Se você está buscando dicas para visitar as Cataratas do Reno, caiu no lugar certo. Fazia tempo que eu estava ensaiando uma viagem até lá e eu simplesmente amei conhecer este lugar! Aqui neste post vou explicar todos os detalhes que você tenha uma experiência perfeita por lá e também aproveite cada segundo da sua viagem até as Cataratas do Rio Reno!

Leia também: Como planejar uma viagem para a Suíça?

Dica de Roteiro: Sugiro fazer este passeio de um bate-volta saindo de Zurique. No mesmo dia é possível fazer as Cataratas do Reno e a cidade medieval de Stein am Rhein.

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @Kurt Rabe | Adobe Stock
Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @deejaymd | Adobe Stock

Onde ficam as Cataratas do Reno?

As Cataratas do Reno ficam no norte da Suíça, a cerca de 1 hora de distância de Zurique. Aqui vai o detalhe sobre a localização exata das Cataratas do Reno no mapa! Bom, vou passar as dicas de transporte para você fazer este passeio usando os trens. Quem estiver usando carro basta seguir as indicações do GPS e buscar as placas de estacionamentos na entrada das Cataratas do Reno (Rheinfall Parking P1 e Parking Lot Rheinfall).

Como chegar nas Cataratas do Reno?

Para chegar lá, o primeiro passo é encontrar o bilhete mais conveniente para a sua viagem. Eu comprei um bilhete que dá direito a rodar o dia inteiro em todas as linhas de trem desta região por CHF 27,40. Esse é um preço promocional, já que pago uma taxa anual pelo transporte.

Se você não mora na Suíça, provavelmente não possui este direito. Neste caso, há duas alternativas: pagar a tarifa completa desta região (preço CHF 54,80 por pessoa) ou comprar o Swiss Travel Pass. Este passe dá direito a andar por toda a Suíça pelas linhas de trem, trams, barcos e ônibus conveniados. É quase 100% das linhas, vale muito a pena! Clique aqui para ler a nossa página com tudo o que você precisa saber sobre o Swiss Travel Pass.

Saindo de Zurique, pegue o trem sentido Schaffhausen e desça na estação Neuhausen Rheinfall. Você estará bem pertinho e basta caminhar até a entrada do parque onde estão as Cataratas do Reno. O parque possui entrada gratuita, cobra-se somente os passeios de barco no Rio Reno.

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @swisshippo | Adobe Stock

Minha Rota nas Cataratas do Reno

Bom, eu saí de manhã de Zurique. Na verdade saímos já bem tarde porque ficamos discutindo os preços, bilhetes e passes antes de ir. Então saímos às 11h47 (sim, os horários são todos assim quebradinhos) e fomos direto para Winterthur, onde fizemos uma baldeação para pegar o trem até Stein am Rhein. Daí aproveitamos a manhã na cidade e pela tarde fomos de trem até Schaffhausen. Por fim, pegamos um ônibus até as cascatas.

Nós usamos o aplicativo da SBB para saber o horário de trem entre Stein am Rhein e Schaffhausen, a cidade mais perto das Cataratas. Este trajeto é de aproximadamente meia hora. Um senhor muito simpático nos ensinou que a parada das cataratas chama-se Neuhausen am Rheinfall. Ou seja, você chega em Schaffhausen e na própria estação pega o trem para Neuhausen ou o ônibus que vai para Neuhausen am Rheinfall (veja os horários no site da SBB).

Cataratas do Reno Suíça
Cataratas do Reno | Imagem: @Kurt Rabe | Adobe Stock

O trajeto é de 10 minutos! Se você for de trem, já sai na cara do Elevador Panorâmico que desce até as Cataratas. Se for de Busão, daí tem que andar uns 10 minutinhos até o elevador, basta seguir algumas placas e na dúvida, pergunte!

O que fazer nas Cataratas do Reno?

Bom, há duas entradas nas Cataratas do Reno. Ambas são lindas e oferecem diferentes visões das Cataratas.

Vista das Cataratas do Reno | Imagem: Juliana Guimarães

A primeira entrada é grátis e fica ao lado de um parque. Neste lado, você pode caminhar pelo calçadão, subir até a parte de cima das cascatas, dar a volta e fazer um passeio de barco até a queda d’água. Inclusive eu SUPER RECOMENDO! Abaixo o mapa com a informação detalhada das cascatas e de onde saem os barcos, com preços bem justos.

Cataratas do Reno

São 4 tipos de passeios de barcos oferecidos somente entre abril e outubro, com um horário mais extenso nos meses de junho, julho e agosto. Cada trajeto tem um preço e um itinerário diferente, eu fiz a rota número 4, explicada no mapa acima. A duração da rota é de 15 minutos no barco e o preço na época era de 6CHF por pessoa. Mas se você tiver tempo, faça a rota 2 e depois conheça o castelo fazendo as trilhas C.

Cataratas do Reno
Cataratas do Reno Suíça
Barco nas Cataratas do Reno | Imagem: @Victorflowerfly | Adobe Stock

Depois do passeio, sente-se num dos banquinhos e faça fotos, vídeos, instagram até cansar. É lindo demais!

Cataratas do Reno
Cataratas do Reno | Imagem: swisshippo | Adobe Stock

Pela outra entrada (castelo) é mais recomendado chegar se você estiver de carro. Por ela você chega até o Castelo e poderá visualizar as cataratas de outro ângulo. É lindo também, mas você perde o passeio de barco por este acesso.

Cataratas do rio Reno | Imagem: Juliana Guimarães

Para alugar um carro na Suíça, recomendamos o site da RentCars. Eles possuem um acervo com as melhores locadoras de carro da Europa e oferecem tarifas bem competitivas. Para reservar um carro com eles, clique aqui.

Últimas dicas

Eu já falei muito lá em cima, mas uma dica legal é baixar o aplicativo da SBB no seu celular para conferir sempre os trens e ônibus de cada cidade. Como esta é uma rota que requer muitos transportes públicos, vale a pena ter o aplicativo para consultas sempre.

Se você estiver em busca de internet 3G, aqui o ideal é comprar um chip pré pago. Recomendo a empresa Salt na Suíça. De resto, leve sempre uma garrafinha de água para encher nas fontes públicas (de água potável!) e se for no verão ou durante a temporada quente, leve filtro solar porque o sol pode queimar forte!

Cataratas do Reno Suíça
Mirante das Cataratas | Imagem: @Dieter Hawlan | Adobe Stock
Cataratas do Reno Suíça
Mirante das Cataratas | Imagem: @Lake Stylez | Adobe Stock
Cataratas do Reno Suíça
Barco nas Cataratas do Reno | Imagem: @Lake Stylez | Adobe Stock
Cataratas do Reno
Cataratas do Reno | Imagem: Juliana Guimarães

Leia também:
Stein am Rhein | A vila medieval dos sonhos na Suíça