMENDO! Abaixo o mapa com a informação detalhada das cascatas e de onde saem os barcos, com preços bem justos.

Cataratas do Reno

São 4 tipos de passeios de barcos oferecidos somente entre abril e outubro, com um horário mais extenso nos meses de junho, julho e agosto. Cada trajeto tem um preço e um itinerário diferente, eu fiz a rota número 4, explicada no mapa acima. A duração da rota é de 15 minutos no barco e o preço na época era de 6CHF por pessoa. Mas se você tiver tempo, faça a rota 2 e depois conheça o castelo fazendo as trilhas C.

Cataratas do Reno
Cataratas do Reno Suíça
Barco nas Cataratas do Reno | Imagem: @Victorflowerfly | Adobe Stock

Depois do passeio, sente-se num dos banquinhos e faça fotos, vídeos, instagram até cansar. É lindo demais!

Cataratas do Reno
Cataratas do Reno | Imagem: swisshippo | Adobe Stock

Pela outra entrada (castelo) é mais recomendado chegar se você estiver de carro. Por ela você chega até o Castelo e poderá visualizar as cataratas de outro ângulo. É lindo também, mas você perde o passeio de barco por este acesso.

Cataratas do rio Reno | Imagem: Juliana Guimarães

Para alugar um carro na Suíça, recomendamos o site da RentCars. Eles possuem um acervo com as melhores locadoras de carro da Europa e oferecem tarifas bem competitivas. Para reservar um carro com eles, clique aqui.

Últimas dicas

Eu já falei muito lá em cima, mas uma dica legal é baixar o aplicativo da SBB no seu celular para conferir sempre os trens e ônibus de cada cidade. Como esta é uma rota que requer muitos transportes públicos, vale a pena ter o aplicativo para consultas sempre.

Se você estiver em busca de internet 3G, aqui o ideal é comprar um chip pré pago. Recomendo a empresa Salt na Suíça. De resto, leve sempre uma garrafinha de água para encher nas fontes públicas (de água potável!) e se for no verão ou durante a temporada quente, leve filtro solar porque o sol pode queimar forte!

Cataratas do Reno Suíça
Barco nas Cataratas do Reno | Imagem: @Lake Stylez | Adobe Stock
Cataratas do Reno
Cataratas do Reno | Imagem: Juliana Guimarães