10 pratos para provar na Suíça! Oba! Eu adoro fazer programas gastronômicos nas minhas viagens! Isso porque acho que a gastronomia local conta muito sobre o lugar que vamos visitar e faz parte da experiência de viagem. Provar algo diferente é praticamente uma regra da qual não abro mão durante as minhas viagens. E na Suíça tem muitas coisas gostosas de comer! Nesse sentido, fiz uma lista com 10 pratos para provar na Suíça!
10 pratos para provar na Suíça: queijos, carnes, massas e doces
A culinária suíça pode variar de região para região, e também de acordo com a época do ano que você visitar o país. Inverno pede pratos mais calóricos e quentinhos, enquanto o verão pede pratos mais suaves. Quase tudo funciona com esta lógica, com exceção do chocolate, que adoça os dias suíços em qualquer época do ano! 🙂 Para a nossa lista de 10 pratos para provar na Suíça, vamos começar pelo básico e fechamos com o mais fundamental de todos os pratos! En guete!
1. Queijos Suíços
Antes de mais nada, queijos suíços são praticamente o prato básico da dieta local. São tantos tipos de queijo que é bom ter uma lista só de queijos para provar durante a sua viagem pelo país. Comece pelo onipresente queijo Gruyères, que é fabricado na linda cidade de Gruyères, que funciona também como base para o fondue de queijo. Prove também o Emmentaler, Appenzeller, Berner Alpkäse, que são queijos duros / semi-duros. E não se importe em tentar outros queijos também, como o L’Etivaz, Scharfe Maxx ou o Vacherin. Acompanhe com uma taça de vinho, uvas verdes ou nozes e você se sentirá nas nuvens!

2. Fondue de Queijo
Falando em queijo, entre os melhores pratos para provar na Suíça, o fondue de queijo é imperdível. Há várias versões modernas do fondue de queijo na Suíça, mas a tradicional vem servida com pedaços de pão ou batatas cozidas e apresenta uma mistura de queijos (entre eles, o Gruyères), vinho branco, kirsch e algumas especiarias. Há quem prove com frutas como pêra ou maçã verde, e fica delicioso também. E para beber, vinho branco! É servido em todas as cidades.
Se você vai a Zurique no inverno, pode saborear o fondue de queijo no barco! Aqui tem o post sobre esta experiência.

3. Raclette
Já falei de queijo, né? Pois aguenta que tem mais queijo por aqui!! Raclette é um tipo de queijo suíço que se come derretido sobre carnes, picles, batatas ou o que mais você preferir. É portanto um dos mais simples e saborosos pratos para provar na Suíça. Há várias versões da Raclette em diferentes regiões da Suíça, mas a mais comum é servida em uma pequena chapa quente que vai esquentando e derretendo o queijo. Quando estiver bem molinho, você derruba o queijo sobre os seus acompanhamentos e voilá, hora de comer.

4. Rösti
Ok, chega de queijo… só que não! A batata Rösti é um acompanhamento que já virou prato principal em algumas regiões. Para quem não conhece, é um prato feito com batata ralada, queijo, ovos e temperos diversos. Algumas versões incluem bacon – ou seja, a melhor versão da rösti na Suíça! Em restaurantes típicos podem servir só a rösti ou a rösti com carnes ou salada também. Sem dúvida, é uma delícia!

5. Zopf
Há vários tipos de pãezinhos na Suíça, mas o Zopf é o mais delicioso de todos na minha opinião! Quando quentinho então, é perfeito! Ele tem um sabor de manteiga na massa e combina perfeitamente com os queijos, manteiga ou o que mais você quiser passar em cima! O pão lembra uma trança, afinal zopf é trança em alemão, ou seja, é bem fácil de reconhecer um zopf na padaria! Em alguns cafés você encontra a versão miniatura da zopf, e aqui neste link tem a lista de 5 cafés para conhecer em Zurique.

6. St. Galler Bratwurst
Tradicional de St. Gallen, esta é uma salsicha de carne de vitela, recheada com bacon, algumas especiarias e leite fresco. O sabor é inigualável. A salsicha é assada em brasa na maior parte das vezes, o que a deixa com uma casquinha crocante simplesmente perfeita. É servida como fast food em alguns lugares, mas também vende em restaurantes, acompanhada com a batata rösti ou batatas fritas /purê de batata. Durante o verão é comum ver a galera assando bratwurst nas churrasqueiras portáteis em parques e espaços reservados para churrascos. É portanto a grande rainha do churrasquinho de verão, e está entre os mais populares pratos para provar na Suíça! 😀 Aliás, o verão na Suíça é maravilhoso! Tanto que eu publiquei um livro sobre isso e aqui tem todas as minhas dicas de verão na Suíça.

7. Älplermagronen
Este é um prato combinado bem forte, que basicamente contém de tudo um pouco! Ele leva queijo, batatas, macarrão, cebola, leite e creme, maçãs e muitas vezes, bacon. Ou seja, é perfeito para noites frias de inverno. É um prato que se encontra mais na parte alemã da Suíça e sem dúvida, um dos mais diferentes pratos para provar na Suíça!

8. Zürcher Geschnetzelte
Trata-se de um prato típico de Zurique que é feito com carne de vitela e algumas vezes, fígado de vitela. A carne é cozida com champignon, cebola, vinho e creme de leite e servida com rösti ou arroz. É uma delícia! Se forçar a barra, lembra o estrogonofe de carne, mas o sabor é um pouco diferente. No restaurante Zeughauskeller, em Zurique, tem uma versão bem gostosa! Para dias de inverno em Zurique, são uma excelente pedida!

9. Birchermüesli
É provável que já conheça o muesli! É um prato típico suíço, feito com aveita, cereais, frutos secos, suco de limão e leite condensado. O café da manhã típico suíço vai necessariamente conter um potinho de muesli, que vem normalmente preparado com iogurte e na noite anterior. Dessa maneira, é um belo jeito de começar o dia pelos Alpes!

10. Chocolates Suíços
Por fim, os chocolates! Por certo são os mais tradicionais doces da Suíça e vendidos em cada esquina! Há diversas marcas, todas elas buscando ser a melhor chocolateria da Suíça. Lindt, Cailler, Sprüngli, Läderach, Teuscher, e tantas outras marcas locais só fazem jus à fama do chocolate perfeito.

Leia também:
Como planejar uma viagem para a Suíça?
Guia de Gruyeres
Guia de Berna | Dicas completas sobre o que fazer na cidade
Ah, que maravilha! Quem viaja, quem tem experiência em turismo, também, tem experiência nos pratos típicos regionais de cada país. O que faz o turismo ainda mais delicioso.