O trem panorâmico Bernina Express é sem dúvida o passeio de trem mais famoso da Suíça. Isso porque a rota passa por incontáveis pontes e viadutos além de penhascos e picos nevados ao longo de todo o percurso. Para se ter uma ideia, a rota entrou para a lista de Patrimônios Mundiais da Unesco, certamente um marco para a Rhaetian Railway que gerencia as linhas de trem da região.
Mapa do Percurso | Bernina Express
Antes de mais nada, é bom saber que o Bernina Express é tradicionalmente o trajeto que vai de St. Moritz até Tirano, na Itália. Mas a rota se expandiu e atualmente o trajeto completo do Bernina Express compreende o pedaço de Chur ou Lanquart / Davos até St.Moritz (Albula Line), seguindo até Tirano (Itália) e depois de ônibus até Lugano, na Suíça. Aqui vai o mapa oficial do Bernina Express para ajudar a entender melhor o percurso.

Sem dúvida, esta é uma das rotas de trem mais bonitas do mundo, justamente porque conecta a região montanhosa do leste da Suíça com o sudeste ensolarado, passando por paisagens de fazer cair o queixo! Desde Chur, são quase 200 pontes, 55 viadutos e túneis em 156km de linhas ferroviárias! O trajeto completo entre Chur e Tirano dura 4h13 min enquanto o trajeto entre St. Moritz e Tirano dura 2h30 min. O ônibus entre Tirano e Lugano é uma parte adicional, com duração de 3h10min, mas não funciona durante o inverno.
O trem sai pontualmente às 9h17 da manhã da estação de St. Moritz. Além disso, todos os passageiros devem obrigatoriamente reservar um assento para viajar neste trem, não importa se a viagem for na primeira ou na segunda classe. A reserva pode ser feita diretamente nos guichês de qualquer estação de trens na Suíça ou online pelo site da Rhaetian Railway RhB. Mas para quem possui o Swiss Travel Pass, o passeio está incluído no bilhete, sendo necessário somente a reserva do assento.
Minha Rota no Bernina Express
Eu fiz a rota completa em dois dias. No primeiro dia, saí de Chur até St. Moritz, onde passei uma noite. No dia seguinte fui de St. Moritz até Lugano. A seguir vão os detalhes da minha viagem.
Bernina Express de Chur até St. Moritz
A primeira parte do passeio entre Chur e St. Mortiz é um dos trajetos panorâmicos mais lindos que eu já vi na Suíça. Nós saímos às 12h58 pontualmente da estação de Chur para chegar às 15h03 em St. Mortiz. Mas o trajeto é tão maravilhosamente lindo que a gente nem viu as horas passarem! Esta rota faz parte da Rhätische Bahn, ou ferrovia rética em Português, nome dado à linha de trens regionais do cantão de Graubünden. Em suma, são 62km de linhas de trem que sobem aproximadamente 1000 metros de altitude cercados por montanhas imponentes e viadutos importantes como o Landwasser Viadukt (talvez o ponto mais famoso da linha Albula Line).

O trajeto, com mais de 100 anos de idade, entrou pra lista de patrimônios da Unesco porque é considerado uma obra prima de engenharia. Dentro do trem escutamos informações sobre a Albula Line e seus principais pontos turísticos, tudo dentro de um trem vintage, que dá um charme extra à essa rota tão linda!
Chegamos em St. Moritz com a expectativa super alta, depois de ter visto tantas belezas pelo caminho! E a cidade não deixou por menos. Lá pudemos avistar várias montanhas com picos nevados, rios, lagos e um pouco do centrinho de St. Moritz antes que o dia acabasse.
Bernina Express de St. Moritz até Tirano
No dia seguinte, partimos cedinho de St. Moritz até Lugano. O trem chega aos poucos até o Ospizia Bernina, um hotel a 2253 metros de altitude, onde antigamente funcionava um refúgio para os peregrinos. No caminho também passamos pela montanha Engadin, e pelo glacier de Morteratsch, onde avistamos o Piz Bernina, pico com 4049 metros de altitude. O ponto mais alto da rota é na altura do Lago Bianco, logo depois do Lej Nair (lago negro). Prepare-se para muitas fotos de um lado e de outro do trem. Eu resolvi que iria ficar em pé nesta parte do trem, porque não queria ter que levantar e sentar toda hora.
Em seguida, o trem alcança a região de Valposchiavo, onde faz uma parada de 15 minutos para fotos e observação do vale. É uma loucura de tão lindo! Em seguida, o trem começa a descer para a região sul dos Grisões e a paisagem vai mudando dos picos nevados para vales verdinhos. Quando chega ao lago de Poschiavo o trem já entrou em frenesi e é difícil perambular de um lado para outro para conseguir a melhor foto. A cidade de Miralago possui uma vista privilegiada de Poschiavo, ou seja, já entrou para a minha listinha de lugares a voltar com mais calma em breve.
Em seguida, o trem passa pelo viaduto circular Brusio, outra obra fantástica de engenharia, para nos dar o gostinho final até chegar em Tirano, na Itália. A diferença de altitude entre St. Moritz e Tirano faz com que a temperatura seja bem diferente nas duas cidades. Ou seja, eu saí de St. Moritz de casacos de neve para chegar em Tirano de shorts e camiseta. Por fim, eu ainda tomei um gelato de pistache no calor de agosto, coisa que em St. Moritz não combinava muito.



Ônibus Bernina Express de Tirano até Lugano
Depois do almoço, seguimos de ônibus até Lugano. Tivemos 2 horas em Tirano para almoçar, caminhar, tirar fotos, tomar sorvete, comprar souvenirs e esperar o ônibus arrancar. O passeio de ônibus não é tão espetacular como o trem, porém, é a forma mais rápida de chegar até Lugano, então pra gente compensou.
Preços, Horários e Reservas
Todos os passageiros precisam viajar em posse do bilhete de trem e da reserva do assento. São dois produtos diferentes e você pode optar por fazer o trajeto completo ou somente parte do percurso do Bernina Express. Os preços variam conforme o percurso escolhido. A seguir vai a lista de preços conforme os trajetos mais populares. Vale lembrar que os portadores do Swiss Travel Pass não precisam pagar o bilhete do trem, mas somente a reserva da poltrona.
Trajetos Disponíveis | 1a classe | 2a classe |
Chur – Lugano (ou vice-versa) | 138 CHF | 89.60 CHF |
Chur – Tirano (ou vice-versa) | 111 CHF | 63 CHF |
Chur – Poschiavo (ou vice-versa) | 98 CHF | 56 CHF |
St. Moritz – Tirano (ou vice-versa) | 56 CHF | 32 CHF |
St. Moritz – Lugano (ou vice-versa) | 85 CHF | 61 CHF |
St. Moritz – Poschiavo (ou vice-versa) | 41.80 CHF | 23.80 CHF |
Pontresina – Tirano (ou vice-versa) | 49 CHF | 28 CHF |
Os preços acima são referentes ao bilhete do trem, exclusivamente. À parte, todos os passageiros devem também comprar a reserva do assento, que varia conforme a estação do ano, descritos em detalhes a seguir:
INVERNO | BAIXA TEMPORADA | ALTA TEMPORADA |
(De 01.11.2021 à 11.12.2021) CHF 10.00 | (De 01.03.2021 à 31.05.2021) (De 01.10.2021 à 31.10.2021) CHF 14.00 | (De 01.06.2021 à 30.09.2021) CHF 16.00 |
Para fazer a reserva, acesse o site oficial do Bernina Express e escolha o percurso desejado. Lembre-se que os assentos só podem ser reservados com um máximo de 60 dias de antecedência. Mas você pode comprar os bilhetes com mais antecedência e deixar para reservar os bilhetes quando estiver mais perto da viagem.
Compensa Viajar de Primeira Classe?
Eu normalmente digo às pessoas que não faz tanta diferença a viagem na primeira classe, porque o trem é o mesmo (e logo, a vista é a mesma também!). Mas tanto no Bernina Express como no Glacier Express, a experiência muda bastante se você está na primeira classe. Isso porque o serviço é diferente, as poltronas são mais confortáveis e a viagem em si fica mais agradável. Como estes são trajetos longos e que costumam ser viagens especiais (ou seja, não é só para ir de um destino a outro, como também, para apreciar a vista), eu acho que vale a pena sim investir num bilhete de primeira classe.
Melhor Época para fazer o Bernina Express
Se você estiver pensando em fazer o trajeto completo, de Chur até Lugano, como eu fiz, vale a pena fazer o trajeto no verão. Primeiro porque o ônibus só opera durante a alta temporada de verão, e segundo, porque no verão você consegue aproveitar melhor a parada em Tirano e desfrutar das temperaturas mais amenas da cidade.
Se por outro lado você quiser fazer a viagem no inverno (e ver a paisagem branquinha de neve no lado de fora do trem), então eu recomendo fazer somente o trajeto de Chur até St. Moritz e Vice Versa. Dá pra aproveitar bastante a região de St. Moritz no inverno e fazer muitas atividades de neve por lá.
Leia também:
Melhores trens panorâmicos da Suíça
Trem Panorâmico | Glacier Express
Luzern Interlaken Express | Trem Panorâmico
Olá, gostei muito do seu site e já li vários artigos, irei para Suíça em Janeiro (25) com minha esposa e ficaremos em Zurique, gostaria de saber se é possível ir de Zurique para Chur no mesmo dia e pegar o Bernina Express, bem como na volta, chegar a Chur a tempo de voltar para Zurique. Serão só 3 noites então gostaria de fazer esse passeio em um dia.
Oi John! Obrigada pela mensagem!
Se você quer muito fazer o Bernina Express (rota completa de Chur até Tirano), você pode chegar em Zurique e ir para Chur direto, passar a noite lá e pegar cedinho o Bernina Express (precisa checar os horários, mas costuma dar tempo de sair cedo, almoçar em Tirano e voltar em seguida para passar a noite em St. Moritz). Depois dessa noite, você consegue voltar de trem até Zurique, e passar a última noite lá. Será corrido, mas dá pra fazer.
Como será o auge do inverno, eu recomendo fazer o seguinte percurso:
1. Chegue em Zurique, passe a primeira noite lá. Conheça bem a cidade e se planeje para sair cedinho no outro dia até St. Moritz.
2. No dia seguinte, faça a viagem com calma até St. Moritz. Eu não pegaria o Bernina Express em si, mas sim usaria os trens convencionais. A única diferença é o interior do trem, mas a linha do trem e as paisagens são as mesmas.
3. Passe a noite em St. Moritz (busque um hotel perto da estação)
4. No dia seguinte, explore St. Moritz e as montanhas (se for esquiar, tem um mundo de opções). Dá pra aproveitar o hotel também, principalmente se for hotel boutique com piscina aquecida. Daí você pode ou voltar para Zurique pela tarde (dependendo da hora do voo no dia seguinte) ou passar mais uma noite em St. Moritz e no dia seguinte voltar com calma para o aeroporto.
De qualquer forma, vai ser uma viagem espetacular! 🙂
Olá Juliana, entendi que são 2 etapas, reservar e comprar. Quero fazer Tirano a St. Moritz. Aparece a opção de reservar mas como faço para compar?
Olá Juliana
Ficarei em Berna mas gostaria de fazer o bernina express ,pelo menos um bate e volta ,um trecho a apenas ,valeria a pena ou seria melhor eu optar por um outro trem panorâmico?
Oi Marie!
O Bernina Express é meio longe de Berna. Dependendo de quanto tempo você tiver, vai ficar apertado. Sugiro fazer os passeios de trem nas montanhas da região, como por exemplo, o passeio até a Jungfraujoch. Será realmente um passeio fantástico!
Olá, obrigada pelas dicas, Juiana! Eu gostaria de fazer o contrário: ir de St Moritz até Zurich. Pensei em pegar o Bernina Express em St Moritz até Chur, e pegar um trem regional/convencional de Chur a Zurich . Sabe dizer se essa rota é factível? Não encontro isso no site da RB. Obrigada, Meily
Oi Meily! Sim, é possível! Acontece que para chegar lá em St. Moritz ou você chega pela Itália (fazendo o Bernina Express desde Tirano, o que talvez seja a melhor opção para você) ou você chega por Chur (ou seja, você terá que fazer a rota duas vezes). Qual o seu plano para chegar em St. Moritz? Você pretende usar os trens ou chegar lá de carro?
Olá Juliana! Estamos planejando nossa viagem para setembro 2021. Esse trajeto de ônibus de Tirano a Lugano, vc acha que estará disponível para os brasileiros fazerem? Tendo em vista que podemos entrar na Suíça mas não na Itália?
Obrigada! Amei as dicas!
Oi Rubia! É um bom ponto, eu realmente não sei te dizer… Deixa eu me informar com algumas pessoas e te respondo assim que tiver uma ideia melhor!
Abraços!
Ao que entendi o passeio só vai até o dia 30.9 até a Itália .
Depois, o passeio vai até aonde é ,ou seja, como se faz para ir a Lugano?
Estou vendo pelo mapa que há uma cidade chamada Poschiavo ainda na Suíça. Já que você disse que não podemos entrar na Itália e pegar o ônibus, como se faz esse passeio atualmente? Tem volta de Poschiavo?
Oi André, já recebi a informação, você deverá descer em Le Prese ou Poschiavo que são as últimas paradas na Suíça antes de chegar na Itália. Se precisar de mais informações é só falar! Abraços!
Oi André, esta rota de extensão Bernina Express até Lugano realmente só funciona durante o verão suíço. Se quiser ir até Lugano em outra época, recomendo fazer os trajetos de trem convencionais, usando a rota desde o centro da Suíça. Qual a sua ideia de trajeto, já montou algum? Eu posso sugerir algo dependendo de como você está se organizando.
Oi Rubia! Atualizando a resposta: segundo as informações oficiais não é autorizado, porém uma amiga foi recentemente e disseram a ela que tudo bem porque não há desembarque na Itália, já que este é um trajeto que somente transita pela Itália sem paradas turísticas no país.
Oi Rubia! Segundo o escritório de turismo da Suíça, se até lá os brasileiros ainda não tiverem sido liberados de entrar na Itália, você não poderá embarcar no ônibus de Tirano.
Talvez o mais prudente seja chegar a Lugano desde outros trajetos, que não passem pela Itália. Se quiser muito fazer um trem panorâmico, o fabuloso Glacier Express não irá decepcionar.
Olá Juliana, boa tarde! Existe diferença de mais bonito, digamos, Chur até Tirano ou Tirano até Chur? Claro passando por St Moritz.
Obrigado.
Oi Felipe! Não tem diferença, na verdade o trem passa exatamente pela mesma linha tanto na ida como na volta. A decisão depende mais da sua viagem, de onde você estará partindo.
Se precisar de mais dicas só mandar um comentário por aqui!
Abraços!
Boa noite, Juliana! Me tire umas dúvidas, por favor.
Penso em viajar em setembro do ano que vem, para visitar algumas cidades italianas e suíças (se essa pandemia permitir, é claro!). Gostaria de vir da Itália para a Suíça, passando pelo Bernina Express e depois, indo para Zermatt. Eu posso levar mala (do tipo porão, não só de mão) no Bernina Express? Há lugar para deixar a bagagem? E a viagem tem que ser ida e volta ou só numa direção? Poderia me dar algumas dicas de rotas para aproveitar bem o tempo? Desde já muito obrigada e desculpe por tantas perguntas.
Oi Joyce! Que viagem legal! Bom, há lugar para colocar as malas dentro do Bernina Express sim, porém eu não recomendo levar mala muito grande. Eu levaria uma única mala + bolsa ou mochila para os objetos pessoais e documentos. Você deverá deixar a bagagem na entrada de cada vagão, mesmo sentando-se afastada da mala. Para outros tipos de trem, o truque que os passageiros locais fazem é deixar a mala na abertura disponível entre os encostos. Aviagem pode ser só de ida sim. Desde a Itália, eu recomendo fazer o Bernina Express até St. Moritz, depois ir até Chur, Zurique, Interlaken, Montreux e fecha com Zermatt. Aqui tem uma rota legal com estas cidades.
Boa viagem!
Oi Juliana, como faço pra comprar somente o trecho de Chur para St Morritz? Em todos os sites só dão a opção de Chur até Tirano! Faz um tempão que estou tentando!
Obrigada
Rose
Oi Rose! Precisei fazer uma pesquisa rápida e o jeito mais fácil é você comprar pelo site da SBB, que vende todos os trajetos de trem da Suíça. Uma vez neste sistema, o site vai passar todas as opções de trajeto de Chur até St. Moritz, inclusive ônibus. Navegue pelas opções e veja qual delas é mais interessante pra você. Dica: mesmo que não seja o Bernina Express, o trajeto do trem é idêntico e a vista também. Talvez seja interessante pegar um trem convencional (com horários mais flexíveis e opção direta) em vez do Bernina Express, que oferece menos opções.
Olá Juliana!!
Primeiro parabens pelo belo Blog!!!
Estou indo pra Suiça 7/10 e penso em comprar o swiss pass. Ja li muita coisa mas ainda naõ descobri como marcar o assento no trem panorâmico. Ainda não sei qual deles vou pegar e qual melhor rota ja que chego pela Swiss Air em ZURIQUE e depois quero conhecer Berna e St Moritz.
Antecipadamente obrigada pelo retorno. bjs
Oi Katia! Dá pra reservar o assento nos sites oficiais dos trens panorâmicos, ou então nas estações de trem de qualquer cidade, assim que você chegar na Suíça.
Olá,
Estive essa semana em Davos e amanhã, se o tempo colaborar,vou a Poschiavo.
Você não conhece Davos?Procurei aqui é não encontrei nada a respeito da cidade.
Olá, adorei suas dicas, parabéns pelo blog!!
vamos p Suíça em abril de 2022, minha ideia p fazer o passeio com o Bernina eh, sair de manhã cedo de Lucerna p Chur, minha dúvida eh fazer o Bernina até St Moritz e dormir lá, ou fazer o trecho até Tirano , dormir lá, voltar no outro dia p St Moritz p aproveitar mais o dia e dormir 1 noite lá (eh imperdível o trecho de St Moritz à Tirano?) Obrigada desde já.
Oi Denise, o trecho de St. Moritz à Tirano é o mais famoso do Bernina Express, mas na minha opinião eu achei mais bonito o trecho de Chur a St. Moritz. Se você quiser fazer o trajeto completo e conhecer toda a rota, faça Tirano. Se tiver com tempo apertado e preferir fazer outros passeios, deixe Tirano de fora! 😉
Olá!
vou sair de Lucerna para Lugano e vi que o gotthard logisticamente seria uma melhor opção, mas queria demais fazer o passeio do Bernina…tem idéia de como eu poderia viabilizar melhor essa logística? beijo.
Só se você incluir Chur e St. Moritz no seu roteiro. Neste caso, dá pra sair de Lucerna cedinho, ir até Chur e de lá pegar o trem até St. Moritz. Eu faria a pernoite em St. Moritz para depois o Bernina até Tirano e de lá, ir até Lugano de Ônibus. É preciso olhar se a rota está sendo oferecida durante a sua viagem, já que este trajeto costuma correr somente entre a primavera e outono.
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!
Juliana,
Vamos da Itália para Suíça. Pensamos ir de Tirano (Dormiríamos lá) para Sant Moritz. Depois queremos ir para interlaken – montar base nela ou Lucerna – conhecer Engelberg, Teleférico de Stanserhorn, Lago Oeschinensee / Kandersteg – Teléferico, Jungfroug. Teríamos 5 dias inteiros para passear. No sexto dia, teremos que pegar o voo às 17h em Zurique. Acha que dá? De Sant Moritz como vou para Interlaken ou Lucerna? Tem que passar por Zurique? Quanto tempo de viagem? Se tiver sugestão de rotas e passeios, por favor, nos diga. Obrigado. Flávio.
Olá Juliana, parabéns pelo Blog ! Estou em um quebra-cabeça aqui.. não estou encontrando uma rota do Bernina que saia de Saint Moritz direto para Chur. Estarei em Saint Moritz hospedado e vindo de Zermatt… MInha opção seria voltar por um trem normal? Creio que a outra seria ir até Tirano e de lá voltar direto até Chur?
Parabéns pelo blog, gostaria de uma dica para minha viagem rápida a Suiça. Vou chegar por milão e voltar por genéve. Pensei em fazer o bernina express saindo de tirano. Gostaria de saber qual melhor maneira de ir para Geneve depois de fazer o passeio do trem panorâmico. Obrigada
Juliana, muito obrigado por compartilhar sua experiência e dar essas belíssimas referências desse passeio.
Meu interesse é somente o passeio de um dia, ida e volta, de Milão para St Moritz. Vi no site da Bernina que a ida para St Moritz é de trem e a volta de bus.
O meu desejo é ir em vagão de 1ª classe, mas não encontrei essa referência, por isso peço, por favor, sua ajuda.
Muito obrigado e parabéns pelo blog.
Loubert
Oi, qual a melhor posição de assento?
Rota: Tirano x Chur
Olá! Estou planejando um roteiro pra março de 2022, no qual vou ficar 2 dias na suiça e depois vou para a Itália, é possível fazer este passeio de Chur até St moritz e de lá para Tirano no mesmo dia , terminando o passeio em tirano?
Desculpe, março de 2023…
Oi Juliana, boa noite.
Primeiramente parabéns pelo blog!
Estou no site da Bernina Express tentando comprar o trêm panorâmico saindo de Tirano para St. Moritz.
A questão é que não estou conseguindo localizar no site a compra ida e volta (farei apenas um bate e volta). Ele me dá apenas um trecho.
Neste caso, após efetuar a compra da ida eu tenho que entrar de novo para comprar a volta? Ou o bilhete adquirido já vale para a volta? Sabe me informar como funciona?
Obrigada
Apenas complementando… o site não me dá a opção ida e volta, mas apenas um único trecho que é Tirano x St. Moritz,
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Olá Juliana! Parabéns pelo blog! Adoro o conteúdo.
Irei pra Suíça em Setembro agora (2022) e como estou comprando tudo antecipado, já comprei a reserva de assentos do Bernina Express. Mas tenho uma dúvida. Como compro mais pra frente apenas o bilhete do trem? Na hora de escolher o bilhete ele inclui obrigatoriamente os assentos, que eu já tenho? Tem alguma sugestão? Obrigada! 😘😘
Boa tarde!
Saindo de Chur para Tirano no trem regional que tem troca de trem em St Moritz, posso descer e mais tarde pegar outro?
Depende do seu bilhete. Se tiver comprado o bilhete normal, tarifa normal, sim. Se for um bilhete super saver, não, só pode pegar o trem marcado no horário.
Hola, primeiramente gostaria de dizer que amei teu post!
Eu comprei passagens pra Milão e pretendo fazer o Bernina.
A pergunta é :
*O trem faz o mesmo caminho com as mesmas vistas na ida e volta?
*Posso Comprar de Tirano para ir a, Saint Moritz?
*Se eu compro ida e volta qual a duração do bilhete?
Posso descer nas cidades e depois embarcar novamente?
*Pensei em fazer a ida no Bernina panoramico e voltar parando nas cidades com trem normal, o que acha?
Obrigada
Beininhos
Juliana parabéns pelo blog, me senti motivada a fazer essa viagem pelos seus posts
Estou querendo ir de tirano para chur mas dormir uma noite em St Moritz. É possível? Eu compro o bernina express para o trajeto tirano – chur ?? Oque você me orienta ? Obrigada
Boa noite!! Qual lado do trem vale a pena escolher? Vou fazer um bate volta de Milão, para a volta tem alguma opção mais rapida?
Olá, adorei as dicas do blog!!! Gostaria de saber como compro o Bernina express no trecho de St Moritz para Chur. No site da SBB, não encontro o destino Chur! É possivel ?
obrigada.